sexta-feira, 8 de julho de 2016

Funcionários da Fundação Casa recorrem à Justiça após rebeliões

Advogado diz que número de agentes é insuficiente para segurança.
Instituição informou que rebeliões em Botucatu estão sendo investigadas.

 Com medo de novas rebeliões, funcionários da Fundação Casa de Botucatu (SP) recorreram à Justiça para pedir providências ao juiz da Vara da Infância e Adolescência. A unidade foi alvo de duas rebeliões em menos de um mês e os agentes que trabalham no local temem pela segurança.

“As rebeliões aconteceram porque os agentes não têm condições de exercer um controle efetivo sobre os menores. Nós confiamos e encaminhamos ao judiciário local e queremos que eles apontem as soluções para as denúncias apresentadas”, explica o advogado Leandro Gorayb, que representa os servidores. Ainda segundo Gorayb, quatro agentes fazem a segurança do local à noite e esse número é insuficiente.

“A quantidade de agentes que tem é correspondente a metade do que é necessário. Ressalto que não é só segurança interna, também não há segurança externa na unidade, que é isolada da cidade. Estamos advogando uma causa extremamente clara, não dá para quatro agentes cuidarem de 60 internos. O que nós queremos é que sejam cumpridas as regras, a Sinase (Sistema Nacional de Desenvolvimento Socioeducativo), que garante a segurança dos menores e dos agentes, interna e externamente, para que se evite rebeliões.”

Em nota, a assessoria de imprensa da Fundação Casa informou que a instituição baseia o seu atendimento nas diretrizes previstas no estatuto da criança e do adolescente e no Sinase. Segunda a nota, as duas situações ocorridas nos dias 4 e 28 de junho estão sendo rigorosamente investigadas pela Corregedoria Geral da Fundação Casa.
Atualmente, há 56 servidores em Botucatu que executam a medida socioeducativa, além de sete gestores. Ainda segundo a assessoria, desde a mudança institucional, ocorrida em dezembro de 2006, a instituição oferece aos jovens atividades em educação formal, arte e cultura, educação profissional básica, esporte e lazer, assim como promove a convivência comunitária por meio de iniciativas externas, especialmente com o apoio da comunidade.
Rebeliões
Duas rebeliões foram registradas na Fundação Casa de Botucatu em junho de 2016. No dia 28, um funcionário ficou ferido depois de se envolver em um desentendimento com dois menores. De acordo com informações passadas pelos agentes penitenciários à administração da Fundação Casa, os menores agrediram o funcionário com uma faca artesanal. Ele ficou com o rosto ferido e foi levado à unidade hospitalar.
Funcionários da Fundação Casa controlaram a situação e a Polícia Militar não foi acionada para atender o caso, que também não foi registrado na delegacia de Polícia Civil.
No dia 4 de junho também foi registrada uma ocorrência de desentendimento entre funcionários e adolescentes da Fundação. Alguns móveis e objetos da sede foram quebrados.
De acordo com a Polícia Militar, dois funcionários e um interno ficaram feridos na confusão. O grupo de intervenção rápida da unidade foi acionado para conter internamente os envolvidos.

Funcionários da Fundação Casa pedem mais segurança (Foto: Reprodução / TV TEM)

 http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/07/funcionarios-da-fundacao-casa-recorrem-justica-apos-rebelioes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário