sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fundação Casa inaugura centro Feminino na capital



CASA inaugura centro feminino na capital

CASA inaugura centro feminino na capital

O local levará o nome de Ruth Pistori, uma das fundadoras da Pastoral do Menor e ativista na defesa dos direitos da criança e do adolescente

A presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, inaugura na próxima segunda-feira (27 de maio), a partir das 11h, mais um centro socioeducativo na capital paulista, localizado no bairro do Bom Retiro, região central. Destinado ao atendimento exclusivo de jovens do sexo feminino, o CASA será nomeado Ruth Pistori, em alusão à cofundadora da Pastoral do Menor, falecida em março de 2011.

INAUGURAO_NAI_FRANCA_270810_EL_202_WEB“É uma singela homenagem a uma grande mulher, assistente social, que durante anos lutou pela garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, explica a presidente. Ruth integrou a comissão redatora do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao lado de juristas e da Irmã Maria do Rosário, também fundadora da Pastoral. A religiosa estará na cerimônia de inauguração.

“Com mais este centro, damos continuidade à política de descentralização do atendimento do Governo do Estado de São Paulo, iniciada em 2006”, acrescenta Berenice. Ao todo, são 64 centros socioeducativos construídos no período.

Isso é parte de todo o processo de reformulação do atendimento da Fundação CASA que, entre outros resultados, alcançou a redução do índice de reincidência na internação de 29%, em 2005, para 13,5%, em 2013.

A mudança institucional pautou-se no cumprimento integral do ECA e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), quando este ainda era apenas uma orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Desde 2012, o sistema foi normatizado na Lei Federal 12.594.

Sobre o CASA Ruth Pistori
INAUGURAO_CASA_RUTH_PISTORI_FEMININA_5_WEB
INAUGURAO_CASA_RUTH_PISTORI_FEMININA_21_WEB
INAUGURAO_CASA_RUTH_PISTORI_FEMININA_27_WEB
O CASA tem capacidade para atender 74 adolescentes, de 12 a 21 anos incompletos, sendo seis vagas destinadas ao atendimento inicial (os cinco primeiros dias do processo socioeducativo, previsto no artigo 175 do Estatuto) e 68 na internação provisória (artigo 108 do ECA, que é o período de até 45 dias que aguarda a sentença do Judiciário). No local há duas vagas destinadas a jovens com deficiência.

Todas da internação provisória passam por um diagnóstico polidimensional, a fim de compreender seu histórico pessoal e familiar, nas áreas social, de saúde e pedagógica, para se traçar, posteriormente, caso haja internação ou semiliberdade, as estratégias a serem abordadas no plano individual de atendimento (PIA).

No local, as jovens terão atividades diárias, mas adaptadas à realidade de uma adolescente que aguarda, a qualquer momento, a decisão judicial. Elas terão atividades escolares, de arte e cultura e de esportes, além da atenção psicossocial.

Escolares: para que haja garantia da escolarização, a Fundação CASA tem parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que por meio das diretorias de ensino, determina as escolas vinculadoras próximas aos centros de atendimento socioeducativo, abertura de classes, atribuição de professores, material didático e pedagógico, de modo a garantir a matricula e a elevação de escolaridade dos alunos/internos da Instituição.

Na internação provisória aplica-se o Programa de Educação e Cidadania (PEC), cujos conteúdos são interdisciplinares, sem designar uma disciplina específica (Língua Portuguesa, Matemática, entre outros), e trabalhados pelos professores com início e término no mesmo dia, uma vez que nessa medida socioeducativa a jovem aguarda a sentença judicial, que pode ser decretada a qualquer momento, por até 45 dias.

Arte e Cultura: as adolescentes têm intenso contato com conteúdo de arte e cultura, cujos objetivos são a capacitação e formação humana. A ideia é promover atividades pedagógicas por meio de oficinas conectadas as várias manifestações culturais nacionais e internacionais e as mais variadas linguagens artísticas, das quais muitos desses jovens jamais tiveram acesso.

Esporte: às adolescentes que estão na Fundação CASA também é garantida a prática desportiva. Ela segue um calendário de campeonatos estaduais, que acontecem fora do centro socioeducativo (para quem está na internação), além dos que são realizados internamente. Dentre eles, o de futebol de campo e salão, o de vôlei, o de basquetebol e o de handebol. O maior evento esportivo é a Olimpíadas da CASA, que chegou a reunir mais de 1.000 jovens no Ibirapuera em 2011.

Inauguração do CASA Ruth Pistori
Data: segunda-feira, 27 de maio de 2013, às 11h
Local: Centro de Atendimento Socioeducativo Ruth Pistori
Endereço: Avenida do Estado, 1.949 – Bom Retiro – São Paulo/SP

FONTE:
Home - Fundação CASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário