Cenam: fuga e agentes feridos (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Dois agentes de medidas socioeducativas saíram feridos durante fuga de internos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) ocorrida no início da manhã desta quinta-feira, 19.
Cenam: fuga e agentes feridos(Foto: arquivo Portal Infonet) |
No início da manhã desta sexta-feira, 19, os agentes foram surpreendidos por uma rebelião e, na tentativa de conter a fuga, um agente foi atingido por um golpe de chuncho [espécie de arma branca feita artesanalmente(em SP naifa)] na cabeça e um outro sofreu fratura em um dos braços. Na quinta-feira, 18, segundo Guarany, os agentes de medidas socioeducativas encontraram cerca de 100 gramas de maconha e seis aparelhos de telefone celular justamente na ala 8, alvo da rebelião ocorrida hoje na manhã desta quinta.
O presidente do Sindasse reclama dos encaminhamentos adotados pela Fundação Renascer, que administra a unidade, durante o período de greve dos agentes de medidas socioeducativas. Segundo Guarany, a equipe que deveria fazer a segurança patrimonial está exercendo a função de agentes de medidas socioeducativas e, na terça-feira, 17, teriam realizado ações com os internos, exatamente ações que estavam suspensas durante a greve justamente pela falta de condições devido ao pequeno efetivo que está atuando na unidade.
Segundo Guarany, um policial militar e o pessoal da segurança patrimonial retiraram os internos das alas e permitiram que eles passassem um período na quadra. No dia seguinte, na quarta-feira, 18, os agentes de medidas socioeducativas observaram comportamento suspeito e realizaram a tradicional revista, momento em que encontraram a maconha e os aparelhos de telefone celular, segundo informou o presidente do Sindasse.
Em nota a assessoria de comunicação da Fundação Renascer informou que "a diretoria executiva da Fundação Renascer confirma a evasão de dois socioeducandos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), ocorrida por volta das 4h48 da manhã desta quinta-feira, 19. O ato de insurgência aconteceu na ala 07, onde havia 13 adolescentes, dos quais somente quatro aderiram ao movimento, sendo que dois foram reapreendidos pelos agentes de segurança ainda dentro da unidade.
Durante o ocorrido, oito agentes estavam de plantão e na tentativa de impedir a evasão, dois profissionais foram feridos pelos internos, ocasionando fraturas no antebraço e na parte frontal da cabeça, respectivamente. Ambos foram encaminhados de imediato para o atendimento médico, a princípio na Unidade de Saúde da Fundação, anexa à unidade, e posteriormente encaminhados ao hospital. Ao retornar, foram também atendidos pelo psicólogo da instituição.
A diretoria também esclarece que na última terça-feira o coordenador de segurança interino, Alzot Trindade, juntamente com o agente de segurança supervisor do plantão, entenderam que havia necessidade de permitir a atividade física na quadra esportiva para os internos da ala 01, em virtude do longo período de contenção devido à greve dos agentes de segurança.
Os celulares e drogas encontrados na noite de ontem, quarta-feira, durante o procedimento padrão de revista, estavam divididos entre as alas 07 e 08. A unidade conta atualmente com 90 internos. O procedimento administrativo será aberto para avaliar a ocorrência e os dois internos reapreendidos foram encaminhados para exames no Instituto Médico Legal (IML)"
Por Cássia Santana
http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=149366
Nenhum comentário:
Postar um comentário