sábado, 6 de abril de 2013

Após fuga Instituto sócio-educativo do ES tem novo presidente



Leonardo Grobbério deu lugar Lindomar José Gomes, no Iases.
54 internos fugiram em Linhares e secretário criticou administração.



O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) informou que Leonardo Grobbério deixa a função de diretor-presidente e, a partir deste sábado (6), assume o cargo interinamente, o atual diretor-administrativo financeiro do órgão Lindomar José Gomes. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), informou que Leonardo solicitou ao governador Renato Casagrande a exoneração do cargo por motivos pessoais.

Rebelião
Cinquenta e quatro internos do Iases, em  Linhares, no Norte do Espírito Santo, fugiram durante uma rebelião na manhã desta sexta-feira (5). O órgão abriga 150 menores infratores na região. De acordo com a polícia, os adolescentes usaram barras de ferro, de aproximadamente 15 quilos, para abrir os portões e ameaçar funcionários. Nove adolescentes foram recapturados pela polícia. Os militares realizam buscas para encontrar os fugitivos. O Secretário Estadual de Justiça, Sérgio Alves Pereira, afirmou que a rebelião é inadmissível e determinou uma apuração rigorosa dos fatos.
O Secretário Estadual de Justiça, Sérgio Alves Pereira, atribui essas fugas à má administração da unidade "A falha é da gestão do Iases, que não preparou os agentes para o exercício das atividades. A coordenação da unidade tem que ter uma visão, além de pedagógica, voltada para a segurança. Tem pessoas sob a sua custódia. Uma visão puramente pedagógica provoca momentos como esse", disse.

Operação Pixote
No ano passado, o Iases foi alvo da Operação Pixote, da Polícia Civil, que apurou a violação de recursos públicos e de direitos humanos órgão, que é responsável pela reabilitação de adolescentes em conflito com a lei. De acordo com o delegado, uma associação de desenvolvimento e inclusão social era favorecida na assinatura de contratos e convênios de prestação de serviços nas unidades de internação de Cariacica, na Grande vitória, e em Linhares, Norte do estado. Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão.

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/instituto-socio-educativo-do-es-tem-novo-presidente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário