sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Professores sob ameaça na unidade do Iases em Cariacica

Os professores que trabalham na unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão sob constante ameaça.

Professores sob ameaça na unidade do Iases em Cariacica

 Três deles chegaram a ficar reféns de internos durante uma rebelião no último dia 13. Sem saída, eles são “obrigados” a manter as atividades com a promessa de toda situação de desconforto será analisada. Nós tivemos acesso a um relatório do dia da confusão.

No documento, os professores relatam que os alunos se recusaram a fazer as atividades, e o clima dentro das salas de aula já era estranho. Os pedagogos e psicólogos foram avisados, mas se limitaram a dizer que as providências seriam tomadas, mas nada foi feito. Uma professora para não ser atingida por uma cadeira jogada pelos menores teve de correr para avisar aos colegas da situação.

Uma outra professora não teve a mesma sorte. Um dos agentes que estavam na segurança de uma sala de aula, conta no relatório, na hora do tumulto, trancou a porta deixando a professora vulnerável, nas mãos dos internos. Os outros profissionais tiveram de se trancar na sala dos professores para escaparem da ação dos adolescentes. As ameaças eram constante, já que os internos estavam munidos com três frascos de álcool e várias caixas de fósforos. Um professor foi ameaçado com um estilete.

A rebelião chegou ao fim 40 minutos depois com a intervenção da Polícia Militar. Mas a saída do professores do local onde eram mantidos reféns foi traumática: eles tiveram que sair pela báscula da sala. O saldo do motim foi uma profesora atendida no postinho da unidade do Iases com problema de pressão alta, por ter ficado sob ameaça dos menores. Devido ao estado de saúde, ela acabou sendo levada para o Pronto-Atendimento de Itacibá. Uma outra professora, que chegou a desmaiar durante o motim, também recebeu atendimento médico no posto de Itacibá.

http://www.folhavitoria.com.br/policia/blogs/rondadacidade/2015/02/25/professores-sob-ameaca-na-unidade-do-iases-em-cariacica/

Iases confirma rebelião e afirma que foram sete reféns em Cariacica

Iases confirma rebelião e afirma que foram sete reféns em Cariacica

A direção do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) confirma, por meio de nota, que houve mesmo uma rebelião, no último dia 13, na unidade de Cariacica-Sede. 

O motim foi no espaço pedagógico. De acordo com órgão, foram sete professores reféns, e não três conforme o relatório que tivemos acesso, que foram liberados no fim, sem ferimentos. 

A nota ressalta ainda que o Iases disponibilizou uma assistência psicossocial para os professores que estavam envolvidos no ocorrido. Porém, no relatório obtido pelo Folha Vitória consta que os professores não receberam ajuda em se tratando de consultas médicas e medicamentos.

O Iases prossegue afirmando que a escolarização dos adolescentes recolhidos nas unidades do Estado é a prioridade para do Instituto, que está aprofundando o diálogo com os professores sobre a especificidade da socioeducação, a garantia à segurança e, sobretudo, a sensibilização do adolescente para retomar o vínculo com os estudos e com a escola. Segundo um dos professores, que pede anonimato, um diretor do Iases minimizou a rebelião dos menores afirmando que foi apenas “molecagem dos meninos”.

Na “molecagem”, um dos professores foi ameaçado com estilete e três ficaram confinados na sala dos professores e só conseguiram sair pela báscula. As fotos do buraco por onde os professores saíram foram publicadas no Folha Vitória. No documento obtido pela nossa equipe consta que os agentes socioeducativos já tinham registrado queixa sobre o clima “pesado” dentro da unidade de Cariacica e o risco de um motim. Porém, o Iases não informou aos professores sobre isso.

Os motivos da rebelião, diz a nota do Iases, continuam em processo de apuração pelo núcleo de formação de segurança do institudo e pela equipe da unidade. O órgão informou que foram investidos mais de R$ 2 milhões na implantação do sistema de videomonitoramento, que entra em funcionamento em março. O objetivo do uso da tecnologia é colaborar com a integridade, não só de professores, mas de servidores do Instituto, e dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade de Cariacica.

http://www.folhavitoria.com.br/policia/blogs/rondadacidade/2015/02/26/iases-confirma-rebeliao-e-afirma-que-foram-sete-refens-em-cariacica/#prettyPhoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário