segunda-feira, 20 de abril de 2015

No Acre, incêndio atinge Centro Socioeducativo e destrói telhado.

Sindicato diz que há suspeita de o fogo ter iniciado por causa de um motim.Adolescentes foram retirados das celas e levados para o pátio da unidade.

Um incêndio atingiu o Centro Socioeducativo Acre, localizado na Estrada Apolônio Sales, em Rio Branco, na manhã deste domingo (19).


Incêndio teria sido iniciado por causa de um princípio de motim (Foto: Arquivo Pessoal) Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão, seis celas foram atingidas e o telhado do pavilhão B ficou destruído. Os adolescentes em conflito com a lei foram retirados e levados para o pátio da unidade. Vinte e um menores estavam nas celas, no momento do incêndio.

Segundo Falcão, três viaturas foram encaminhadas para o local para conter as chamas. "Encaminhamos toda a equipe do 1º Batalhão ao local para combater e controlar o fogo. Por enquanto, temos a informação de que seis celas foram atingidas e que o telhado do pavilhão foi totalmente danificado", disse.

O presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos, Betho Calixto, disse que há a suspeita de que o incêndio pode ter iniciado por causa de um princípio de motim. Segundo ele, alguns socioeducandos que estavam no local querem ser transferidos para sua antiga unidade. Calixto disse ainda que os adolescentes alegavam que o tratamento no centro anterior era mais brando e eles tinham maior liberdade.

“O fogo iniciou no alojamento B5, e se espalhou para os outros, mas os agentes, em uma ação bem rápida, conseguiram retirar todos os adolescentes. Nenhum educando está com ferimentos ou hematomas. Praticamente todos os alojamentos ficaram destruídos. Os agentes informaram que os sócioeducandos pediram para serem transferidos e iniciaram um motim. Isso foi repassado para nós e será averiguado”, afirmou.

Procurado pelo G1, o diretor do ISE, Rafael Almeida, disse que o órgão trabalha com duas hipóteses, no entanto, aguarda pela perícia, que deverá ser realizada na manhã desta segunda-feira (20).

"Tem uma possibilidade do incêndio ter sido provocado pelos adolescentes, mas também não descartamos a hipótese de ter sido um curto circuito no sistema elétrico. Estamos aguardando a perícia técnica para ter um parecer", explica.

Almeida negou ainda que tivesse havido uma rebelião na unidade no momento do incidente. "Não houve rebelião, tentativa de fuga e os menores não partiram para cima dos agentes. A tensão que houve foi por causa do incêndio. Os agentes soltaram os adolescentes que correram para outro local conduzidos pelos agentes", salienta.

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/04/na-capital-incendio-atinge-centro-socioeducativo-e-destroi-telhado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário