Adolescente é morto no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora
Rapaz foi estrangulado dentro da cela por internos e não resistiu, diz PM.
Seds informou que os envolvidos serão ouvidos pela Justiça.
|
Jovem foi morto em uma das celas do centro socioeducativo(foto:reprodução/TV integração) |
|
|
|
|
O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de Juiz de Fora foi acionado no início da madrugada deste domingo (17) por um agente penitenciário do Centro Socioeducativo para atender uma ocorrência em que um adolescente de 14 anos foi morto dentro da cela por outros três internos.
De acordo com as informações do Boletim de Ocorrência (BO), a direção informou que após ouvir barulho de chutes contra portões de uma cela provisória, um agente foi verificar o que houve. No local, conversou com os três adolescentes, sendo dois de 16 anos e um de 17, que disseram ao agente que não dormiriam com um "defunto" na cela.
Neste momento, o agente percebeu o adolescente caído ao chão e com pulso muito fraco. Segundo as informações do Copom, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi chamado, mas como houve demora no atendimento, o agente levou a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte. O adolescente foi atendido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e uma equipe do Copom foi encaminhada à casa dos pais para comunicar a morte do filho.
Ainda segundo BO, os outros três adolescentes que estavam na cela confessaram o crime, sendo que um de 16 anos disse que aplicou um "mata-leão", o de 17 ajudou a estrangular e o outro de 16 anos torceu o pescoço da vítima. Eles não informaram a motivação do crime.
Os três tiveram o flagrante de ato infracional análogo ao crime de homicídio confirmado. Segundo a ocorrência, o caso foi encaminhado para a Polícia Civil e a Vara de Infância e Juventude foi comunicada do crime.
O G1 solicitou informações à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) , que informou que o crime ocorreu por volta das 20h30 deste sábado (16) que às 23h30 foi confirmado o óbito. Ainda conforme a Seds, os outros três acautelados que estavam no mesmo alojamento serão ouvidos pela Justiça. Além disso, a direção do Centro Socioeducativo instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e a investigação ficará a cargo da Polícia Civil.
http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/04/adolescente-e-morto-no-centro-socioeducativo-de-juiz-de-fora.html
Jovem morre após ser espancado em Centro Socioeducativo no AC
Rapaz de 17 anos dividia a cela com outros três menores.
Inquérito policial foi instaurado para apurar morte de adolescente.
|
secretario de direitos humanos, secretario da Policia civil
e diretor Presidente do ISE falaram em cotetiva
(foto divulgação policia civil ) |
|
|
|
Um adolescente de 17 anos morreu após após ser agredido por colegas de alojamento no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco. Daniel Barbosa Matos dividia o local com outros três menores. Na manhã deste sábado (16) representantes do Instituto Socioeducativo (ISE), da Polícia Civil e da secretaria de Direitos Humanos deram uma coletiva sobre o caso.
"Hoje nossa Corregedoria, juntamente com a equipe técnica, permanece na instituição dialogando com os adolescentes, com a equipe de segurança, verificando todo o material de vídeo para poder apurar com precisão o que de fato aconteceu", diz o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.
O fato teria ocorrido por volta das 18h50 desta sexta-feira (15). Agentes informaram que escutarem os gritos que vinham da cela e correram para socorrer o adolescente. Ele chegou a ser socorrido pelo Samu, mas não resistiu à gravidade das agressões.
"Os agentes ouviram os gritos, ouviram os garotos chamando, foi o momento em que eles interviram. Apesar da fatalidade, a equipe foi ágil e evitou que algo ainda pior acontecesse", acrescenta Almeida.
O menor cumpria medida socioeducativa pelo crime de tentativa de homicídio. Os outros companheiros de alojamento, segundo o ISE, tinham o mesmo perfil que ele e respondem por homicídio, tentativa de homicídio e assalto.
O secretário de DireitosHumanos, Nilson Mourão, declarou que lamenta o ocorrido e que o governo é solidário à família da vítima. "Nós esperamos e temos a segurança que o procedimento administrativo e criminal estão sendo conduzidos. A secretaria de Direitos Humanos vai se responsabilizar e dar o acompanhamento social e psicológico à família", afirmou.
Em nota, o governo do Estado informou que “ao tomar conhecimento do fato, a pedido do ISE, a Polícia Civil enviou uma equipe de peritos para os procedimentos legais. Imediatamente, foi instaurado inquérito policial para apurar responsabilidades e punir aqueles que cometeram o crime”.
Ainda segundo a nota, “um procedimento interno foi instaurado, com o acompanhamento da Corregedoria do ISE, a fim de averiguar todas as circunstâncias e dar os encaminhamentos jurídicos contra possíveis omissões.”
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/04/adolescente-morre-durante-briga-em-cela-de-centro-socioeducativo-no-ac.html