sábado, 10 de março de 2012

Rebelião São Vicente

Créditos: Bruno Miani

A rebelião na Fundação Casa de São Vicente, ocorrida na noite desta sexta-feira, deixou agentes e adolescentes internos feridos. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o conflito terminou pouco depois da 0h deste sábado com um saldo de 11 feridos - seis funcionários e cinco internos.

No entanto, segundo informações extra-oficiais de um agente da instituição, que sofreu fratura e necessitou de pontos na cabeça, os números são diferentes. No total, 11 agentes teriam se ferido no incidente.

Tudo começou quando um grupo de 27 adolescentes - dos 92 internos - rebelaram-se em uma das unidades de internação, onde ficam os menores que já foram sentenciados. Este setor é considerado de alta periculosidade.

O tumulto se iniciou durante a troca de turno, perto das 20 horas de sexta-feira, quando eles começaram a jogar pedras em direção ao muro. Os internos também estavam armados com barras de ferro e atearam fogo em colchões e cadeiras. A ação terminou na madrugada deste sábado.

Conforme informações extra-oficiais de funcionários, antes das 20h50 uma equipe da Fundação, com cerca de 20 agentes que atuam em casos de crise, entrou na unidade com spray de pimenta, capacetes e escudo balístico.

A instituição afirma que há 15 dias um tumulto menor já havia sido controlado durante a refeição.

Os cinco funcionários feridos foram encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Frei Galvão, em Santos, onde receberam atendimento e foram liberados. Os internos também foram encaminhados ao mesmo local, e, segundo a Fundação Casa, já retornaram à instituição. Nenhum deles conseguiu fugir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário