quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Fundação Casa tem 900 internos a mais do que a capacidade e média de 50 fugas por mês

Para presidente da instituição, Liberdade é um sentimento natural e forte nos jovens

Durante a reunião da Comissão de Direitos da Pessoa Humana e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada ontem, dia 2, a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, comentou a taxa de ocupação das 151 unidades da instituição no Estado e as fugas de menores infratores. De janeiro a novembro, foram 528 fugas, o maior número registrado desde 2005.

Berenice, ao microfone, falou sobre as fugas na Fundação CasaDivulgação/Alesp

Segundo dados apresentados pela presidente da Fundação Casa, 9.928 jovens estão atualmente na instituição, incluindo os que aguardam sentença, os que estão em regime de semiliberdade e os que estão em atendimento inicial. São cerca de 900 internos a mais do que a capacidade máxima. 

— A maioria de nossas unidades comporta 53 internos e está com 63 ou 64. São oito a mais e isso não é o caos, pois os adolescentes não estão sofrendo por falta de dignidade.



Ao ser indagada pela deputada Beth Sahão, do PT, sobre o motivo das fugas, Berenice comentou ser a liberdade "um sentimento natural no ser humano" e, no jovem, mais "forte ainda". E na fundação o jovem está privado da companhia da família, convivendo com pessoas que não conhece. A fuga, disse, é vista como um processo até natural e ocorre quando o jovem se encontra em atividade externa, como num jogo de futebol.

A segurança interna nas unidades da Fundação Casa é feita pelos próprios agentes socioeducativos. A vigilância na área externa e a revista dos visitantes são de responsabilidade de empresas terceirizadas. Para 2016, a Fundação Casa pretende reforçar os treinamentos e a reciclagem dos agentes além de atualizar os manuais de conduta para evitar novas fugas.

Nas nove unidades do complexo do Brás, na região central de São Paulo, a superlotação é de 40%. Atualmente, são 1.470 jovens internados.

Dentre os 9.928 jovens internados, 40% são do interior e 26% da cidade de São Paulo. Berenice lamentou o fato de os juízes e promotores do interior optarem mais pela internação do que os da cidade de São Paulo, que seriam "mais tolerantes". A explicação, segundo ela, estaria no fato de os juízes sofrerem pressão da sociedade para que os jovens infratores sejam confinados logo na primeira passagem. Ou seja, crimes menores.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/fundacao-casa-tem-900-internos-a-mais-do-que-a-capacidade-e-media-de-50-fugas-por-mes-03122015

3 comentários:

  1. Tem q melhorar muita coisa nessa Fundação Casa SP.
    Sálario digno para os agentes socioeducativos e demais categorias.Estamos cansados de escutar os mesmos bla bla bla da Presidente da F.Casa/SP.
    Funcionarios acordem ou coisas piores acontecerão em 2016.

    ResponderExcluir
  2. A sociedade que paga muito imposto realmente pressiona pois quem aguenta essa molecada? É falácia, dizer que os adolescentes fogem em saidinhas pedagógicas! Temos que zelar pela imagem da "empresa" que trabalhamos mas mentir e demitir os mais fracos é execrável e mais fácil do que assumir a própria incompetência.

    ResponderExcluir
  3. Discordo de você, tendo em vista que se passaram 12 meses do último concurso realizado. Praticamente não foram chamados nem 10% dos aprovados(em todos os cargos), então, a Fundação Casa está em ótimo desempenho. Funcionários adequados, não existe faltas, remoções, baixas por doenças, atestados, aposentadorias, ou seja, está uma maravilha. Não existem problemas! Acordem funças!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir