Jovem é suspeito de fazer família refém durante assalto em Rio Branco.
Agentes socioeducativos encontraram um bilhete com pedido de resgate com um menor de 17 anos, interno do Centro Socioeducativo Santa Juliana, em Rio Branco. A apreensão ocorreu na tarde desta quinta-feira (15) durante uma revista de rotina nas celas do local.
No bilhete, o menor conta detalhes da rotina dos agentes, da falta de armas no local e aponta ainda o melhor lugar para os compassas entrarem. O jovem é suspeito de ter feito uma família refém no dia 30 de junho, no bairro Sobral, durante uma tentativa de assalto.
O bilhete, ao qual o G1 teve acesso com exclusividade, mostra que o jovem teme ser transferido para o município de Cruzeiro do Sul, a 648 km da capital, e por isso precisa ser resgatado. Ele diz também que conta com a ajuda dos 'irmãos do comando' para que o resgate seja realizado. O bilhete é direcionado a uma pessoa chamada pelo apelido 'Ninja'.
O jovem descreve ainda a rotina dos agentes dentro do Centro Socioeducativo, destacando qual melhor horário para fazer o resgate, hora em que os agentes estão dormindo e que nenhum funcionário utiliza armas dentro do local. O jovem afirma que apenas quatro pessoas conseguem retirá-lo da unidade
"Nenhum agente usa arma. Melhor resgate 12:00 da madruga (sic), melhor forma de entrar aqui por trás do Juventus. Eu confio em você Ninja (sic)", detalha.
O presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Acre, Betho Calixto, relata como o bilhete foi encontrado. Ele diz que a carta estava escondida na costura da blusa do jovem e provavelmente seria entregue durante a visita.
"Nós percebemos claramente que facções criminosas estão querendo se sobrepor à ordem das unidades, desestabilizar os plantões. O governo tem que reconhecer essas falhas, reconhecer o que está acontecendo dentro dos centros. Não podemos permitir que as ações descabidas dos infratores se sobreponha aos agentes", afirmou.
Calixto defendeu a postura dos agentes dentro da unidade. Ele diz que os funcionários fazem revezamentos para dormir, mas que sempre tem equipes de plantão. "Não se pode permitir que essas ações entre de encontro com as atividades realizadas dentro das unidades.Temos plantões que priorizam a segurança das unidades. Não é como está sendo cogitado nessa carta, foi colocado praticamente que os agentes dormem nos plantões e isso é uma situação descabida. Todos os agentes trabalham de forma estratégica para manter a segurança do local", afirma.
Ele revela que os agentes precisam de reforço para garantir a segurança na unidade. "Será encaminhado um oficio ao Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) para que eles tomem todas as medidas necessárias. Eles já estão cientes da situação, conhecem as deficiências que temos", finalizou.
Inquérito será aberto pela polícia
O diretor do ISE, Rafael Almeida, informou que já encaminhou o bilhete à Polícia Civil para que seja aberto um inquérito de investigação para atestar a veracidade do bilhete. Almeida destacou que a instituição descarta qualquer participação de facções criminosos dentro das unidades.
"Já encaminhamos esse bilhete à polícia para descobrir de onde surgiu esse material. A gente descarta a intervenção de facções criminosas nos Centros", afirmou.
Almeida enfatizou ainda que uma guarnição da Polícia Militar (PM-AC) faz a segurança dos funcionários da unidade. Ele afirma que será feito um pedido para que aumente o número de viaturas no local.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/07/em-bilhete-menor-apreendido-pede-resgate-e-detalha-rotina-de-agentes.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar&fb_ref=Default
Gestores: daqui, dalí, de Norte à Sul!!!! As respostas são sempre aquelas já decoradas. Sempre que surge alguma intercorrencia envolvendo menores infratores em Centros de internação. Como já disse as respostas são sempre idênticas. Olha que de SP ao Acre há uma grande distância hein. Que país é esse???? Que democracia é esta.
ResponderExcluir