segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Rebelião e fuga de 45 internos da Fundação CASA Mongaguá

Grupo de 45 adolescentes foge da Fundação Casa em Mongaguá, SP

Funcionários ficaram reféns dos jovens na noite deste sábado (6).
Quatro menores foram encontrados em uma área de mata próximo ao local.

Um grupo de 45 adolescentes fugiu da Fundação Casa em Mongaguá, no litoral de São Paulo, na noite deste sábado (6). Quatro deles foram recapturados. O caso é investigado pela Corregedoria da Fundação e pela Polícia Militar.

Fundação Casa em Mongaguá, litoral de São Paulo (Foto: Reprodução / TV Tribuna)
Segundo informações da Polícia Civil, os menores fizeram funcionários reféns durante a noite.

 Eles retiraram uma janela do prédio para quebrar o muro da unidade e conseguiram fugir. Os funcionários que ficaram reféns dos jovens sofreram lesões e escoriações leves, mas não precisaram de encaminhamento ao hospital.

Quatro adolescentes que fugiram foram encontrados na mata próximo ao local pela Polícia Militar e foram apreendidos. A PM ainda realiza buscas na área para tentar encontrar outros jovens.

Por meio de nota, a Corregedoria Geral da Fundação Casa afirmou que já instaurou sindicância para apurar as circunstâncias da fuga. O prazo para o término da investigação é de 90 dias. Os adolescentes envolvidos, ao serem recapturados, passarão por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD). O Judiciário e os familiares serão informados da ocorrência.

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2016/08/grupo-de-45-adolescentes-foge-da-fundacao-casa-em-mongagua-sp.html

O distúrbio teve início no pavimento superior. Internos escovavam os dentes e renderam três funcionários que os acompanhavam. Em seguida, os infratores tomaram as chaves das vítimas e as trancaram no dormitório nº 14.

Dois vigilantes e uma agente de apoio perceberam o ataque aos colegas e tentaram conter os internos fechando a porta de uma sala. Na tentativa de fechar a porta de outra sala, um dos vigilantes foi impedido e começou a rebelião.
Cadeiras, lâmpadas e mesas foram quebradas. Os internos ainda arrancaram uma grade e danificaram uma parede dos fundos da unidade. A parte elétrica também foi destruída, segundo informou a direção da Fundação Casa.

SITUAÇÃO CRÍTICA - O momento mais tenso foi quando um adolescente utilizou uma perna de cadeira como arma e a encostou na garganta de um funcionário. Simultaneamente, outros dois infratores ameaçaram incendiar o corpo do servidor.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e se dirigiram à unidade, localizada na Rua Marisco, no Balneário Cavalo Marinho. Dos 45 fugitivos, 31 são adolescente e 14 já possuem mais de 18 anos, mas cumprem medida socioeducativa de internação.

Durante buscas pela mata nas imediações da Fundação Casa, policiais militares recapturaram quatro foragidos. A Corregedoria Geral da instituição instaurou sindicância para apurar as circunstâncias da fuga. O prazo para o término da investigação é de 90 dias.

Três agentes ficarem feridos, mas sem gravidade. Os internos envolvidos no caso terão as suas condutas analisadas por uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD). Os seus familiares e o Judiciário serão informados da ocorrência.

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/detentos-da-fundacao-casa-de-mongagua-fazem-rebeliao/?cHash=09768b39975e3e873d878a91e82ebd02

Um comentário: