segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Nove jovens são hospitalizados após fogo em unidade para infratores no Rio

Nove jovens que estão internados na Escola João Luiz Alves, instituição para menores infratores na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, foram hospitalizados nesta sexta-feira após ficarem feridos em incêndio na unidade. A informação foi passada para o WhatsApp do EXTRA (21 99644-1263) e confirmada pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase), João Luiz Pereira Rodrigues. A instituição afirma que o fogo foi originado de um motim. Dois agentes de segurança foram medicados pois inalaram muita fumaça.

Os agentes entram no local do incêndio
Segundo João Luiz, por volta das 11h os adolescentes atearam fogo num colchão num dos alojamentos. O fogo saiu do controle. Os agentes de segurança conseguiram controlar as chamas e socorrer os garotos.
- Foi um princípio de motim. Um desses meninos está em estado gravíssimo, com risco de morte - disse João.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, a situação na João Luiz Alves está precária em virtude da superlotação.
- São cerca de 120 vagas e tem 400 menores internados. Essa é uma tragédia anunciada. Esse lugar é uma bomba-relógio, vítima da negligência do governo.

As chamas foram controladas e os menores, socorridos ao hospital

Um vídeo mostra a movimentação dos agentes no corredor do alojamento onde o colchão foi incendiado e chamas altas saindo da porta. A assessoria de imprensa do Novo Degase foi procurada informou que "adolescentes de dois alojamentos da unidade de internação provisória Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, fizeram um tumulto na manhã desta sexta-feira (05/08) e atearam fogo em um colchão. A direção da unidade, juntamente com os agentes socioeducativos, conseguiram controlar rapidamente a situação isolada.

Jovens aparecem feridos após o fogo

Nove adolescentes em conflito com a lei ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Souza Aguiar para receber atendimento médico. Afirmamos também que foi realizado o registro de ocorrência na delegacia local para a devida apuração do caso. Ressaltamos que a situação na unidade está normalizada".

O alojamento destruído pelas chamas

Morre interno ferido durante incêndio em unidade do Degase

Um dos nove internos da Escola João Luiz Alves, na Ilha do Governador, que deu entrada na sexta-feira no Hospital municipal Souza Aguiar ferido em um incêndio na unidade para menores infratores, faleceu na manhã deste sábado. 

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Saúde, que não deu mais detalhes.
Segundo o órgão, o jovem não resistiu aos ferimentos. O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) informou que está prestando o auxílio necessário aos familiares do adolescente.
Ainda de acordo com informações do Degase, o incêndio foi originado por um motim. Os jovens atearam fogo num colchão de um dos alojamentos. As chamas foram controladas por agentes de seguranças, sendo que dois deles precisaram receber cuidados médicos por terem inalado muita fumaça.
O motim ocorreu na manhã de sexta-feira. A direção do Degase informou que agentes soecioedudativos foram acionados e conseguiu controlar a situação.

http://extra.globo.com/casos-de-policia/nove-jovens-sao-hospitalizados-apos-fogo-em-unidade-para-infratores-no-rio-19859620.html#ixzz4GTkH4D4J

http://extra.globo.com/casos-de-policia/morre-interno-ferido-durante-incendio-em-unidade-do-degase-19868792.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário