sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Novo presidente da Funase quer reduzir número de jovens internados

Roberto Franca tem 60 dias para apresentar plano de reestruturação.
Em entrevista ao Bom Dia PE, gestor defendeu unidade para maiores.

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), entidade do governo estadual responsável pela gestão das unidades de internamento de jovens infratores, deve passar por uma grande reestruturação. O presidente do órgão, Roberto Franca, disse, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (4), que pretende reduzir o número de adolescentes internados para evitar novas rebeliões e tumultos.

click na foto abaixo e assista o video no site G1


“Nós temos duas ações que devem ser iniciadas simultaneamente. Uma é para resolver os problemas internos da Funase, temos que dar uma agilidade para corrigir esses problemas que ocorreram (as rebeliões registradas nos últimos meses). E a outra é trabalhar fora da Funase, para evitar um internamento de jovens inadequados”, afirmou.

O gestor, que tomou posse na quinta-feira (3), tem 60 dias para apresentar à população um plano de reformulação dos centros de ressocialização. “Temos que procurar o apoio da sociedade civil, do Ministério Público, da magistratura, para que o jovem internado passe o menor tempo possível. Nós temos a responsabilidade de preservar a vida dos internos, mas sabemos que são condições adversas pela própria perda da liberdade”, comentou.

Franca também defendeu a construção de uma unidade específica para maiores de 18 anos. “Porque não é conveniente ter jovens de 14, 15 anos junto com maiores de 18 até 20 anos. Mas, nesses 60 dias, eu pretendo conhecer melhor a realidade da Funase. Ela cresceu muito, tem 25 unidades”, declarou.

Para diminuir a população de internados, Roberto Franca acredita que é preciso investir na prevenção. “Não é objetivo nosso ampliar exageradamente a estrutura da Funase, mas reduzir os jovens internados, com ações preventivas, procurando, por exemplo, serviços de liberdade assistida. O juiz não desinternará se não houver uma alternativa eficaz fora das unidades”, argumentou.

O presidente também prometeu buscar parcerias com as prefeituras para que essas ações de ressocialização sejam realizadas. “Eu vou fazer um grande trabalho com os prefeitos eleitos para que implantem programas sociais que permitam ao juiz desinternar essas crianças com segurança e com responsabilidade”, reiterou.

Rebeliões
Nos últimos meses, Pernambuco tem registrado tumultos e rebeliões em unidades de atendimento socioeducativo. No dia 30 de outubro, sete jovens morreram após uma confusão em Caruaru, no Agreste.

Cinco dias antes, ocorreu outra rebelião, mas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, distante 98 quilômetros do Recife. A confusão deixou quatro jovens infratores mortos, além de outros feridos. Em setembro, ao menos 12 jovens fugiram após um motim na mesma unidade.

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/11/novo-presidente-da-funase-quer-reduzir-numero-de-jovens-internados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário