terça-feira, 24 de março de 2015

internos do Degase fazem rebelião no Rio


Motim acontece no Educandário Santo Expedito, em Bangu, na zona oeste da cidade

Um grupo de menores de idade em conflito com a lei faz uma rebelião na tarde desta terça-feira (24). O motim teria começado por volta das 16h no Educandário Santo Expedito do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Sócio Educativas), em Bangu, zona oeste do Rio.


Os rebelados reclamam da superlotação da unidade, que tem capacidade para 300 pessoas
Reprodução / Rede Record

Os rebelados reclamam da superlotação da unidade, que tem capacidade para 300 pessoas. Os menores estão em cima do telhado da unidade e atiram pedras contra os agentes que tentam conter o tumulto. Eles também atearam fogo em objetos.

O presidente do Sind-Degase, João Luiz Pereira Rodrigues, informou ao R7 que há possibilidade de voluntários que atuam no centro de detenção terem sido feitos como reféns.

A Polícia Militar informou que policiais do Batalhão de Bangu (14º BPM) fazem a segurança no entorno do educandário para evitar maiores problemas.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fotos/rebeliao-menores-internos-do-degase-lancam-pedras-e-ateiam-fogo-sobre-telhado-24032015#!/foto/1

Um vídeo, divulgado pelo Radar Costa Verde, mostra o momento em que vários objetos foram lançados por cima do muro e atingiram os carros que estavam estacionados.





Polícia enfileirou grupo de menores no portão da unidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Alguns menores estavam enfileirados no portão e a polícia estava no local tentando controlar a situação.

Segundo funcionários do Educandário Santo Expedito, a rebelião teria começado após uma briga entre facções criminosas presentes entre os internos. O departamento de Gestão de Acões Socioeducativas (Degase) não confirmou a informação.

Fumaça foi vista durante a rebelião em uma unidade do Degase, em Bangu (Foto: Arquivo pessoal)
Fumaça foi vista durante a rebelião em uma unidade do Degase, em Bangu
(Foto: Arquivo pessoal)

Segundo dados da Coordenadoria dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) da Defensoria Pública Geral do Estado, o Educandário estaria acima do parâmetro legal de internação: A capacidade máxima seria de 220, segundo ofício enviado ao juiz da Vara da Infância da Capital em novembro de 2014.
Já naquela época, segundo o documento, a instituição teria 266 internos.

De acordo com informações enviadas na semana passada à Vara da Infância da Capital e à Defensoria, o Educandário estaria com 310 internos na última semana, segundo listagem da própria direção.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/menores-fazem-rebeliao-em-unidade-do-degase-em-bangu-no-rio.html

'Rebelião é tragédia anunciada', diz presidente do Sind Degase

Adolescentes, que teriam feito reféns na unidade de Bangu, já foram contidos por Grupamento de Intervenção Tática da Seap; agentes denunciam superlotação no local

Dizendo-se preocupado com a possibilidade de morte de algum adolescente, João Luiz afirmou que os internos fazem parte de três facções criminosas. "Minha grande preocupação é ver se tem funcionário ferido e adolescente morto. São três facções ali dentro e recebi a informação de que a maior delas — o Comando Vermelho — teria começado a rebelião", declarou ele, criticando a estrutura do Degase.


"Há 300 adolescentes ali dentro e de facções diferentes. A gente já vem alertando para os problemas de superlotação e baixo efetivo de funcionários. Trabalhamos o triplo do que a legislação determina. A segurança também está fragilizada. A gente já temia por isso. O sindicato sinalizou que infelizmente poderia terminar assim. Isso é uma tragédia anunciada", afirmou o presidente do Sind Degase.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-03-24/rebeliao-e-tragedia-anunciada-diz-presidente-do-sind-degase.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário