segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Servidores da Fundação Casa promovem audiência pública na Assembleia

Eles reivindicam condições de trabalho, salários dignos e concurso para contratação de novos funcionários



Servidores da Fundação Casa e representantes de sindicatos dos agentes socioeducativos de São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal participaram nesta sexta-feira, 11/12, de audiência pública para debater a segurança nas unidades da instituição e apresentar reivindicações.

Para os participantes, na maioria agentes socioeducativos, os problemas concentram-se na falta de funcionários no pátio, de diretrizes e de organização. Ou seja, a culpa é do Estado, por ser omisso. Eles se queixaram também da falta de apoio por parte da população e da mídia. A sociedade porque os vê como bode expiatório e a imprensa em geral porque acha que eles são culpados sempre que há rebeliões e tumultos. 



..."há unidades com três agentes, quando deveria haver dez. Em casos de tumulto e rebeliões, os funcionários saem machucados física e emocionalmente", e, num efeito dominó, os plantões, já poucos, diminuem mais ainda por falta de funcionários afastados " são 7.400 agentes socioeducativos no Estado de São Paulo.


Aline Salvador, dir. de Políticas Sociais
 do Sitraemfa/Sitsesp
Ao exibir VT com fotos de agentes agredidos ou feridos durante tumultos e rebeliões, Aline Salvador, dirigente de Políticas Sociais do Sitraemfa/Sitsesp, enfatizou que "os adolescentes não têm culpa e nem deveriam estar nessas unidades, se o Estado reformulasse o plano socioeducativo atualmente em prática, de modo que os agentes não fossem punidos".

O Estado de São Paulo concentra quase 40% dos adolescentes em conflito com a lei, o equivalente a nove mil infratores, de um total de 25 mil em todo o País.



Armas para os agentes 

Cristiano Torres Dantas, presidente do Conselho Nacional dos Socioeducadores (Conasses), disse que esse conselho surgiu para defender pautas de âmbito nacional. Citou como exemplo o porte de arma para o agente socioeducativo, viável se houvesse uma reformulação no Estatuto do Desarmamento, ou a regulamentação do cargo, como a legislação vigente para psicólogos e pedagogos que trabalham nas unidades. Dantas adiantou que a aposentadoria diferenciada para os que trabalham no sistema socioeducativo é outra bandeira do Conasses.

Ao falar especificamente sobre segurança, o agente Bruno Minelli Dalpieri, presidente do Sindicato dos Agentes Sócioeducativos do Espírito Santo (Sinases), defendeu o uso de armamento não letal. Opinou que cabe ao Estado proteger os trabalhadores dentro e fora do sistema porque os adolescentes envolvidos com a lei não são os mesmos de dez ou quinze anos atrás. "Há chefes de tráfico de drogas de 17 anos", denunciou. Corroborando as palavras de Dalpieri, Dantas relatou casos de agentes socioeducativos afastados por falsa simulação de espancamento. "Os adolescentes sabem que a palavra deles é a que vale", assinalou.


veja na integra
http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=369224

4 comentários:

  1. ESTÁ NA HORA DA SOCIEDADE E DA MÍDIA PARAR DE ESCUTAR E A FUNDAÇÃO. ESCUTE A NÓS QUE ESTAMOS LÁ DENTRO NO DIA DIA.
    A MÍDIA SEMPRE VAI COLOCAR INTERNOS APANHANDO OU SE RECUPERANDO SE É QUE SE RECUPERA ALGUÉM LÁ POIS EU ESTOU DESCRENTE DISSO MAS SEMPRE FAÇO MINHA PARTE. QUERIA QUE A #$%@¨DA PRESIDENTA VALORIZASSE MAIS OS FUNCIONÁRIOS AO INVÉS DE FICAR NOS DIFAMANDO DE FORMA MENTIROSA E COVARDE NA MÍDIA PODRE E VENDIDA.

    ResponderExcluir
  2. A presidenta é covarde uma vez q sabe das dificuldades e apóia tudo o que o governador fala mesmo sabendo da situação precárias das fundações hoje são coniventes e covardes ao expor o Agentes.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkk... piada os adolescentes não tem culpa....
    fui ameaçado por um adolescente de 19 anos
    Ele disse pra mim, vou matar teus filhos, vou te sequestrar e te torturar até vc morrer....kkkkkkkkkkk Meu Deus que País é esse que vc não pode nem se defender, a saída é estudar para fazer concurso...

    ResponderExcluir
  4. outro dia comentei ... sabe que essa fundação foi feita pra não dar certo e toda ora dar novidades e toma dinheiro publico toma obra sem licitação ... e essa é uma verdade dura .. ja o agente que ali fica de refem sendo torturado e sofrendo pressão psicologica esses eles não estão nem ai ... pois so serve pro governo culpar alguem que ali esta ..ai o agente procura um psiquiatra pois ficou doente traumatizado ... um monte se afasta basta falar um pouco que passamos diariamente nessas cadeias e logo somos afastado ate o medico diz vcs são loucos .. e o estado não ta nem ai pois não faz nada pra resolver o problema ...o problema sim tem jeito ... tira toda a vigilancia contratada coloca os agentes mais antigos como forma de valorização na parte esterna esses sim ficariam ali com armas não letais para uma intervençao ou uma situação limite ... ja na area administrativa idem agentes de patio antigos de casa capacitam esses profissionais para que saiam do patio depois de uns anos ... sabe isso ia com certeza dar certo .. ja o interno que ali no patio estivesse ia falar .. meu aqui não da pra fugir pois se eu sair na externa tomo tiro de borracha .. ja o agente de patio acalmaria sua alma pois saberia que com um tempo iria para a parte esterna .... haaa tambem axo que tem muita gente aposentada que ja deu oque tinha que dar ... e respeito sim pois deveria receber uma aposentadoria digna idem salario da ativa com todos os beneficios dos ativos inclusive plano de saude ... axo que ja era o começo pra melhorar ....

    ResponderExcluir