segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sete internos são mortos durante rebelião na Funase de Caruaru, PE

Seis deles foram queimados; um foi decapitado, segundo a Polícia Militar.
Desentendimento entre socioeducandos teria motivado o tumulto, diz PM.

Rebelião na Funase de Caruaru foi controlada por volta das 0h desta segunda-feira (31)  (Foto: Magno Wendel/TV Asa Branca)

Sete internos foram mortos durante uma rebelião na noite do domingo (30) na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, dos sete, seis morreram queimados e um foi decapitado. Três vítimas tinham 14 anos, duas tinham 15, uma 17 e outra 18.

Segundo a PM, os socioeducandos incendiaram uma das áreas do módulo dois da unidade após um desentendimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela polícia após o incêndio e - ao apagarem o fogo - encontraram sete corpos. Seis adolescentes foram carbonizados e um estava com um afundamento no rosto e as mãos decepadas, conforme informou a polícia.

um grupo de internos invadiu uma ala e matou três adolescentes no banheiro de uma cela. Depois eles mataram mais quatro internos de outra ala.

Eles quebraram paredes e atearam fogo em colchões, roupas e móveis. quando o reforço policial chegou foram recebidos por pedradas e pedaços de pau sobre o muro. bombas de efeito moral foram utilizadas pelos policiais para conter a rebelião.

VEJA O VIDEO:

Por telefone, o G1 solicitou um posicionamento da Funase, mas - até a publicação desta matéria - não recebemos resposta. A unidade tem capacidade para 90 internos, mas estava abrigando 205.

Os corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A rebelião foi controlada por volta das 0h desta segunda-feira (31). Até o momento, a PM não divulgou os nomes das vítimas.



Na terça-feira (25), uma rebelião na FUNASE de Timbauba, deixou 4 internos mortos

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2016/10/31/rebeliao-na-funase-de-caruaru-termina-com-sete-mortos-258800.php

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2016/10/sete-internos-sao-mortos-durante-rebeliao-na-funase-de-caruaru-pe.html

Agentes do Degase encontram estoques com menores infratores

Por volta das 18h deste sábado (29/10), após perceberem comportamento suspeito de um grupo de menores infratores que cumprem medida socioeducativa na Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, Agentes de Segurança da unidade decidiram realizar uma revista em alguns alojamentos dos jovens. 

Durante a inspeção, a suspeita se confirmou: Foram encontrados estoques (punhais artesanais) escondidos no forro do colchão e no interior de paredes do local. Os artefatos foram feitos utilizando eixos metálicos de ventiladores. 

img-20161029-wa0011

Segundo os próprios internos, que pertencem à facção criminosa Terceiro Comando, as armas foram fabricadas com o objetivo de se defenderem de eventuais investidas dos internos do Comando Vermelho, que são maior número no local. Nenhum dos internos assumiu a autoria das armas.

http://riocrime.com.br/agentes-do-degase-encontram-estoques-com-menores-infratores/

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Casal resgata 12 internos da Fundação Casa em atividade no Corinthians

20 menores infratores participavam de atividades esportivas no clube. 
Quatro dos internos da Fundação Casa foram recapturados, diz PM.

Um casal com uma pistola falsa  rendeu funcionários e resgatou 12 internos da Fundação Casa na manhã desta terça-feira (25) durante atividade esportiva no ginásio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, informaram as assessorias de imprensa da instituição e da Polícia Militar (PM).

Segundo a Fundação Casa, 20 menores infratores, que cumprem medidas restrititvas de liberdade nos centros da Vila Maria, participavam da atividade no Corinthians.

Até as 13h, o casal suspeito do resgate havia sido detido e quatro dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na entidade tinham sido recapturados pelas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da corporação, e pelo patrulhamento da PM da área.

A arma falsa que estava com o homem e a mulher foi apreendida. Os policiais continuam nas ruas em busca dos fugitivos.

De acordo com a Fundação Casa, a Corregedoria da entidade instaurou sindicância para apurar o resgate dos menores. A Polícia Civil também investiga o caso que deverá ser registrado no 81º Distrito Policial (DP), no Belém, ou no 52º DP, Parque São Jorge.

Os recapturados vão passar por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que vai definir as possíveis punições. O Poder Judiciário e os familiares dos jovens serão informados da ocorrência, segundo a Fundação Casa.
Corinthians

Procurado para comentar o assunto, o Corinthians informou por meio de sua assessoria de imprensa que soube da fuga e colabora com a investigação policial, inclusive fornecendo câmeras de segurança para saber se elas gravaram o resgate.
Apesar de o Corinthians ter informado que três pessoas armadas entraram no clube, a PM alega que quem entrou foi um casal que usava uma pistola falsa.
Leia a íntegra da nota:

"Desde 2010, o Corinthians tem um termo de acordo de cooperação técnica firmado com o Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Fundação Casa que visa cooperar com as atividades da fundação, cedendo um horário e uma quadra para essas atividades esportivas. Semanalmente, eles comparecem ao clube com os menores, trazendo segurança e estrutura próprias.

Através da nossa segurança, soubemos da informação de que três indivíduos armados entraram no clube e saíram acompanhados com 12 menores. Não houve nenhum tipo de dano ao patrimônio do clube, nem confronto ou abordagem a associados e/ou funcionários do Corinthians.
O Corinthians prestará apoio à Fundação Casa no que precisar sobre esse caso e com o que for necessário para fornecer às autoridades competentes."

Outras fugas
Neste ano, já ocorreram 13 fugas de internos da unidade do Bom Retiro, região central de São Paulo, e 12 da unidade Fazenda do Carmo, em Itaquera, Zona Leste. Parte dos menores foi recapturada, segundo informou a Fundação Casa à época.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/casal-resgata-12-internos-da-fundacao-casa-em-atividade-no-corinthians.html

Três jovens infratores morrem em rebelião na Funase de Timbaúba

Durante motim, na madrugada desta terça (25), oito jovens ficaram feridos.
Um deles, que teve o corpo queimado, foi levado para o HR, no Recife.

Três jovens infratores morreram, na madrugada desta terça-feira (25), durante uma rebelião no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 98 quilômetros do Recife. Dois deles tinham 17 anos e o outro estava com 18 anos. De acordo com informações do 2º Batalhão da Polícia Militar, o motim também deixou oito rapazes feridos.

Sete adolescentes infratores seguiram para a unidade hospitalar da cidade. Um dos jovens feridos, que teve parte do corpo queimado, foi levado para o Hospital da Restauração (HR), centro de saúde de referência nesse tipo de atendimento que fica no bairro do Derby, área central do Recife. De acordo com a assessoria do HR, o rapaz está respirando com a ajuda de aparelhos e seu estado é grave.

A confusão, que teve início à 0h15, só foi controlada por volta das 2h30. Atualmente, 57 internos estão recolhidos na Funase de Timbaúba, que tem capacidade para 60 pessoas. Os internos têm entre 14 e 21 anos e cumprem medida socioeducativa por condutas comparadas a crimes de homicídio e estupro.
Segundo o tenente-coronel Rômulo Lamenha, comandante do 2º BPM, o tumulto provocou muitos estragos na unidade, que ficou destruída. Os adolescentes queimaram colchões e móveis. "Os infratores saíram de suas casas e se dirigiram ao pátio, ao prédio principal, e depredaram o prédio. Usaram parte dos utensílios e dos móveis para fazer uma barricada na segunda porta que dá acesso ao interior da unidade e lá atearam fogo", relatou o policial militar.
Os motivos da confusão ainda estão sendo investigados pela polícia, que acredita se tratar de rixa entre grupos rivais. O comando do 2º BPM pediu reforço ao Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e ao Corpo de Bombeiros.
Seis integrantes do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, um organismo de estado ligado às Nações Unidas (ONU), esteve na unidade socioeducativa para analisar as condições em que a rebelião ocorreu.
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) informou que serão necessárias reformas na unidade de Timbaúba, mas ainda não divulgou o valor do prejuízo. A Funase diz ainda que vai abrir uma sindicância, que deve durar entre 20 e 40 dias, e que está dando toda a assistência às famílias dos jovens.
O delegado Rodolfo Cartaxo levou 17 jovens para a Delegacia de Timbaúba, sendo dois deles adolescentes. Os adolescentes são encaminhados para o Ministério Público. Os outros 15 vão para audiência de custódia e devem ser conduzidos para unidades prisionais.
Outras rebeliões
Esta é a quarta rebelião em 40 dias no Case de Timbaúba. Em setembro deste ano, a unidade da Funase em Timbaúba foi palco de duas confusões. Na noite de quarta-feira (7), os adolescentes queimaram colchões e quebraram celas. Não houve feridos.

Dois dias depois, um novo motim foi registrado na unidade. De acordo com o batalhão de Polícia Militar responsável pela área, ao menos 12 jovens infratores conseguiram fugir.
Os jovens atearam fogo em colchões e lençóis e quebraram as grades de algumas celas, segundo a PM. O fogo foi controlado ainda durante a madrugada e os adolescentes foram colocados nas celas.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/10/tres-jovens-infratores-morrem-em-rebeliao-na-funase-de-timbauba.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Agente socioeducativo é assassinado em zona rural no interior do Acre

noticia do G1
Medeiros foi morto com um tiro, segundo informações da Polícia Civil.
Crime ocorreu na tarde de domingo (23), no Seringal Paraíso.

O agente socioeducativo Vando Medeiros foi morto com um tiro, na tarde deste domingo (23), na zona rural do município de Tarauacá, distante 400 quilômetros de Rio Branco. Segundo informações da Polícia Civil, equipes estão no local nesta segunda-feira (24) fazendo buscas pelo suspeito do crime que ainda não foi identificado. 


Agente socioeducador foi assassinado na zona rural de Tarauacá (Foto: Arquivo pessoal)
Agente socioeducador foi assassinado na zona rural de Tarauacá (Foto: Arquivo pessoal)

Mesmo sendo agente socioeducativo, Medeiros estava trabalhando como agente penitenciário no presídio da cidade do interior do Acre, segundo informou a polícia, por meio da assessoria de imprensa.

O Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas do Acre (Sintase) divulgou uma nota de pesar após a morte de Medeiros. Segundo o sindicato, o socioeducador foi morto no Seringal Paraíso, onde estava com a mulher em uma atividade política, já que ela foi eleita vereadora nas últimas eleições, em outubro deste ano.

O casal estaria em uma atividade para agradecer os votos, quando um homem teria reconhecido o agente e disparado com uma espingarda contra ele. O sindicato afirma que vai acompanhar o inquérito policial que deve ser instaurado para investigar a morte do colega de profissão e pede por justiça.

"Essa entidade defenderá veementemente a fiel e rigorosa apuração dos fatos, acompanhando o inquérito policial respectivo e a ação penal futura, buscando sempre a mais estrita e cristalina justiça. Queremos a punição imediata do delinquente e com o máximo de rigor da lei", disse em nota o presidente do sindicato, Betho Calixto.


noticia do oriobranco.net

Na tarde deste domingo (23) um agente socio educador que havia sido cedido e execia a função de agente penitenciário em uma unidade penitenciária, foi assassinado a na comunidade Estirão da Hora localizado nas proximidades do Rio Muru, região do município de Tarauacá/AC. Vando Medeiros, de 33 anos, foi morto a golpes de terçado.


Segundo relatos coletados por policiais, Vando e a esposa recém eleita no município, teriam ido até a comunidade para agradecer pelos votos cedidos. O crime aconteceu por volta das 4h quando um homem foi até a casa onde ele estava hospedado e pediu a ele umlitro de gasolina. Quando ele desceu até o barco, foi atingido com dois golpes de terçado, sendo um no pescoço e outro nas costas. O suspeito em seguida se evadiu, tomando rumo ignorado

A polícia após a coleta de informaçõe saiu em busca do suspeito, que seria um expresidiário, mas até a manhã desta segunda-feira (24), ainda não havia sido preso.  

. O corpo de Vando está sendo velado na Associação da Policia Militar, na rua Nilo Freire, Bairro Avelino leal e o sepultamento está previso para acontecer as 5 horas desta segunda, 24 de outubro , no Cemitério São João Batista.

O presidennte do sindicato dos agentes socioeducadores, Betho Calixto, emitiu uma nota, lamentando o ocorrido.

O Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas do Acre - SINTASE, por meio de sua Diretoria, em nome de toda a categoria, vem de público manifestar o mais profundo pesar, pelo falecimento trágico e violento, ocorrido no final da tarde deste Domingo (23), no Seringal Paraíso, na Zona Rural do Município de Tarauacá, onde o Agente Socioeducativo Vando Medeiros, profissional de grande reputação e conduta ilibada, foi covardemente assassinado por um ex-presidiario.

Todos nós, Servidores, estamos nesse momento com um “nó” na garganta, em estado de choque, pelo que aconteceu, afinal, é a primeira morte de servidor do quadro efetivo da Instituição registrada no momento. Esperamos que as Polícias Militar e Civil tenham o êxito na captura do meliante e adequem as suas características o peso da lei, majorado ainda por se tratar de Agente Público. ovardemente assassinado por um ex-presidiario.

Este fatídico dia, infelizmente, ficará marcado em nossa memória, gravado no livro negro das tragédias ocorridas no âmbito da Segurança Pública do Estado do Acre, e com certeza será lembrado com todo pesar pela nossa entidade sindical que no início desta gestão ocupou as fileiras de Delegado Sindical do Sindicato em Feijó.

Neste ato, informamos a todos os filiados do SINTASE que o Curso de Tiro, as construções dos projetos de ascenção de classe, a formalização de requerimentos e a reunião Sindical que haveríamos de realizar nesta Terça-feira com a categoria está suspensa, pois todos os nossos esforços e atenções estarão voltados a prestar todo o suporte à família do colega Vando Medeiros e averiguar o acompanhamento da investigação respectiva.

Betho Calixto


sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Encontrado carta em centro socioeducativo onde os internos planejavam matar um dos agentes Socioeducativo

AGENTES SOCIOEDUCATIVOS DA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DE SANTA MARIA FRUSTAM FUGA DE INTERNOS

Foi encontrada uma carta com um plano de fuga onde os internos planejavam matar um dos agentes da unidade. Em revista nos alojamentos foram encontrados os estoques (facas artesanais) que foram retirados da frágil estrutura da unidade e que, segundo a carta, seriam usados para tirar a vida do Agente Socioeducativo, cujo o nome estava descrito no pedaço de papel.

img-20161019-wa0036

Os Agentes Socioeducativos da Unidade de Internação de Santa Maria frustaram, na tarde de hoje (19) a fuga de internos da unidade.

Esse tipo de ação dos internos demonstram o quão difícil e perigoso é trabalhar com esse público, parabéns aos Agentes da Unidade de Internação de Santa Maria que, com quase nada, conseguem manter a segurança da unidade!

img-20161019-wa0034   img-20161019-wa0035  img-20161019-wa0037

http://www.sindssedf.org.br/noticias/agentes-socioeducativos-da-unidade-de-internacao-de-santa-maria-frustam-fuga-de-internos

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Resultado da Frente Parlamentar Mista em defesa dos profissionais do sistema sócio-educativo


Frente em defesa dos socioeducadores foi lançado na Câmara Federal

Na ocasião, representantes de sindicatos de todos os estados da Federação – entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Amapá e Distrito Federal – discutiram com parlamentares a melhoria das condições de trabalho da categoria e a segurança dos agentes socioeducativos no interior e fora das unidades de internação.


“A Frente Parlamentar é importante porque nós teremos esta ferramenta no Congresso Nacional para poder discutir as demandas e os projetos de lei relativos aos trabalhadores do sistema socioeducativo de uma maneira mais sucinta, de maneira que não envolva outros interesses, apenas os dos servidores que atuam nas medidas socioeducativas”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (SINDSSE-DF), Cristiano Torres.
http://www.sindssedf.org.br/noticias/frente-parlamentar-mista-em-defesa-do-sistema-socioeducativo-e-lancada-no-congresso-nacional

Durante a solenidade, diversos temas de interesse dos servidores foram debatidos, entre eles o porte de armas para os Agentes de Segurança Socioeducativos, a aposentadoria especial para todos os servidores do sistema socioeducativo, a regulamentação da profissão, o uso de equipamentos de proteção individual, a transformação de crimes cometidos contra esses profissionais em crimes hediondos, o dia nacional do Agente Socioeducativo, entre outros assuntos. Diversos representantes sindicais e parlamentares fizeram pronunciamentos sobre as dificuldades vividas pelos profissionais no exercício de suas funções e fora deles.
Além do presidente da Frente Parlamentar, deputado Rôney Nemer (PP-DF), e do vice-presidente, senador Hélio José (PMDB-DF), estiveram presentes os deputados federais Alberto Fraga (DEM-DF), Valtenir Pereira (PMDB-MT), Chico Lopes (PCdoB-CE), Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS), Laudivio Carvalho (SD-MG) e o deputado distrital Wellington Luiz (PMDB-DF).
Nos dias 19/10 e 20/10, os representantes sindicais permaneceram em Brasília, onde se reuniram enquanto membros do CONASSE, a fim de debaterem sobre os temas principais a serem perseguidos através da Frente Parlamentar Mista.
São eles:
- PLS 256/2016: Altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para conceder o porte de arma aos agentes de segurança socioeducativos, e dá outras providências (Iniciativa do Senado Federal).
- PLS 278/2014: Regula o exercício da profissão de Agente de Segurança Socioeducativa - ASSE (Iniciativa do Senado Federal).
- PL 3722/2012: Disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas (Iniciativa da Câmara dos Deputados).
- PL 6068/2016: Regula o exercício da profissão de Agente de Segurança Socioeducativa - ASSE (Iniciativa da Câmara dos Deputados).
- PL 6274/2016: Institui o dia 4 de outubro como o Dia Nacional do Agente de Segurança Socioeducativo.
- PLS 713/2015: Dispõe sobre a aposentadoria do servidor público responsável pela aplicação das medidas socioeducativas no âmbito do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE que exerce atividade de risco, nos termos do § 4º do art. 40 da Constituição Federal.
- Apresentação de emendas aos Projetos de Emenda à Constituição (PEC) números 14 e 308, que versam sobre a criação da Polícia Penal, para a criação da Polícia Socioeducativa.

- Inclusão dos Agentes de Segurança Socioeducativos entre as categorias elencadas no rol do Art.144 da Constituição Federal, que versa sobre as profissões integrantes da segurança pública.

Senador Hélio José (PMDB/DF) participou e discursou na manhã da terça-feira (18) no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal do lançamento da Frente Parlamentar Mista em favor dos profissionais do Sistema Socioeducativo.


Foto: Geolando Gomes
A frente parlamentar tem por finalidade, fortalecer, difundir e potencializar as ações dos socioeducadores, além de viabilizar o desenvolvimento da profissão, priorizando a atenção a jovens infratores, além de fomentar melhorias na qualidade de trabalho e nos serviços.

Para o peemedebista, Hélio José, os socioeducadores são profissionais que merecem toda atenção e respeito por parte do Congresso Nacional e da sociedade brasileira. “São eles que desempenham um importante e perigoso trabalho junto aos menores infratores. As tensões são constantes, porque os socioeducadores correm o risco permanente de enfrentar uma rebelião e de serem feitos reféns. Como se isso não bastasse, eles deparam com diversas dificuldades que exigem uma atenção maior do Estado brasileiro: dificuldades como a deficiência na estrutura física das unidades de detenção de menores; a falta de veículos apropriados para escolta e a carência de pessoal para a segurança externa. Além disso, os profissionais enfrentam restrições para seu próprio treinamento e capacitação”, declara parlamentar.

O senador conta que a Frente Parlamentar Mista lançada hoje, significa o reconhecimento do Congresso Nacional, de que os socioeducadores desempenham um trabalho fundamental para a sociedade brasileira.

Hélio José manifestou  irrestrito apoio a categoria e disse que as demandas apresentadas por eles, tais como a concessão de aposentadoria especial; a regulamentação do cargo de agente de segurança socioeducativo; a criação de uma Lei Orgânica para o Sistema; e a transformação dos crimes praticados contra esses profissionais em crimes hediondos devem ter uma atenção especial.
ASCOM
 http://senadorheliojose.com.br/aconteceu/frente-em-defesa-dos-socioeducadores-foi-lancado-na-camara-federal/

DIA NACIONAL DO AGENTE DE SEGURANÇA SÓCIOEDUCATIVO


O deputado federal- MG Laudivio carvalho falou da  PL 6274/16 de sua autoria, que institui o dia 4 de outubro como o DIA NACIONAL DO AGENTE DE SEGURANÇA SÓCIOEDUCATIVO em reconhecimento a esta categoria tão desprestigiada e desvalorizada pelo poder público. A data foi escolhida como homenagem ao Agente de Segurança Sócio Educativo, Francisco Calixto, rendido, agredido e executado no último dia 4 de outubro deste ano, na unidade da Fundação Casa, em Marília, São Paulo.




193 deputados

17 senadores

veja a lista no link abaixo:
Relação dos Deputados e Senadores participantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Servidores do Sistema Socioeducativo, lançada hoje, durante a Mobilização Nacional:

FOTOS




SINDSSE-DF participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Sistema Socioeducativo

VEJA O VIDEO:



Fala do vice presidente da frente parlamentar 
Senador Helio José


VEJA O VIDEO:



Fala do Presidente do SIND DEGASE João Luiz

VEJA O VIDEO

domingo, 16 de outubro de 2016

Desabafo de um agente socioeducador - 2° encontro CONASE

Agente socioeducativo do DF  walter Marques em seu discurso no  lançamento da frente parlamentar em prol do profissional do sistema socioeducativo em Brasilia.  

VEJA O VIDEO:




 "TACHAM A GENTE DE TORTURADOR... MENTIRA ! ... NOS SOMOS HERÓIS ! NINGUÉM PASSOU NUM CONCURSO PARA SER UMA PESSOA MÁ, SE ELES TIVEREM AS CONDIÇÕES DE MUDAREM AS CABEÇAS DOS JOVENS ELES FARÃO, MAS DEEM A ELES CONDIÇÕES DE FAZER ISSO...NÓS ESTAMOS AQUI PARA PEDIR UMA COISA: DEEM A NOS CONDIÇÕES DE TRABALHAR ...SABE O QUE TEMOS PARA CONTER UMA REBELIÃO ..NÃO TEMOS NADA...VOCÊ PEDE A UMA PESSOA PARA CAPINAR UMA ROÇA VOCÊ DA A ELE UMA INCHADA...MAS O AGENTE SOCIOEDUCATIVO TEM QUE CONTER REBELIÃO NA MÃO...ISSO É UMA VERGONHA..." 
(agente Walter Marques)

NOTICIAS SOBRE SISTEMA SOCIOEDUCATIVO NO BRASIL - Funça News

14/10/2016 - FUNASE -  Pernambuco
Case de Garanhuns registra fuga de treze internos
Jovens usaram corda de lençóis para pular muro da Funase (Foto: André Vinícius Ferreira/TV Asa Branca)
 (Foto: André Vinícius Ferreira/TV Asa Branca)

Eles utilizaram um lençóis amarrados para fazer uma especie de corda ( conhecida como Tereza) e conseguiram pular o muro









FUNDAC - Paraiba
Sindicato denuncia Precariedade e Risco de morte em centros da FUNDAC
Servidores dizem que sistema de socioeducaçãopassa por uma crise. condições precarias e falta de segurança. ...VEJA MAIS


Minas Gerais - SEAP
Agentes socioeducativos e penitenciários passam a preencher ocorrências



CASE - SANTA CATARINA
Justiça autoriza Estado a contratar servidor temporário para o Centro de Atendimento Socioeducativo 
Por outro lado, já está em andamento um concurso público, com previsão de conclusão em 2017, para a contratação de 125 agentes socioeducativos. ...VEJA MAIS

Funcionários denunciam atraso de pagamento e efetivo insuficiente no Casep 
Além dos atrasos ditos recorrentes, os servidores, que são terceirizados, alegam outros problemas, como a falta de efetivo. Por turno, de 12 horas, três educadores "cuidam" atualmente de 16 adolescentes infratores. VEJA MAIS



Agentes socioeducativos poderão ser autorizados a portar arma de fogo

O Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) pode ser modificado para permitir o porte de arma de fogo fora do local de trabalho pelos agentes de segurança socioeducativos, aqueles profissionais que trabalham em unidades de ressocialização de adolescentes infratores. A proposta (PLS 256/2016) foi apresentada pelo senador Hélio José (PMDB-DF) e terá votação final na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). VEJA MAIS




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Frente Parlamentar em defesa do profissional do sistema socioeducativo

Acontecerá no dia 18 de outubro no congresso nacional, Brasilia DF, auditório Nereu Ramos, congresso Nacional às 10:30, o lançamento da frente parlamentar em prol do profissional do sistema socioeducativo


Deputado Federal -DF  RONEY NEMER
presidente da frente parlamentar e autor da proposição




Deputado Federal - MG  LAUDIVIO CARVALHO
"Conto com vocês para o lançamento dessa importante Frente Parlamentar! Estou com vocês agentes socioeducativos!"




Deputado - SP  Eduardo Bolsonaro 
Em reunião com membros do Sindicato da Carreira Socioeducativa, o ouve relatos sobre a recente morte de um agente socioeducativo por menores infratores em Marília-SP.






Agente socioeducativo é socorrido em estado grave após ser atacado por internos

O agenter Daniel Q, foi atacado a golpes de chuncho no final da tarde de terça-feira (11), por dois adolescentes ambos de 17 anos, que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Masculina Sentenciada I, localizada na avenida Rio de Janeiro, Bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho. 

Informações registradas na Central de Flagrantes afirmam, que dois servidores estavam levando os menores para alojamento, quando Daniel ao abrir uma porta para os menores entrarem foi atacado.

Ferido, Daniel caiu ao solo e ainda foi atingido em outras partes do corpo. Outros dois servidores socorreram o colega que estava agonizando.

Uma equipe da unidade conseguiu imobilizar os internos, que foram levados para a Central de Polícia e autuados no crime de tentativa de homicídio.

Bastante ferido e perdendo muito sangue, Daniel foi levado para a UPA da zona Leste, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferido em estado grave para Hospital João Paulo II.

http://www.rondoniaovivo.com/noticia/socieducador-e-socorrido-em-estado-grave-apos-ser-atacado-por-internos/165174

Estudante está internado no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II (Foto: Matheus Henrique/ G1)


Um agente socioeducador foi internado no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II após ficar ferido em um ataque de três menores infratores dentro da Unidade de Internação Masculina I, no Bairro Agenor de Carvalho em Porto Velho. Segundo os servidores que estavam de plantão, por volta das 17h, a vítima realizava a condução de alguns menores para seus alojamentos quando sofreu o ataque na terça-feira (11).

De acordo com registro de ocorrência, um menor teria passado um objeto metálico pontiagudo para outro menor que iniciou o ataque, o servidor caiu no chão após o primeiro golpe e foi atingido várias vezes.

Os colegas tentaram ajuda e foi preciso pedir ajuda de outros servidores para conter as agressões e imobilizar os envolvidos. Outro agente ainda se feriu no pescoço quando tentava salvar o colega.
Devido aos ferimentos, com suspeita de ter fraturado a costelas, o socioeducador foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e depois levado para o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e permanece internado.

Dois menores foram conduzidos até a Central de Flagrantes suspeitos de tentativa de homicídio.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2016/10/socioeducador-fica-ferido-apos-ser-atacado-por-menores-em-porto-velho.html

Em São Paulo, jovem se enforca dentro da Fundação Casa

Aos 19 anos, o jovem foi encontrado no banheiro, enforcado com um lençol. Segundo funcionários, ele tinha problemas psiquiátricos e passava por um tratamento.





http://www.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/81691/Em-Sao-Paulo-jovem-se-enforca-dentro-da-Fundacao-Casa.html

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Agente é morto em rebelião na Fundação Casa de Marília (SP




Agente foi morto com cabo de vassoura enfiado na garganta, diz polícia.18 menores fugiram durante rebelião em Marília; três foram recapturados.

 Francisco Calixto morreu durante rebelião na Fundação Casa de Marília (Foto: Reprodução/TV TEM)

A rebelião que matou um agente socioeducativo na Fundação Casa de Marília (SP) começou durante um culto religioso que era realizado na unidade. Segundo a polícia, na noite de terça-feira (4) voluntários de uma igreja estavam no prédio da instituição quando os menores se rebelaram e fizeram três deles reféns.

 Também foram reféns outros cinco funcionários do local - um deles foi morto após ser violentamente agredido com um cabo de vassoura.


Durante a rebelião, 18 internos conseguiram fugir e três deles foram recapturados na manhã desta quarta-feira (5).
Dois dos quatro adolescentes que teriam participado da morte do agente Francisco Calixto, de 51 anos, foram identificados e detidos. Eles foram levados à Central de Polícia Judiciária e aguardam a decisão de transferência de unidade.

“Infelizmente um funcionário foi morto com uma brutalidade terrível. As informações iniciais constam que, três menores o seguravam, um teria introduzido um cabo de vassoura em sua garganta, provocando a sua morte”, explica o delegado Valdir Tramontini. O velório do agente está marcado para às 12 horas no Velório Municipal. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para a Santa Casa do município.

A polícia deixou a sede da Fundação Casa durante a madrugada desta quarta-feira e a segurança do local foi retomada por agentes socioeducativos. Na manhã de quarta-feira, Jadir de Borba, corregedor-geral da Fundação Casa de São Paulo esteve na instituição para apurar a rebelião.

Em nota, a Fundação Casa informou que "os jovens envolvidos na fuga que permaneceram no centro e os que forem recapturados passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que vai determinar as possíveis sanções. O Judiciário e familiares dos jovens serão informados da ocorrência."


“A fuga foi justamente no momento em que eles dominaram os funcionários e também um grupo religioso que fazia um trabalho dentro do estabelecimento. Neste momento eles acabaram pulando os muros e não havia a presença da polícia aqui”, diz o policial militar Marcelo Martins.

 Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência (Foto: Reprodução/TV TEM)

"A Fundação CASA lamenta profundamente a morte de um agente socioeducativo na noite desta terça-feira (4 de outubro) no CASA Marília. A instituição irá prestar total apoio e solidariedade à família do servidor.

A Corregedoria Geral da Fundação CASA vai instaurar sindicância para apurar as circunstâncias em que ocorreram a morte do agente socioeducativo e a fuga de 18 adolescentes do local.

A Polícia Civil também vai investigar a morte do servidor. A Polícia Militar foi acionada e faz buscas na região. Até o momento, nenhum dos jovens foi recapturado.

Durante a fuga, cinco funcionários e outras três pessoas, membros de uma igreja parceira da instituição, foram feitos reféns. Desses, dois servidores sofreram ferimentos leves.

Os jovens envolvidos na fuga que permaneceram no centro e os que forem recapturados passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD), que vai determinar as
possíveis sanções. O Judiciário e os familiares dos jovens serão informados da ocorrência
"




 http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/10/rebeliao-que-matou-agente-na-fundacao-casa-comecou-em-culto.html


Outro funcionário é morto dentro da Fundação CASA e Governo novamente se esquiva de suas obrigações 

 

Na noite desta terça-feira 04/10, o que se pensava ser um plantão igual a outro qualquer, com quadro reduzido de funcionário, falta de segurança e politicas publicas, entre tantos outros descalabros que existem dentro da Fundação CASA, desta vez em Marília, os adolescentes iniciaram uma rebelião que culminou na morte de um funcionário, que foi dominado por quatro internos e teve o pescoço transfixado por um cabo de vassoura por quatro adolescentes, de 17 anos.

Os quatro responsáveis pelo crime já foram identificados!!! Agora me responde senhor Governador de um dos maiores estados do Mundo, como uma ação dessas ocorreu?
A culpa é do funcionário que para receber seu suado salário precisa diariamente passar por risco de vida? Ou é do Governo que não tem uma política pública adequada para atender esses adolescentes?
Ou pior ainda como atender a socioeducação se não há funcionários suficientes? Cadê os concursos públicos? Até quando os trabalhadores terão que trabalhar com risco iminente de morte? Até quando esses funcionários estarão com a faca no pescoço?

Até quando senhor Governador de São Paulo essas famílias terão que enterrar os corpos de seus entes mais queridos. Sim, para o Senhor eles são números, mas para nós que temos sangue no corpo e alguém que nos espera diariamente, eles são vítimas desse governo inescrupuloso e que não tem o olhar para o trabalhador.
Hoje, vemos a morte de mais um colega de trabalho e quantos mais teremos que ver senhor governador?
O SITSESP/SITRAEMFA lamenta a morte deste companheiro de trabalho e de mais tantos outros que se feriram nesta e em tantas outras rebeliões, mas não nos esquivaremos à luta. E já estamos nos  mobilizando para fazermos grande ato público contra a falta de segurança e pelo descaso do governo do Estado.

 http://sitsesp.org.br/index.php/en/justica-e-cidadania/137-outro-funcionario-e-morto-dentro-da-fundacao-casa-e-governo-novamente-se-esquiva-de-suas-obrigacoes