domingo, 5 de junho de 2016

Internos agridem funcionários na Fundação CASA durante início de rebelião em Botucatu


VEJA O VIDEO DO CANAL YOUTUBE TV ACONTECE BOTUCATU:



Matéria extraida do site: agencia 14news conforme link abaixo:
Internos da Fundação CASA de Botucatu agrediram ao menos quatro funcionários da unidade do Jardim Aeroporto na noite deste sábado (4).

Segundo informações, internos se rebelaram e agrediram os funcionários no setor da cozinha, quebrando objetos e vidros, mas a situação depois de todo o tumulto e quebra-quebra foi controlada por um grupo de intervenção.

 

Polícias de Botucatu fizeram a segurança externa, mas não houve fuga. Mais de 60 internos ocupam a unidade, segundo relatos feitos no local.

Depois da confusão os adolescentes foram recolocados nos quartos. A reportagem também recebeu a informação que seriam 10 funcionários feridos e um menor que poderá que amputar o dedo por conta do ferimento na confusão.

“Um dos internos desrespeitou um dos agentes, quando outros menores foram para cima do funcionário e começou o tumulto. Muita coisa foi quebrada”, disse uma testemunha ao site Agência14News.

A polícia deixou o local após tudo voltar à ordem. Na delegacia o caso foi registrado como motim, rebelião, danos e lesão corporal.

“O diretor ficou de relacionar os danos e colher o depoimento de todos os funcionários, para apresentar na segunda feira à delegacia da área”, informou o tenente Malagutte da Polícia Militar.

A assessoria de imprensa da Fundação CASA informou ao Agência14News que a “Corregedoria Geral da Fundação CASA já instaurou sindicância para apurar o tumulto ocorrido na noite deste sábado no Centro Socioeducativo de Botucatu”. “A situação foi resolvida pelos próprios servidores, quatro deles sofreram escoriações leves. Judiciário e familiares foram informados da situação. Os adolescentes envolvidos passarão pelo Comissão de Avaliação Disciplinar do Centro e sofrerão sanções disciplinares”, informou a assessoria.

Em um grupo de funcionários e sindicalistas de agentes, foi publicado que antes da confusão já tinham tentando iniciar a rebelião duas vezes na unidade durante o dia e à noite isso se concretizou por conta do plantão reduzido.

A última rebelião no local havia sido registrada no dia 1º de abril de 2013.

http://agencia14news.com.br/policia/menores-agridem-funcionarios-na-fundacao-casa/


MATÉRIA EXTRAIDA DO SITE ACONTECE BOTUCATU CONFORME LINK ABAIXO:
A Polícia Militar e Guarda Civil Municipal registraram na noite deste sábado, 04 de junho, uma rebelião na Fundação Casa de Botucatu. Ao total 62 internos ficaram isolados no piso térreo, onde funcionam as salas de atividades, como cozinha, biblioteca, consultórios, etc. Entre os internos há menores e alguns maiores de idade.

Um pequeno tumulto teria começado por voltas das 17 horas, quando eles estavam na sala de TV e teriam reagido negativamente a uma ordem dos funcionários. Às 19 horas eles se rebelaram e entraram em confronto com os seguranças, que conseguiram trancar as grades, deixando os internos isolados. Não houve reféns. Todos os funcionários foram retirados do local no início do tumulto.

Funcionários feridos

Segundo relatos policiais e pessoas ligadas à unidade, apesar de não haver reféns,  três funcionários ficaram feridos após confrontos com os internos. Um funcionário teve o nariz quebrado. Um outro agente de segurança sofreu ferimentos nos olhos e um terceiro feriu o pé ao fechar a grade que separa o pátio das demais áreas.

Segundo informações que foram apuradas pelo Acontece Botucatu, o descontentamento de grande parte dos internos teve início após a chegada de três menores que vieram de outras cidades. O clima teria ficado hostil nos últimos dias entre os internos. O tumulto só foi controlado com a chegada do GIR, Grupo de Intervenção Rápida, que veio de Avaré. Os agentes passaram a dialogar com os rebelados, através de uma porta de proteção.


Depois de muita conversa, o relógio apontava 21 horas quando as negociações chegaram ao fim e teve início a revista de todos os internos. Em grupo de 5 internos, eles deixaram o local isolado, passaram por um exame superficial com o enfermeiro da unidade e foram encaminhados aos dormitórios, que são dotados de portas de ferro com tranca externa. A reportagem do Acontece Botucatu acompanhou durante três horas as ações no local.

Internos quebraram tudo

Os assistidos quebraram vários departamentos como sala de computadores, cozinha e enfermaria. Durante a revista foi possível ver alguns internos ameaçando funcionários. Segundos relatos extraoficiais, constantemente há conflitos entre internos e funcionários. Ao total 10 viaturas da Polícia Militar com aproximadamente 40 pessoas foram até o local, entre Rocam, Força Tática e Comando de Força. A Guarda Civil Municipal também compareceu, assim como a polícia Civil, representada pela delegada plantonista.

“Fomos chamados após desentendimentos entre internos e funcionários. Viemos aqui para evitar uma possível fuga, pois o local é rodeado de mata. Fizemos todo o isolamento da área, com apoio da guarda municipal, e posteriormente acionamos o GIR, Grupo de Intervenções Rápidas, da Secretária de Administração Penitenciaria, que é responsável por entrar nesse tipo de unidade para reestabelecer a ordem”, disse o Tenente Malagute da Polícia Militar.

A última rebelião na unidade da Fundação Casa de Botucatu foi registrada em abril de 2013.


2 comentários:

  1. Mano...vai se ferrar esse policial q deu a entrevista, o cara fala q primeiro a prioridade era evitar a fuga! eos funça como ficão? depois o cara vem e me fala vai ser investigado as lesões q os jovens sofreram dis agentes! acirda irmão em q mundo vc vive...vagabundo batendo em servidores e cora me da uma dessa

    ResponderExcluir
  2. Agente também apanhou no casa tanabi levou 7 pontos na cabeça e abafarão o caso

    ResponderExcluir