sábado, 27 de setembro de 2014

Jovens infratores fazem motim com refém na Uime; houve fuga e agressão a Funcionario

Motim aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), no Tabuleiro do Martins.
Bope foi acionado para conter confusão; um agente foi ferido com um corte na testa

Bope foi acionado para tentar conter confusão na unidade (Foto: Everton Gomes/Arquivo pessoal)
Bope foi acionado para tentar conter confusão na unidade (Foto: Everton Gomes/Arquivo pessoal)
Jovens infratores da Unidade de Internação Masculina e Extensão (Uime), localizada no Tabuleiro do Martins, em Maceió, realizaram um motim na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), um jovem, que já foi identificado, conseguiu fugir. Agentes do Grupo de Operações de Assistência Socioeducativa (Goas) foram até o local e conseguiram conter o motim.

Ainda de acordo com a Seris, a ação aconteceu durante o banho de sol dos infratores no complexo socioeducacional, que abriga 32 jovens, 17 maiores e 15 menores de idade. Um grupo de jovem fez uma funcionária refém, e teve acesso ao alojamento dos monitores. Lá os infratores pegaram os colchões e coletes que estavam no local e atearam fogo, impedindo a entrada dos agentes.


Infratores fizeram dois monitores reféns durante o motim (Foto: Everton Gomes/Arquivo pessoal)
Infratores fizeram dois monitores reféns durante o
motim (Foto: Everton Gomes/Arquivo pessoal)
A secretaria ainda informou que os menores quebraram a porta de acesso à ala dos maiores infratores, que se juntaram ao motim. A Goas, que fez o trabalho de contenção do local, teve que quebrar uma das paredes da unidade para conseguir o acesso interno, já que os objetos incendiados impediam a passagem dos agentes.
Após a contenção dos infratores, foi realizada uma recontagem dos jovens, e foi constatado que um adolescente fugiu do local.
De acordo com o superintendente Alexsandro Luz, durante a confusão um agente foi ferido com um corte na testa e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O corte foi provocado por uma telha. Ainda de acordo com o Luz, dois jovens também ficaram feridos.

A secretaria informou que uma sindicância será aberta para apurar os fatos. Estiveram presentes no local agentes da Polícia Militar, do  Grupo de Operações de Assistência Socioeducativa (Goas) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope).


http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/09/jovens-infratores-fazem-motim-com-refens-na-uime-houve-fuga-diz-seris.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário