quarta-feira, 30 de abril de 2014

Alunos espancam inspetor dentro de escola

Um inspetor de alunos teve o braço direito e dois dedos da mão esquerda quebrados após apanhar de três estudantes de 16 e 17 anos enquanto trabalhava no pátio da escola Antonio de Barros Serra, no bairro Boa Vista, em Rio Preto. Os autores das agressões são alunos da Fundação Casa, que estão em regime de semiliberdade.

O episódio aconteceu na noite de anteontem, logo após a entrada dos estudantes na instituição. Em depoimento à polícia, o inspetor H.A.N., 41 anos, disse que foi agredido pelos menores com socos e chutes e que um dos adolescente ameaçou esfaqueá-lo caso o encontre novamente. Toda a ação foi filmada por câmeras de segurança da escola e serão entregues à polícia. H.A.N., 41 anos, foi atendimento na Santa Casa de Rio Preto, medicado e liberado, mas está afastado do trabalho em razão dos ferimentos. Alegando que teme represálias, o inspetor não quis conversar com a reportagem na tarde de ontem.

Ameaças

Segundo o depoimento dele à polícia, os problemas com os alunos começaram há 12 dias, quando ele teria embarcado em um ônibus do transporte público da cidade e presenciado os três adolescentes fazendo algazarra e danificando portas e objetos do coletivo. Desde então, ele teria sofrido ameaças dos menores dentro do colégio. Outros dois professores da escola, que preferiram não se identificar, afirmaram que a vítima vinha repreendendo os alunos por mau comportamento e o uso de drogas dentro do colégio, o que também teria sido motivo para ameaças. “Todos os funcionários estão com medo. Esses alunos (da Fundação Casa) estão dominando a escola. Não respeitam ninguém e usam drogas dentro do colégio. Não conseguimos fazer nada”, afirmou um dos docentes.

A escola Antonio de Barros Serra possui seis alunos da Fundação Casa. São menores infratores que cumprem pena durante o dia e são liberados para frequentar a escola no período noturno. “Estamos sem condições de trabalho. Não temos como controlá-los. Após as agressões, um deles gritou muito e ameaçou todos”, disse uma outra funcionária. O caso foi registrado pelo 2º Distrito Policial, mas será encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher por se tratar de menores agressores, segundo o delegado Lincoln Oliveira. O delegado já pediu os laudos e prontuário médio à Santa Casa e as imagens ao colégio.

Pesquisa

Casos como o do inspetor H.A.N., 41 anos, só comprova que a falta de segurança é um dos principais problemas nas escolas estaduais de Rio Preto, conforme apontou pesquisa da Apeoesp, sindicato que representa os professores do Estado, divulgado no início do mês. A pesquisa ouviu 700 professores, 700 pais de alunos e 700 alunos acima de 14 anos em todas as regiões do Estado. O trabalho foi feito pelo Instituto Data Popular. O resultado apontou que 37% dos pais, 25% alunos e 32% dos professores ouvidos disseram que a falta de segurança é o principal problema na rede estadual de ensino.

Estado diz que fez a sua parte

A Diretoria Regional de Ensino de Rio Preto informou que a direção da escola, assim que tomou conhecimento do fato, acionou a Polícia Militar, o Conselho Tutelar e os responsáveis pelos estudantes. Todo suporte foi dado ao funcionário agredido que foi encaminhado para atendimento médico. Na unidade, o professor mediador – profissional presente na rede estadual de ensino capacitado para identificar vulnerabilidades e traçar estratégias preventivas aos conflitos - vai intensificar o trabalho de campanhas de conscientização contra a violência.

Em relação à pesquisa do sindicato, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo entende que o enfrentamento à violência deve ocorrer em diversas frentes, que englobam polícia, comunidade escolar e família, por isso atua em alinhamento e parceria permanente com as instituições e com todas as 5 mil unidades escolares. A Pasta conta com 2.688 professores especializados em prevenir conflitos, sendo 128 deles na região de Preto. 



http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Educacao/182794,,Alunos+espancam+inspetor+dentro+de+escola.aspx

2 comentários:

  1. Cade os guardas municipais? Só servem para multar!

    ResponderExcluir
  2. QUANDO ERAMOS CRIANÇAS EM TEMPOS ATRAS, HAVIA UM OU OUTRO RARO MENINO QUE SE ACHAVA ESPERTO, RAPIDAMENTE TOMAVA UMA SUSPENSÃO DE 03 TRES DIAS EM SEGUIDA 15 DIAS E POR FIM EXPULSÃO DAS ESCOLAS PUBLICAS ... LHE PERGUNTO ERA ERRADO ISSO ... CLARO QUE NÃO ... AS CRIANÇAS LOGO SE AFASTAVA DESSE TIPO DE GENTE PRA NÃO CORRER RISCO POIS NAQUELA EPOCA SE EU CHEGASSE EM CASA FALANDO DE PROBLEMAS NA ESCOLA O NEGÓCIO FICAVA LOCO PRA MIM ... MEU PAI ERA PEDREIRO E TAVA PRECISANDO DE AJUDANTE BURRO OU NÃO POIS ELE SE MATARA DE TRABALHAR PRA NÓS IRMOS ESTUDAR ... JA MINHA MÃE ERA DO LAR CUIDARA DE NÓS COM RÉDEA CURTA E ERA O CERTO ... APANHAVAMOS SE NECESSARIO A POLICIA VINHA E PAU NOS ERRADOS SE PERSISTIRA AMANHECIA NA VALA ... LHE PERGUNTO ERA ERRADO ... .HOJE SÓ VIOLENCIA PRA TODO LADO TODO MUNDO RECLAMA DA POLICIA .. FALA CADE A POLICIA .. PODE TER UM POLICIAL EM CADA RUA QUE ESSA VIOLENCIA NÃO VAI MUDAR ... OQUE FALTA É UMAS LEIS RIGIDAS PRA ADULTO E MENOR NA CADEIA NAS ESCOLAS NAS RUAS NA POLITICA NA SOCIEDADE NA IMPRENSA POIS PRA ELES NADA TÁ BOM ...

    ResponderExcluir