sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Promotoria vai pedir interdição da Fundação Casa de Caraguatatuba (SP)

O Ministério Público deve entrar ainda hoje com o pedido de interdição total, por tempo indeterminado, da Fundação Casa de Caraguatatuba, no litoral norte de SP. 

A informação é do promotor da Vara da Infância da cidade, Luiz Fernando Guedes, e do juiz da Infância e Juventude, Gilberto Alaby Soubihe Filho. 
Os dois visitaram a unidade na manhã de hoje para avaliar a situação e tomar medidas em relação à fuga dos 54 menores infratores, na noite de ontem. 

De acordo com Guedes, muitos danos estruturais foram constatados na visita. Segundo ele, os menores recapturados estão seguros e não sofreram danos ou risco à saúde. 
Apesar disso, ele diz que o levantamento feito na unidade mostra que o local não pode abrigar os adolescentes infratores na condição em que está. 

"O prédio foi muito prejudicado, por isso vamos pedir sua interdição e a transferência dos jovens para outras unidades da Fundação Casa, até que a situação seja resolvida por aqui", explicou. 

O promotor contou que é possível ver as marcas da ação dos jovens durante a fuga. "Eles quebraram os bancos de concreto e, com eles, conseguiram destruir muitas outras coisas. Cadeiras, aparelhos de TV e muita coisa nas celas ficaram totalmente destruídas", disse. 

Segundo ele, aparentemente não houve facilitação por parte dos agentes que estavam no plantão durante a fuga, mas, sim, de uma organização entre os menores. "Eles não conseguiram impedir. Acionaram a polícia, que não conseguiu chegar a tempo", afirmou. 

De acordo com o promotor, a polícia trabalha para tentar encontrar os demais adolescentes foragidos, mas não há uma penalidade para os que são recapturados.

Para o juiz, o inquérito poderá mostrar melhor o que aconteceu. Ele conta que não há registro de outras fugas na unidade de Caraguatatuba.

Na tarde de hoje, um grupo de dez adolescentes recapturados aguardava na delegacia da cidade a transferência para a fundação.

De acordo com um funcionário, além dos 22 jovens recapturados pela polícia até o final da tarde, houve o caso de uma família que levou o filho foragido de volta para a unidade.

Na tarde de hoje, os investigadores passaram pela casa de todos os menores que ainda não foram capturados para tentar encontrar pistas sobre o paradeiro deles.

http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/brasil/2,44844,19,12,menores-sp-atualizada.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário