Agentes socioeducativos de todo país conseguiram uma reunião com Tadeu Filippelli que assumiu cargo na assessoria parlamentar da vice-presidência da República após a manifestação na manhã desta quarta-feira (21/10).
A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal (Sindsse), Cristiano Torres. Segundo ele, a reunião será por volta das 18h no Palácio do Planalto.
Os servidores pedem a valorização e reconhecimento da profissão, regulamentação do cargo, aposentadoria especial, porte de arma, investimentos estruturais no sistema e criação da Lei Orgânica Socioeducativa.
Cerca de 500 agentes socioeducativos de 27 estados brasileiros, além do DF, pararam as atividades nesta quarta-feira para reivindicar as demandas. O protesto começou as 9h com concentração no Museu da República. As 10h eles saíram em direção ao gramado principal do Congresso Nacional. Durante o percurso a Polícia Militar controlou o trânsito.
Torres alegou que o sistema socioeducativo passa por dificuldade em todo país. “Essa mobilização serviu para abrir os olhos das autoridades e da sociedade em relação as demandas dos profissionais que executam medidas socieducativas. O adolescente é o foco, mas as pessoas esquecem que sem condição de trabalho não há ressocialização”, ressaltou.
Segundo ele, existem no DF 1,4 mil agentes socioeducativos. No Brasil são 15 mil. “Hoje enfrentamos precarização, falta de efetivo, estados que não privilegiam concurso público para servidor e fazem contratos temporário que fragilizam o sistema, falta de material básico, como carro para escolta, fragilidade na segurança e estrutura das unidades, além de ausência de treinamento”, explicou.
O Correio entrou em contato com a vice-presidente da República.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/10/21/interna_cidadesdf,503359/agentes-socioeducativos-tem-reuniao-com-vice-presidencia-apos-protesto.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário