domingo, 15 de novembro de 2015

Agentes frustram fuga em massa e quatro menores escapam em AL

Após princípio de rebelião, menores fogem da Unidade de Internação Masculina

Apesar do ocorrido, as visitas dos familiares seguem seu curso padrão

Ao identificar situações suspeitas no entorno da Unidade de Internação Masculina Extensão, no bairro Tabuleiro do Martins, agentes socioeducativos iniciaram ações de contenção para frustrar fuga em massa. 

A ação, que aconteceu na manhã deste sábado, 14, foi motivada pela circulação de um veículo suspeito nas proximidades da Unidade.


Quatro menores fugiram da UIM do Tabuleiro
Quatro menores fugiram da UIM do Tabuleiro
Além da atuação interna junto aos adolescentes, a abordagem ao veículo também foi foco de ação. Evitada a fuga em massa, em meio ao tumulto sete adolescentes conseguiram evadir, porém três foram recapturados pelos agentes. A Polícia Militar foi acionada para iniciar as buscas dos foragidos.

Segundo a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), o condutor do veículo envolvido na tentativa foi preso ao tentar fugir e acabou provocando um acidente envolvendo um veículo particular que transitava nas imediações.
Durante a tentativa de fuga, um dos adolescentes feriu-se e foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado. Não houve nenhum registro de agente ferido.

A situação já foi normalizada e as visitas dos familiares seguem seu curso padrão. A Sumese instalará os procedimentos legais para apurar as circunstâncias dos fatos ocorridos.

Para a Sumese, a atuação dos agentes e equipe de escolta, foi determinante para evitar a fuga em massa. As unidades de internação encontram-se em fase de conclusão de obras de adequação, reforma e ampliação, o que vai proporcionar novas vagas, aumentando a segurança das edificações e evitando situações como essas.

http://www.tribunahoje.com/noticia/160962/policia/2015/11/14/agentes-frustram-fuga-em-massa-e-quatro-menores-escapam.html

Internos em semiliberdade do CSE de Roraima roubam e espancam idoso

Homem de 78 anos foi assaltado e espancado; ele teve motocicleta levada.
Em nota, governo informou que trio saiu 'sem autorização' e admite roubo.

Um homem de 78 anos foi roubado e espancado nesta quarta-feira (11) nas proximidades da Cidade da Polícia, no bairro Canarinho, zona Leste de Boa Vista, por três internos do Centro Socioeducativo (CSE). Eles fugiram com a motocicleta da vítima. Em nota, o Governo do Estado admite a saída sem autorização e o envolvimento do trio no roubo.

Segundo um policial civil, os três suspeitos são do regime de semiliberdade e cumprem medidas disciplinares em uma casa na Cidade da Polícia, de onde fugiram. Lá funcionam ainda a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), o 1° Distrito Policial, a Delegacia Geral e demais departamentos da Polícia Civil.


Idoso foi assaltado pelos internos do CSE quando estava na rua (Foto: Arquivo pessoal)"Eles assaltaram o velhinho na rua, fizeram um buraco no muro para entrar, colocaram a motocicleta para dentro [da Cidade da Polícia], pegaram um capacete do sócio-orientador e saíram com o veículo passando pela guarita. Não sei exatamente quantos são [internos], mas deve haver muitos para o local ter até esse tipo de profissional", revela o policial.

Ainda segundo o agente, diversos adolescentes infratores cumprem medidas disciplinares nas dependências da Cidade da Polícia. "Eles fugiram e tomaram a moto do 'velhinho' e, não satisfeitos, levaram ele para dentro da Cidade. À beira de um rio, o espancaram. Ninguém viu", afirma.

O idoso teve hematomas no rosto e em outras partes do corpo devido às agressões. Ele foi socorrido e levado posteriormente ao 1° DP onde relatou o caso.

Internos saíram sem autorização
Em nota, a  Secretaria de Comunicação Social do Governo informou que nesta quarta-feira três internos da unidade de semiliberdade do CSE deixaram o local sem autorização. Eles teriam se envolvido no roubo de uma motocicleta, no entanto já foram localizados pela polícia, assim como o veículo, e foram encaminhados para as devidas providências.
Ainda de acordo com a nota, um dos envolvidos é maior de idade e vai passar pelos procedimentos de rotina para responder pelo crime. Os dois adolescentes foram conduzidos ao 1° DP acompanhados de um agente sócio-orientador e deverão ser responsabilizados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A nota esclarece também que a unidade de semiliberdade tem como proposta a ressocialização, educação e a busca pela autoestima dos adolescentes, que devem ficar abrigados em uma casa, como prevê o ECA.

"Durante o dia, os internos têm o direito de sair para trabalhar e à noite devem retornar para dormir, e recebem todo o suporte do governo", conclui a nota.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/11/internos-em-semiliberdade-do-cse-de-roraima-roubam-e-espancam-idoso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário