sábado, 3 de outubro de 2015

Agentes descobrem túnel em cela de Centro de Socioeducativo do AC

Flagra foi feito durante a manhã deste sábado (3), antes da visita de parentes.
Visita foi suspensa após tentativa de fuga dos jovens.

Agentes socioeducativos descobriram um túnel, com aproximadamente três metros, em uma das alas do Centro Socioeducativo Santa Juliana, que abriga adolescentes em conflito com a lei, em Rio Branco.

O buraco foi descoberto durante uma revista realizada na manhã sábado (3). Após a descoberta, a direção do local suspendeu as visitas temporariamente. A decisão causou transtorno aos parentes que aguardavam do lado de fora da unidade e diziam temer pela vida dos adolescentes.
Túnel foi descoberto dentro de uma das celas da ala C do Centro Socioeducativo Santa Juliana (Foto: Arquivo Pessoal)



De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Acre, Beto Calixto, os adolescentes estavam cavando quando foram abordados pelos agentes.

"Tinham entre 13 a 15 jovens dentro da cela, mas ninguém fugiu, pois conseguimos contê-los antes da fuga. Eles não conseguiram chegar à parte externa por pouco. O túnel estava bem feito, era uma construção muito bem planejada. Precisamos de mais segurança não só nesse centro, mas nos demais também", falou.

Ainda segundo Calixto, o governo já foi informado sobre a vulnerabilidade do Centro Socioeducativo Santa Juliana e sobre a necessidade de ser feita uma reforma no local. "A estrutura é antiga, lá antes funcionava uma delegacia, e, desde então, nunca foi feita uma reforma significativa no prédio para que nós possamos ter 100% de segurança", disse.

Ao G1, o diretor do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Rafael Almeida, informou que  existe a expectativa de que a construção de um novo centro seja feita em 2016. "Essa unidade é a mais antiga do estado, antes era uma delegacia e foi adaptada com o tempo. Temos um projeto arquitetônico para a construção de uma nova unidade, já temos o terreno e a previsão de uma emenda parlamentar para o próximo ano. Dois deputados federais vão ajudar na construção desse novo centro", falou.

Visita suspensa
A notícia da suspensão das visitas no período da manhã pegou um grupo de aproximadamente 30 familiares de surpresa. Algumas das mães conseguiram visitar seus filhos durante o primeiro turno de visitas, realizado às 7h. Os parentes ficaram aguardando do lado de fora da instituição para que os agentes realizassem a vistoria nas celas.

A dona de casa Maria das Graças, de 56 anos, conta que chegou às 7h, mas não conseguiu ver o filho de 17 anos. Ela explica que o lanche que trouxe para o filho estragou devido ao calor. “Estou muito preocupada. Queria que eles deixassem pelo menos a gente entrar e ver como nossos filhos estão. Algumas mães conseguiram entrar e falar com os filhos, eu não. Ouvimos nossos filhos gritando lá dentro”, conta, entre lágrimas.

A aposentada Antônia Soares, de 69 anos, disse que o neto de 17 anos é um dos 15 adolescentes instalados na Ala C, onde foi cavado o túnel. A avó conta que o neto avisou sobre a tentativa de fuga e que temia por sua vida, já que não compactuava com a atitude dos colegas. "Vim visitar meu neto e ele me falou do buraco dentro da cela dele. Ainda consegui falar com ele, entreguei o lanche e aí mandaram a gente sair. Ele disse que iria apanhar dos colegas”, lamenta.
Sobre a acusação dos familiares de que os jovens poderiam sofrer algum tipo de punição, Almeida explicou que pode ocorrer são punições administrativas, mas não violência contra os adolescentes. "Isso é inadmissível. Às vezes eles brigam entre si por estarem de lados opostos, mas de os agentes virem a bater nos adolescentes isso não ocorre e se ocorrer sempre são tomadas as devidas providências. A famílias podem ficar tranquilas", afirmou.

Em relação à suspensão das visitas, o diretor do ISE explicou que a primeira turma de famílias foi liberada para entrar no centro, pois os agentes ainda não haviam descoberto o túnel, mas, assim que foi detectada a possível fuga, as visitas tiveram que ser suspensas. "Temos uma equipe técnica que está dialogando com as famílias para explicar que esse procedimento é padrão nesse tipo de situação. As visitas podem ocorrer em outro dia, ou na parte da tarde, mas isso vai depender, pois o local está passando por vistorias", finalizou.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/10/agentes-descobrem-tunel-em-cela-de-centro-de-socioeducativo-do-ac.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário