A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento,
Trabalho e Inclusão, apoiou o “Projeto de Educação e Cidadania” (PEC)
promovido pela Fundação Casa – Unidade Casa 1, na sexta-feira (26/09). O
programa proporciona aos jovens a possibilidade de expor os trabalhos
produzidos durante as aulas na instituição utilizando os seguintes
temas: família, trabalho, justiça cidadania e saúde. “Com esse projeto
pretendemos provocar a reflexão, para que estes jovens possam pensar
neste momento que estão passando aqui e perceberem que podem fazer novas
escolhas e, conseguir oportunidades diferentes” declarou Neuza Flores,
gerente escolar da Fundação Casa.
A secretária de Desenvolvimento,
Trabalho e Inclusão de Osasco, Mônica Veloso, também esteve no evento e
manifestou seu apoio ao projeto.
Dayane Souza, do Programa
Juventude e Inclusão Digital, falou aos internos sobre os serviços que o
Portal do Trabalhador pode lhes oferecer, após cumprirem suas medidas
sócio-educativas. Entre elas estão o encaminhamento para vagas de
estágio, Pronatec e para os CIDs (Centro de Inclusão Digital). Já o
representante da equipe de Qualificação da SDTI, Antônio Roberto de
Lascio, fez uma apresentação sobre a Lei do Aprendiz e do Programa Jovem
Aprendiz.
Para os jovens, as de oficinas foram muito produtivas
para seus aprendizados. “Achei super legal este projeto, surgiram novas
oportunidades e eu me interessei muito pelo programa Jovem Aprendiz.
Pretendo continuar com os estudos e futuramente ingressar no curso
superior de Administração”, disse Mateus*, 16 anos. “Essas oficinas são
muito boas porque podemos apresentar o que nos ensinam no dia a dia de
aulas e assim refletir e procurar não cometer os mesmos erros”, declarou
Victor Hugo*, 17 anos.
O Projeto de Educação e Cidadania acontece
em todas as unidades da Fundação Casa como parte do calendário de
escolarização. O PEC é cíclico e a cada 45 dias uma nova turma promove
as apresentações dentro das unidades.
*Os nomes dos jovens citados na matéria são fictícios e foram sugeridos pelos próprios.
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