domingo, 11 de outubro de 2015

Greve de agentes faz visita a menores infratores ser cancelada no DF

Apenas a entrada de materiais de higiene está sendo liberada, diz sindicato.
Categoria reivindica reajuste; neste sábado, internos queimaram colchões.

agentes socioeducativos do Distrito Federal provocou a suspensão das visitas de familiares a menores infratores nas unidades de internação neste final de semana. É a primeira vez que os internos ficam sem visitas no final de semana.

Cartazes de greve foram colocados em unidade de internação (Foto: Cícero Araújo / Divulgação)
Cartazes de greve foram colocados em unidade de internação
(Foto: Cícero Araújo/Arquivo Pessoal)

Revoltados com a suspensão, os internos fizeram uma rebelião no Recanto das Emas neste sábado (10), logo contida pelos servidores. Segundo o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa (Sindsse) apenas a entrada de materiais de higiene, como creme dental, sabonete e escovas, está sendo liberada.
O presidente do Sindsse, Cristiano Torres, disse que a greve, iniciada na quinta-feira (8), será mantida por tempo indeterminado. Alimentos, produtos de uso pessoal e cigarros estão proibidos de serem entregues.

Novas internações também não estão sendo realizadas. “Os internos comem seis vezes por dia, não passam fome. Só liberamos os materiais de higiene pessoal porque não existem mais estoque nas unidades”, afirmou.

A principal reivindicação dos agentes socioeducativos é o pagamento dos reajustes salariais aprovados em 2013, na gestão Agnelo Queiroz. Cerca de mil servidores de todo o DF, segundo o sindicato da categoria, paralisaram as atividades.

O GDF tem recorrido à Justiça contra a greve de várias categorias de servidores, que iniciaram paralisações desde quinta-feira. As greves tiveramn início depois que o governo anunciou que não teria como pagar os reajustes escalonados acordados na gestão passada, por causa da falta de recursos.
“Ninguém trabalha de graça. Entretanto, reiteramos que todos os nossos agentes estão nos módulos de internação garantindo a segurança dos menores e da população”, afirmou Torres.

Rebelião
Menores infratores da unidade de internação do Recanto das Emas queimaram colchões, tentaram derrubar as grades das celas e desacataram os agentes na manhã deste sábado (8). Segundo o presidente do Sindsse, o motivo da rebelião foi o impedimento das visita.

Fogo na unidade de internação de Vicente Pires (Foto: Sindsse / Divulgação)
Fogo na unidade de internação do Recanto das Emas (Foto: Sindsse/Divulgação)

“A situação foi bem tensa, ameaçaram até os servidores de morte. Porém, conseguimos controlar a situação antes que piorasse. Não houve mortes nem feridos", disse Torres.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/10/greve-de-agentes-faz-visita-menores-infratores-ser-cancelada-no-df.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar


3 comentários:

  1. Nós agentes do sistema socioeducativo deveriamos aderir a greve em âmbito nacional, garanto que um dia de paralisação era o suficiente para os menores infratores acabarem com tudo e o governo reajustar nosso salário, reconhecer nossa profissão.

    ResponderExcluir
  2. O nosso maior problema não é o salário e sim as CONDIÇÕES DE TRABALHO E A NOSSA SEGURANÇA DENTRO E FORA DO LOCAL DE TRABALHO o resto dá pra pedir depois .

    ResponderExcluir
  3. Sou agente em São Paulo ganhamos um salário de $1.500 vergonha essa categoria não é reconhecida por ninguém...

    ResponderExcluir