quinta-feira, 14 de julho de 2016

Agentes do DEGASE são ameaçados de morte e agredidos por internos

Por volta das 10:30 desta terça feira (12/07), durante procedimento de transferência de internos entre unidades, dois Agentes do DEGASE foram cercados ao chegarem na unidade da Penha (CRIAAD). Os Agentes estavam encaminhando um interno da unidade João Luiz Alves, na Ilha do Governador. 

De acordo com um dos Agentes, ao chegarem no local para entregar o adolescente que estava recebendo a progressão de medida de internação para semiliberdade, houve um problema com a documentação do menor, o que ocasionou a não recepção do mesmo por parte da unidade de semiliberdade. 

Neste momento, jovens que cumpriam medida no local, insatisfeitos com a recusa da unidade em receber o menor e irritados com o retorno do mesmo para a unidade de internação, passaram a hostilizar os Agentes que conduziam o jovem, afirmando que ele não iria retornar com eles.

O grupo de menores, que estava no estacionamento da unidade – local proibido para circulação de internos – se juntou e cercou os dois Agentes, afirmando que só sairiam dali mortos. Um dos internos chegou a pegar um cabo de vassoura e quebrar, tentando perfurar a barriga do Agente em seguida. Após a agressão, os Agentes conseguiram sair da unidade com o jovem, retornando para a unidade de origem. Os Agentes foram encaminhados ao hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, onde foram atendidos. Após o atendimento, os dois foram até a 22DP (Penha), onde registraram a ocorrência. Na quarta feira (13/07), os dois comparecerão ao IML, onde será feito o exame de corpo de delito. Imagens das câmeras de segurança do local podem ter filmado a ação dos infratores, que segundo os Agentes, pareciam estar drogados.

Somente no mês de Junho, dois assaltos foram cometidos na unidade. No dia 01/06, funcionário do posto de saúde que fica ao lado da unidade, tocou a campainha do local para entregar a carteira de um Agente, que teria sido furtada de sua mochila por um menor infrator no interior da unidade e arremessada por cima do muro em direção ao posto. Na ocasião, R$150,00 foram furtados. No dia 29/06, ladrões arrombaram a porta da sala de informática do local, levando cinco monitores e um projetor de imagens. No dia 25/05, dois menores que cumpriam medida na unidade, após serem liberados para passar o final de semana em casa, resolveram voltar e pular o muro da unidade, armados com facas, onde renderam e roubaram os celulares de dois Agentes do local.

Os Agentes do DEGASE não possuem porte de armas, apesar de haver Projeto de Lei na Assembleia Legislativa pretendendo conceder o direito aos Agentes, que são responsáveis pela segurança do sistema socioeducativo.

Criaad Penha

http://riocrime.com.br/agentes-do-degase-sao-ameacados-de-morte-e-agredidos-por-internos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário