sábado, 6 de abril de 2013

Menores fogem da Fundação Casa em Itaquaquecetuba


Dezessete adolescentes arrombaram o portão; 12 foram recapturados.
Coordenador de segurança foi rendido e agredido com pedaços de pau.


Menores fugiram pelo portão da frente da Fundação Casa de Itaquaquecetuba (Foto: Reprodução/TV Diário)
Menores fugiram pelo portão da frente da Fundação
Casa de Itaquaquecetuba (Foto: Reprodução/TV Diário)

A unidade II da Fundação Casa de Itaquaquecetuba, Região Metropolitana de São Paulo, teve o portão arrombado na tarde deste sábado (6). Por volta das 16h, dezessete internos saíram pela frente da instituição após uma confusão ainda não esclarecida. No final do ano passado, seis adolescentes escaparam pelo teto da unidade I, no Jardim América.

Na tentativa de impedir a fuga, o coordenador de segurança foi rendido e agredido com pedaços de pau. A Fundação ainda informou que o funcionário foi levado ao hospital e passa bem. Nenhum interno se feriu.
A Polícia Militar, com a ajuda de dois helicópteros, fez buscas no local atrás dos internos. Até às 19h30, doze adolescentes tinham sido recapturados. A polícia continua na região atrás dos cinco fugitivos. O centro socieducativo tem capacidade para 30 jovens e recebe infratores com idade entre 12 e 21 anos. A Corregedoria Geral da Fundação Casa foi acionada e irá instaurar um inquérito para apurar os motivos da fuga.


http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/04/menores-fogem-da-fundacao-casa-em-itaquaquecetuba.html





Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Fundação, os menores começaram a se rebelar e renderam parte da equipe de plantão no local. Um agente, cuja identidade não foi divulgada, acabou agredido.


A abertura do processo tem por objetivo definir o que facilitou a fuga dos menores que cumpriam medidas socioeducativas.

As fugas da Fundação, em Itaquá, são comuns. Em pouco mais de 9 meses foram, pelo menos,  4 ocorrências. Em junho passado, 15 fugiram aproveitando um descuido de funcionários que faziam a transferência dos adolescentes entre quartos. Em 18 de agosto, mais 3 fugiram, após renderem com uma barra de ferro um agente. Já no dia 18 de novembro, 6 internos escaparam.



http://odiariodemogi.inf.br/policia/policia/14032-adolescentes-fogem-da-fundacao-casa.html


Veja o Video do Programa do DATENA





2 comentários:

  1. Na tentativa de capturar os foragidos a policia agiu com violência até mesmo contra alguns moradores da região. Falo por experiência própria, dois que foram capturados invadiram minha casa e eu não pude fazer nada para impedir, algum vizinho que viu a ação dos rapazes informou a policia e eles entraram na minha casa e me acusou de estar acobertando foragidos em minha casa e me agrediram.
    Fica uma dúvida, valeria a pena eu me arriscar em entregar os rapazes e possivelmente ser mantido como refém? Acho que não né!

    Algo que chamou a atenção também foi a "demora" da policia para cercar o local. Somente após 15 min que os "menores" fugiram e passaram próximo a minha casa é que eu fui ver a primeira viatura. Eu creio que só conseguiram capturar os 12 porque eles permaneceram escondidos próximos a Fundação Casa, pois pela demora da ação já poderiam estar se evacuando através de ônibus ou veículos roubados para outras regiões.

    ResponderExcluir
  2. Situação previamente anunciada e menosprezada pelo coordenador de segurança! Que pena!

    ResponderExcluir