
Tendo ciência da importância da instituição família ,esta que possui um papel imprescindível na vida do menor, visto que não se pode desprezar a sua contribuição no processo de desenvolvimento, proteção, socialização dos seus membros e transmissão de determinada cultura a estes, pois a família é o principal agente neste processo.
Mas nem sempre o menor recebe esta influência benéfica da sua família por conta de uma precariedade na estrutura desta.
A necessidade de um referencial na adolescência é importante na medida em que se constata, naquele período, a busca desesperada pelos adolescentes de modelos, que traduzam uma imagem daquilo que se quer ser no futuro, enfim, que possam dar uma idéia da vocação a ser abraçada.
Middendorff (1995) afirma que o meio ambiente mais importante do menor e da pessoa humana é a sua família, a primeira responsável por sua evolução: boa ou má. É a presença da família que determina em parte, a infra – estrutura da vida moral: o clima de bem estar do menor deriva da convivência familiar.
É certo que nem todos os menores que se encontram em conflito com a lei vivem nas condições de famílias desestruturadas e omissas, alguns até gozam de facilidades financeiras e boa convivência familiar.
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2568
http://www.unesp.br/aci/jornal/203/opiniao.php
O último trecho se ajusta muito à realidade presente nos cárceres socioeducativos : menores provenientes de familias de boa formação moral mas que seus filhos optam pela senda do crime.
ResponderExcluir