sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Interno é espancado até a morte em unidade do Iases em Linhares

Vítima, de 20 anos, deu entrada na Unis na terça-feira e foi assassinada no dia seguinte. O crime teria sido cometido por companheiros de alojamento do rapaz.

Um interno foi espancado até a morte, na noite desta quarta-feira (30), na Unidade de Internação Socioeducativa da Regional Norte (Unis Norte), em Linhares, no norte do Estado. O crime teria sido cometido por companheiros de alojamento da vítima, que tinha 20 anos e cumpria medida socioeducativa na unidade.



De acordo com o diretor de Ações Estratégicas do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Jeremias dos Santos, a vítima deu entrada na Unis de Linhares na terça-feira e foi morta no dia seguinte. Segundo o diretor, após todo procedimento de rotina, o rapaz foi levado para um alojamento com outros três internos.

De acordo com a Polícia Civil, os três suspeitos - dois maiores e um adolescente - foram encaminhados para a Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares.

José Paulo Moraes Filho e João Henrique Inácio da Silva foram autuados em flagrante por lesão corporal seguida de morte e foram encaminhados ao presídio. Já o adolescente foi autuado pelo ato infracional análogo ao crime de lesão corporal seguida de morte e reconduzido ao Iases.

Ainda segundo a PC, o caso continua sob investigação da DCCV de Linhares. O corpo da vítima foi liberado e o laudo com a causa da morte ficará pronto em um período de 15 a 20 dias.

Superlotação

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores do Atendimento Socieducativo do Espírito Santo (Sinases), Bruno Dalpiero, no momento do crime a unidade tinha 201 internos, sendo que o local tem capacidade para receber 90 adolescentes.

Ainda de acordo com Dalpiero, o atual quantitativo de servidores na unidade não é capaz de manter a rotina no local, nem mesmo com 90 internos. O presidente do Sinases disse também que esse é o terceiro ou quarto caso de morte em seis anos, na unidade de internação de Linhares.

Sobre a superlotação da Unis de Linhares, Jeremias dos Santos confirma que o atual número de internos no local realmente é superior à sua capacidade, mas não soube informar a quantidade exata de menores infratores na unidade. Segundo o diretor, o Iases tem buscado soluções para amenizar a situação na unidade.

"Vale ressaltar que o fato em si não tem relação com essa situação de a unidade possuir um número de internos maior que sua capacidade inicial. O rapaz agredido estava um ambiente apropriado. O alojamento tem capacidade para quatro internos e no local estavam a vítima e mais três internos, da mesma faixa etária", frisou.

Jeremias dos Santos informou também que o Iases lamenta o ocorrido e que está prestando apoio à família da vítima. Disse também que estão sendo reunidos documentos e imagens de videomonitoramento para que seja aberta uma investigação interna, que visa apurar possíveis falhas de procedimento na unidade.

http://m.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2016/12/interno-e-espancado-ate-a-morte-em-unidade-do-iases-em-linhares.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário