Reféns são liberados e acaba rebelião em unidade da Fundação Casa em SP
Adolescente atearam fogo no pátio durante rebelião, encerrada às 14h50.
Instituição diz que 14 funcionários foram feitos reféns e quatro se feriram.
Terminou por volta das 14h50 desta quinta-feira (14) a rebelião envolvendo adolescentes na unidade da Vila Leopoldina da Fundação Casa, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo a instituição, 14 funcionários foram feitos reféns e quatro tiveram ferimentos leves.
A rebelião começou por volta das 13h. Os jovens quebraram vasos sanitários, carteiras, além de colocar fogo em colchões. Uma equipe negociou com os adolescentes, que aceitaram encerrar a rebelião. Não houve confronto.
Os jovens devem passar durante a tarde por uma avaliação na enfermaria da unidade, para verificar se tiveram ferimentos. Depois, serão recolhidos aos dormitórios. Segundo a Fundação Casa, os adolescentes "poderão sofrer sanções administrativas" por causa do tumulto.
Houve fogo no pátio e o Corpo de Bombeiros foi para o local. Adolescentes chegaram a caminhar pela unidade com barras de ferro nas mãos. A Polícia Militar foi acionada, mas ficou apenas do lado de fora da unidade.
Em entrevista à GloboNews, o corregedor da Fundação Casa, Jadir Pires de Borba, falou sobre as reivindicações dos jovens. "Não há indício que tenha havido uma organização prévia. Mesmo porque, o que eles pediam durante a negociação, era para não ter retaliação."
De acordo com a assessoria de imprensa, a "Corregedoria da Fundação Casa instaurou sindicância para investigar as circunstâncias da rebelião". A unidade tem capacidade para abrigar 150 adolescentes e tem 101 internos.
Rebelião na Fundação Casa na tarde desta quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Globo)
Refém é liberado na Fundação Casa (Foto: Marcos Bezerra/ Futura Press/Estadão Conteúdo)
Internos colocaram fogo em objetos no pátio da Fundação Casa (Foto: Reprodução/TV Globo)
Unidade fica perto da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste de SP (Foto: Reprodução/TV Globo)
E depois querem dar este misero aumento, VMS voltar a parar tudo, queremos segurança, dar hora banco só vai favorecer um Setor com sempre, VMS pensar um pouco.
ResponderExcluirEstava naquela falácia de PPP. Só agua com groselha aquelas palavras. Ali tive certeza quanta gente, mama nas tetas do governo. Quanta gente despreparada em funções de chefia. Servidor q é bom no pátio nada. Gso, regionais...Piada esses caras. Se tivesse servidor no pátio não precisava de tanto chefe.
ResponderExcluirAí funca, concordo q tem mto chefe mesmo, mas a gso ja me salvou nas negociações qndo tava de refem e os caras sao gente boa, ja amassaram mto barro no patik e sinda continua ajudando os irmaos como podem.
ResponderExcluir