segunda-feira, 25 de setembro de 2017

SP: dois jovens fogem da Fundação Casa

Instituição disse que vai apurar ocorrência e informar o Judiciário

Resultado de imagem para fundação casa vila maria

Funcionários da Fundação Casa confirmaram à Rádio BandNews FM que dois adolescentes conseguiram fugir do Complexo da Vila Maria,  na Zona Norte de São Paulo, nesta segunda-feira (25).

Nesse momento, estão sendo feitas buscas para localizar os internos que pularam da Casa Belém para a Casa Governador Mario Covas e depois para a Marginal do Tietê por volta das 13 horas.

A assessoria da Fundação Casa disse em nota que apura a ocorrência e que os familiares dos jovens serão informados da ocorrência.  Apenas um deles foi localizado.

 Os jovens estavam na área perimetral do centro socioeducativo, quando conseguiram se evadir. A Polícia Militar realiza buscas na região.

O Judiciário e os familiares serão informados da ocorrência.

Se encontrados, os jovens poderão retornar ao centro socioeducativo e passar pela Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) do CASA Belém, podendo sofrer sanções administrativas.

O centro socioeducativo tem capacidade para atender 64 jovens e estava com 63 internos.

http://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000877903/sp-dois-jovens-fogem-da-fundacao-casa.html

Presos com passagem pela Fundação Casa lotariam CDP

Se contabilizados em separado do restante da população carcerária, os presos detidos em CDPs (Centros de Dentenção Provisória) em caráter provisórios espalhados pela Grande São Paulo, e que tiveram passagem pela Fundação Casa quando menores de idade, lotariam uma penitenciária.

No total, no final do mês de julho, 799 presos provisórios que cumpriam pena em 17 unidades haviam cometido algum ato infracional. Em média, cada cadeia da região possui 800 vagas.

Resultado de imagem para penitenciaria fundação casa

O dado foi pedido pelo Destak à SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) via Lei de Acesso à Informação. Atualmente, há cerca de 23 mil presos provisórios na região metropolitana.
No entanto, o número de presos que já cumpriram medidas socioeducativas na Fundação Casa pode ser maior, já que a passagem pela instituição é excluída do prontuário assim que o detido completa 21 anos de idade.

"Esses números simbolizam a precariedade do sistema socioeducativo. A medida socioeducativa que deveria ser para reeducar e incluir esses jovens socialmente, acaba sendo um passaporte para o sistema penitenciário", afirmou o advogado Ariel de Castro Alves, coordenador da Comissão da Infância e Juventude do Condepe (conselho de direitos humanos).
Para Alves, é necessário mais apoio do poder público, com matrículas em escolas, cursos profissionalizantes e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

A Fundação Casa informou que
"ao retornar ao convívio em comunidade, o adolescente precisa do apoio da família, da sociedade e do Estado, com políticas públicas preventivas e de inserção". A SAP não se pronunciou.

http://www.destakjornal.com.br/noticias/sao-paulo/presos-com-passagem-pela-fundacao-casa-lotariam-cdp-348125/

domingo, 24 de setembro de 2017

Major olimpio cita agentes socioeducativos em seu protesto

Major Olímpio faz novo protesto e bloqueia passagem de carro de Alckmin

O deputado Major Olímpio (SD-SP) voltou a protestar contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na manhã de sexta-feira, 22, na capital paulista. 




Em entrevista ele disse que ira insistir até que o governo revise os salários dos policiais, agentes penitenciários e agentes socioeducativos.






Onze internos fogem do Centro Socioeducativo em Governador Valadares

De acordo com a Polícia Militar, eles renderam um agente de segurança com um pedaço de ferro.

Onze internos fugiram do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, na tarde deste sábado (23). 

Internos fugiram do Centro Socioeducativo (Foto: Tiago Carvalho/ Inter TV)

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, eles renderam um agente de  segurança utilizando um pedaço de ferro ponte agudo.

A fuga foi por volta das 13h e os internos ainda não foram capturados.

O G1 procurou a Secretaria de Segurança Pública, mas o órgão ainda não se posicionou.


https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/onze-internos-fogem-do-centro-socioeducativo-em-governador-valadares.ghtml

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Dep. Wagner Montes fala da importância dos funcionários do DEGASE


Wagner Montes votou SIM na Alerj pela derrubada do veto total ao Projeto de Lei nº 2097/16 que muda o nome do cargo dos agentes do Departamento Geral de Medida Sócio Educativas de "agente socioeducativo" para "agente de segurança socioeducativa" .




CARGO DE AGENTE SOCIOEDUCATIVO DO DEGASE PODE MUDAR DE NOME



Os atuais agentes socioeducativos do Departamento Geral de Medidas Socioeducativas (Degase) podem ter seu cargo renomeado para “agente de segurança socioeducativa”.

É o que propõe o projeto de lei 2.097/16, do deputado Bruno Dauaire (PR), que foi aprovado nesta quarta-feira (14/06) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em primeira discussão. A Casa ainda votará a proposta em segunda discussão.

Segundo o texto, a mudança não representa nenhuma descontinuidade em relação à carreira, ao cargo ou às atribuições atuais. O deputado explica que o objetivo é fortalecer o eixo da segurança no sistema socioeducativo. “A proposta formaliza o que já acontece na prática, porque esses agentes já atuam na área social e na área da segurança, pois eles garantem a integridade física e trabalham para a ressocialização dos jovens.”Os agentes acompanharam a votação na galeria dos plenários. O presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do Estado do Rio (Sind-Degase), João Luiz Pereira Rodrigues comentou que o projeto traz identidade para o agente. “A nossa função merece um nome mais específico porque nosso trabalho é o que evita as agressões, rebeliões, brigas entre facções, entre outros conflitos. Atuamos na segurança preventiva e protetiva.”

http://www.alerj.rj.gov.br/Visualizar/Noticia/40716?AspxAutoDetectCookieSupport=1

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Rebelião deixa funcionários feridos na Fundação Casa do Belém

Adolescentes queimaram colchões e fizeram trabalhadores reféns; motim foi controlado com apoio da Polícia Militar

Rebelião deixa funcionários feridos na Fundação Casa do Belém

Um grupo de adolescentes tentou fugir da Fundação Casa do Belém, na zona leste de São Paulo, provocando um princípio de incêndio na noite desta terça-feira, 19. Dois funcionários foram feitos reféns e sofreram ferimentos , segundo a Polícia Militar (PM), que deu apoio à equipe da instituição no controle da rebelião.

Os jovens cumprem pena de reclusão por infrações na unidade de medidas sócio-educativas do Estado. Alguns colchões foram queimados, por volta das 21 horas, mas o tumulto foi controlado pouco depois, informou a PM. O motim teria começado quando os internos eram levados para os quartos.

Homens armados rendem agente da Fasepa e levam jovem que estava em consulta no CAPS AD

De acordo com informações de testemunhas, apenas um agente acompanhava o adolescente quando a ação criminosa aconteceu na tarde desta terça-feira 19 .

O fato aconteceu na tarde desta terça-feira (19), durante o atendimento de um jovem de 18 anos, no Centro de Atendimento Pisocossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) localizado na Avenida Presidente Vargas, bairro Aparecida, em Santarém, oeste do Pará. 


Três homens armados e mais um casal chegaram em três motocicletas, renderam um agente da Fasepa (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará) e levaram o jovem.

Ação foi rápida e segundo testemunhas nenhum tiro foi disparado no local. O jovem cumpria medida socioeducativa desde o final de março de 2017, porque havia contra ele um mandado de busca e apreensão. Na época, ele tinha apenas 17 anos e foi apontado por testemunhas como suspeito de envolvimento em assalto a uma servidora pública. Ele completou 18 anos em junho deste ano.

A coordenadora do CAPS AD, Neide Mara Silva, disse que foi um grande susto para toda a equipe que estava trabalhando no momento em que houve o resgate do jovem. "Um dos homens se aproximou do agente da Fasepa, e o adolescente foi quem comunicou que ele seria resgatado. Ele disse para o agente 'se não quiser ver sangue abra as algemas'. Ele abriu as algemas, os homens e o adolescente saíram andandando entre as pessoas, depois correram e fugiram nas motos", relatou.

Outro que teria conseguido escapar por ocasião de uma saída para atendimento externo nesta terça-feira, seria o adolescente que em janeiro deste ano, confessou ter tirado a vida do menino Emerson Neto, de 10 anos, na ocupação às margens da Av. Fernando Guilhon, em Santarém. O menor estava recolhido na Fasepa desde o dia 12 de janeiro. Em depoimento à delegada da Criança e do adolescente, ele disse que matou Emerson com um golpe de enforcamento, conhecido como “mata leão", após uma confusão por causa de uma pipa.


Parceria
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que três homens armados entraram no CAPS AD III, na tarde desta terça-feira (19), e renderam o vigia para resgatar um interno da Fasepa.

Para dar mais segurança aos servidores e usuários dos serviços do Caps AD III, a Semsa vai dialogar com a polícia para uma possível parceria.


Nota da Fasepa
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) confirma que na tarde desta terça-feira (19), durante atendimento médico em unidade de saúde, uma equipe da instituição foi rendida por três pessoas e conseguiram resgatar um jovem de 18 anos que cumpria medida de internação no Centro Socioeducativo do Baixo Amazonas (CSEBA), no município de Santarém. A equipe técnica da unidade registrou boletim de ocorrência e acionou a Polícia Militar para realizar buscas aos socioeducandos que fugiu.

A Fasepa informa ainda que nenhum servidor ficou ferido durante o ocorrido. Um processo administrativo será aberto para apurar as causas do ato.

http://www.folhago.com.br/artigo/221675/Homens-armados-rendem-agente-da-Fasepa-e-levam-jovem-que-estava-em-consulta-no-CAPS-AD

sábado, 16 de setembro de 2017

Internos queimam colchões e atiram pedras em viatura de policia em Recife

Houve uma rebelião e tentativa de fuga  nesta sexta feira (15) na FUNASE de Abreu e Lima, no grande Recife deixando 10 adolescentes feridos sendo que cinco foram para o UPA.

Graças a Deus funcionários conseguiram sair da unidade ilesos mas porém não sem traumas psicológicos como é comum em momentos como este. 


A confusão foi controlada e ninguém fugiu / Foto: JC Imagem

Os adolescentes queimaram colchões próximo ao refeitório após uma tentativa de fuga em massa,  sendo necessário a ação dos bombeiros para evitar maiores danos . Também jogaram pedras contra a guarnição policial, O helicóptero conteve o tumulto com bombas de efeito moral.

Em nota a assessoria de comunicação da FUNASE informou que o motivo do tumulto tenha sido provocado por brigas entre grupos rivais.

As unidades de internação da FUNASE registraram grandes violências nas ultimas rebeliões. Os homicídios praticados dentro das unidades chocam pela brutalidade. Em alguns casos, adolescentes mortos com pauladas, pedradas e espancamentos, alguns tiveram os corpos decapitados e queimados. De janeiro de 2012 a agosto deste ano 29 internos foram assassinados. E pernambuco lidera este ranking no Pais.

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/policia/noticia/2017/09/15/tumulto-deixa-internos-feridos-na-funase-de-abreu-e-lima-306999.php


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Agente do Degase sofre tentativa de sequestro no BRT

RIO DE JANEIRO

Um agente do Degase, que preferiu não ter a identidade revelada, sofreu uma tentativa de sequestro enquanto se dirigia para o Centro de Socioeducação Dom Bosco (antigo Instituto Padre Severino), unidade de internação provisória na Ilha do Governador.

O agente, estava dentro  do ônibus do BRT na Avenida Brasil, altura de Bonsucesso, quando foi abordado por três pessoas armadas que ordenaram que o servidor desembarcasse do veículo e afirmando que o levariam para a comunidade da Nova Holanda. 

Ele reagiu e entrou um luta corporal com um dos criminosos, que acabou fugindo com outros comparsas ao perceberem a presença de uma viatura.

 O agente passa bem  e ocorrência foi registrada na 21º DP (Bonsucesso).



http://www.tupi.am/programas/jornalismo/100583/agente-do-degase-sofre-tentativa-de-sequestro-no-brt

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Casep de Blumenau é alvo de ataque nesta quarta-feira à noite

Três coquetéis molotov foram arremessados no pátio da unidade

O Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Blumenau foi alvo de um ataque nesta quarta-feira à noite. Três coquetéis molotov foram arremessados no pátio da unidade, que abriga menores infratores.

Resultado de imagem para casep de blumenau

A Polícia Militar confirmou que o ataque ocorreu por volta das 20h15min. Os três artefatos atingiram veículos que estavam no pátio. Ninguém se feriu.

Segundo o comandante do 10º Batalhão da PM, tenente-coronel Jefferson Schmidt, imagens do sistema de segurança do Casep mostram que dois homens foram os autores do ataque. Eles estavam a pé, tiraram os coquetéis de uma sacola e fugiram logo depois.

Schmidt garante que ainda é cedo para relacionar o caso com os ataques em Santa Catarina ligados à facções criminosas, mas diz que a polícia está em alerta e fazendo rondas pela região para buscar os suspeitos.


VEJA TAMBEM:

Adolescente comete suicídio no Cense IIMenor 


Menor mata outro no CASE em Formosa


http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/seguranca/noticia/2017/09/casep-de-blumenau-e-alvo-de-ataque-nesta-quarta-feira-a-noite-9890233.html

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/tres-coqueteis-molotovs-sao-jogados-no-patio-do-casep-de-blumenau-sc-diz-pm.ghtml

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Menor infrator é espancado até a morte dentro de cela do Degase em Belford Roxo

Um menor de idade foi espancado até a morte dentro de sua cela numa unidade do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no domingo. 

Segundo o delegado Giniton Lages, titular da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), sete adolescentes são considerados suspeitos e vão responder por ato análogo ao crime de homicídio qualificado. Além deles, três maiores idade responderão por crime de homicídio qualificado.

Unidade do Degase

O jovem foi morto no interior do Centro de Atendimento Intensivo(CAI Baixada), que abriga menores infratores.

Segundo a polícia, a vítima estava em uma cela com outros dez internos ligados a uma facção criminosa. A vítima teria descumprido regras impostas pela facção.

A sessão de espancamento teria começado na noite de sábado, segundo a polícia. As agressões teriam sido interrompidas, mas retomadas na noite de domingo. Conforme os relatos na delegacia, os agressores só pararam de bater porque a vítima começou a agonizar, ficando sem movimentos e sem fala.

Um agente do Degase teria sido avisado de que o rapaz estava passando mal. O menor foi encaminhado à enfermaria, onde foi feita massagem cardíaca. O Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionado, mas quando a equipe chegou à unidade, o menor já não tinha sinais vitais.

Em nota, o Degase informou que, "na noite deste domingo , um jovem foi encontrado morto após sofrer agressões de outros adolescentes em um alojamento do Cai Baixada, unidade de internação e internação provisória, em Belford Roxo". O caso foi registrado na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense e está sendo investigado.

https://extra.globo.com/casos-de-policia/menor-infrator-espancado-ate-morte-dentro-de-cela-do-degase-em-belford-roxo-21784246.html


Adolescentes usam poste de luz para fugir de Centro do Atendimento Socioeducativo de Anápolis

Dez internos fugiram do Centro socioeducativo (CASE) de Anapolis que foi entregue a menos de uma semana.

Os adolescentes usaram um poste de luz para saltar o muro do local.
vinte e seis internos  estavam no banho de sol, dez deles empurraram o poste de luz por sobre o muro e usaram como rampa para subir e fugir.

A secretaria informou que irá instaurar procedimento para averiguar se houve omissão ou negligencia por parte dos servidores ou da segurança. será que eles descartam a possibilidades que estrutura e arquitetura facilitou a fuga ?

Já está mais do que na hora de colocarem pessoas que entendam de segurança para gerir o sistema socioeducativo.



 http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/traficante-ostenta%C3%A7%C3%A3o-foge-do-pres%C3%ADdio-e-deixa-irm%C3%A3o-na-cela-em-an%C3%A1polis-1.1287662