domingo, 13 de abril de 2014

Menor infrator que ganhou cigarros por ordem de juíza revela que “armou” cena de rebelião

Internos cobram regalias e acabam sendo atendidos, mediante chantagens 

Adolescente confessa armação e cobra lazer, piscina e aula de música

O adolescente infrator de 17 anos que liderou uma “rebelião” na noite de segunda-feira (7) no Centro Socieducativo de Cuiabá, no Complexo do Pomeri, ameaçando matar um colega de cela com um chuço caso não recebesse cigarros, confessou que foi tudo uma armação. 

A juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Capital, acreditou que fosse verdade e autorizou a entrada de um maço de cigarros. A decisão gerou polêmica pois a prática é proibida, inclusive pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Em entrevista exclusiva ao repórter José Porto, do programa Cadeia Neles, jornalístico da TV Record Cuiabá, o infrator disse que não iria matar o “refém” e que o motim foi simulado somente para “reivindicar seus direitos de saúde e de lazer”.

“Armamos uma situação, sim senhor”, relata ele ao repórter quando questionado sobre a ocorrência que resultou no acionamento do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da juíza Gleide Bispo.  O presidente do Sindicato dos Agentes do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso (Sindpss), Paulo César de Souza, já tinha afirmado ao Gazeta Digital que o motim foi armado e que após conseguirem o cigarro ficaram tripudiando dos servidores, da juíza e dos policiais, o que fez o major do Bope ficar irritado e retirar a tropa dizendo "que aquilo tudo era um palhaçada”.

O fato gerou descontentamento entre os agentes do sistema encarregados pela guarda dos menores, que alegam que abrir concessões desse tipo para os infratores fragiliza o trabalho deles, pois pode estimular outros internos a fazerem cobranças por regalias que julgam ter direito, usando de chantagem e ameaças.

A entrevista foi gravada dentro do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), local onde o menor foi conduzido para confeccionar um boletim de ocorrência devido outra confusão que ele se envolveu no Pomeri, depois da falsa rebelião. A Sejudh disse que não vai se manifestar sobre o episódio e também não protocolou qualquer representação na Corregedoria do Tribunal de Justiça para investigar a conduta da juíza. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso também disse que a magistrada prefere não se pronunciar sobre o ocorrido. Assista ao vídeo com a entrevista

http://www.paginaunica.com.br/TNX/conteudo.php?sid=179&cid=11790


VEJA O VIDEO DA ENTREVISTA COM O ADOLESCENTE INFRATOR
NO PROGRAMA "CADEIA NELES" DA TV RECORD DO MATO GROSSO





http://www.paginaunica.com.br/TNX/conteudo.php?sid=179&cid=11790

http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/417756/t/adolescente-confessa-armacao-e-cobra-lazer-piscina-e-aula-de-musica

Nenhum comentário:

Postar um comentário