O menor morreu depois que os internos começaram a bater na porta dos alojamentos. Ele passou mal, chegou a desmaiar, foi socorrido mas não resistiu
Os internos começaram a bater na porta dos alojamentos durante a madrugada Foto: TV Vitória |
Um adolescente, de 17 anos, morreu dento da Unidade de Internação Provisória (Unip II), em Cariacica, na madrugada desta segunda-feira (6). A informação foi confirmada pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
De acordo com o Iases, antes de morrer, o menor teria participado de uma movimentação com outros adolescentes que também cumprem medida socioeducativa na unidade. Eles começaram a bater na porta dos alojamentos.
Ainda segundo o instituto, no momento em que a situação estava sendo controlada, o adolescente apresentou sintomas de mal estar e desmaiou no local. Os agentes socioecucativos fizeram os primeiros socorros e encaminharam o menor para o Pronto Atendimento de Itacibá, mas ele não resistiu.
De acordo com os agentes socioeducativos, o adolescente tinha um histórico de pressão alta, o que poderia ter causado a morte.
O Iases informou que prestará todo o atendimento psicológico e social necessário à família do socioeducando, e o motivo que levou o adolescente a morte será apurado em necropsia.
Rebelião
Na última quinta-feira (2), um agente socioeducativo foi feito refém na Unidade de Internação Provisória (Unip II), em Cariacica, durante uma rebelião. A informação foi passada pelo Sindicato dos Servidores do Iases (Sinases).
http://www.folhavitoria.com.br/policia/noticia/2015/04/adolescente-morre-apos-passar-mal-dentro-de-unidade-socioedudativa-de-cariacica.html
Menores infratores fazem rebelião no Degase em Campos, RJ
Tumulto aconteceu na noite de domingo (5), na localidade de Itereré.
Situação foi controlada pelos agentes socioeducativos e não houve feridos.
Uma rebelião foi registrada na noite deste domingo (5), no Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
(Foto: Divulgação/Assessoria Novo Degase) |
"Eles vão responder a novo processo judicial, agora com ato infracional praticado durante o cumprimento da medida socioeducativa", esclareceu nota da assessoria de Comunicação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase).
A instituição adiantou também que vai construir duas novas unidades de internação provisória nos municípios de Campos dos Goytacazes (capacidade para 60 jovens) e Volta Redonda (40 adolescentes). O investimento, de aproximadamente R$14 milhões, que também será utilizado para realizar manutenções nas unidades, foi autorizado pela Comissão de Planejamento Orçamentário e Financeiro do Estado do Rio de Janeiro (COPOF) e também contemplará a reforma das outras unidades de internação.
As construções serão realizadas de acordo com a determinação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e seguirão o modelo das unidades de Volta Redonda e Campos, inauguradas em 2013.
Apreensões - Segundo o Novo Degase, nos últimos anos, o número de apreensões de adolescentes aumentou. Em 2008, 1.802 menores de 18 anos foram detidos. Entre 2010 e 2014, as apreensões aumentaram quase 300% e passaram de 2.806 para 8.308, contabilizando um acréscimo de 5.502 apreensões.
Confira as apreensões de adolescentes nos anos anteriores:
2010 - 2.806
2011 - 3.466
2012 - 5.042
2013 - 7.222
2014 - 8.380
http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2015/04/menores-infratores-fazem-rebeliao-no-degase-em-campos-rj.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário