sábado, 2 de agosto de 2014

Interno da Fundação Casa tenta fugir de agentes durante visita a museu

Jovem participava de atividade na Casa de Portinari, em Brodowski, SP.
'Poderia ter feito criança refém', diz delegado em crítica ao passeio do garoto.

Um jovem de 18 anos, interno da Fundação Casa de Ribeirão Preto (SP), aproveitou a visita que fazia ao Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), na tarde desta sexta-feira (1º), para tentar fugir dos agentes. Segundo a Polícia Militar, o rapaz percebeu um momento de distração dos funcionários da Fundação Casa e saiu correndo. No trajeto, ele furtou uma bicicleta, mas acabou sendo detido por policiais, que foram auxiliados por moradores que acompanharam a fuga.

De acordo com o delegado de Brodowski, o jovem - que havia sido apreendido anteriormente por ter comandado o tráfico de drogas na cidade - é de alta periculosidade, e jamais poderia ter deixado a unidade, uma vez que colocou a segurança dos visitantes do local em risco.

Em nota, a Fundação Casa afirmou que atividades externas fazem parte da execução de medidas socioeducativas. A instituição afirmou que uma sindicância será aberta pela Corregedoria da Fundação Casa.

Visita criticada
O jovem fazia parte de um grupo de oito internos que visitava o Museu Casa de Portinari. Três agentes acompanhavam a atividade, quando o rapaz aproveitou um momento de distração e saiu correndo em fuga. Pelo caminho, ele furtou uma bicicleta e só parou seis quarteirões depois ao ser detido por policiais.
Ele não ofereceu resistência e foi levado para a delegacia. No local, o adolescente disse que queria voltar para a casa da família e arrumar um emprego.

Segundo o delegado José Augusto Franzine de Almeida, o jovem é conhecido dos meios policiais pela prática de vários furtos e roubos, além de ter sido considerado o comandante do tráfico de drogas em Brodowski.  “Eu posso dizer que ele tem a personalidade voltada para o crime. Ele é perigoso, ele tem uma personalidade voltada para o crime e ele quer ficar livre, cometendo os crimes que ele sempre cometeu”, diz.

Almeida criticou a saída do interno da Fundação Casa, porque, segundo ele, o jovem oferece riscos à segurança da população. “Nós tivemos todo um trabalho para deter esse indivíduo e, para nossa surpresa, hoje nós ficamos sabendo que ele tinha vindo aqui numa excursão para conhecer a Casa de Portinari numa praça onde as nossas crianças brincam, e com esquema de segurança praticamente inexistente. Esse indivíduo, que não tem consciência nenhuma, poderia muito bem ter pego uma criança como refém. Esse jovem está aqui há 18 anos e ele nunca teve interesse pelo museu, nunca teve interesse por cultura. Não vai ser agora que ele vai ter”, argumentou o delegado.

A Fundação Casa informou que para que os adolescentes possam participar das atividades, uma equipe multidisciplinar do centro avalia o comportamento de cada um. Caso esteja apto, o pedido é encaminhado para o juiz, que autoriza ou não a saída.
O adolescente foi encaminhado para a delegacia e será apresentado à Justiça, que vai determinar as medidas cabíveis.

Museu Casa de Portinari em Brodowski, SP, foi palco de uma tentativa de fuga frustrada (Foto: Reprodução/EPTV)
Museu Casa de Portinari em Brodowski foi palco de uma tentativa de fuga frustrada (Foto: Reprodução/EPTV)

5 comentários:

  1. É injusto demais com o agente pois quem tem ideia de levar adolescente para passear é a Fundação para mostrar que está recuperando alguém e olha o resultado ai. Quem autoriza esses passeios é o Diretor e o Juiz. E esse momento de distração que a mídia vive dizendo é uma conversa fiada pois se você ficar colado no adolescente vão dizer que é constrangimento então momento de distração é um equívoco do delegado e da mídia em geral ao afirmar isso.

    ResponderExcluir
  2. essa é mais uma das coisas que acontece na fundação casa aquela unidade deveria ser desativada há qualquer momento pode ocorrer uma tragédia sem precedência cade os corregedor o guilherme nico o jadir faz alguma coisa ai.

    ResponderExcluir
  3. Volto a dizer chegou a hora de mudanças fazer um raio X destes 8 anos da Berenice e turma , verificar qual foi o índice de recuperação se compensa gastar $ 8.000 reais por mês por cada adolescente ou reconhecer que erramos e recomeçar novamente e ter humildade de reconhecer que erramos.primeiro valorizar mais o bom servidor"AGENTE SOCIOEDUCATIVO" este sempre esta em contato direto com o adolescente é a referencia e rever os Direitos e principalmente os DEVERES dos adolescentes.Investir na capacitação dos servidores e para de fazer de conta que a Fundação Casa é perfeita que o trabalho é lindo e maravilhoso, não estamos lidando com bichos e nem com crianças carentes e sim com adolescentes Infrator que cometeram atos que pela LEI não é permitido e tem que pagar pelo que fez com seriedade. "Vamos investir e valorizar mais o AGENTE e acreditar mais neles são eles quem fica 12 hs.com os Adolescentes.

    ResponderExcluir
  4. Bandido tem q ficar enjaulado e quando eu vou na saidinha eu fico bem proximo do ladrao e nao olhando a paisagem

    ResponderExcluir
  5. guilherme nico esse é uma piada nunca fez nada para nós funça e sempre protegendo o ladrão, mais tenho certeza de que vai mudar.

    ResponderExcluir