domingo, 1 de fevereiro de 2015

Vídeos flagram crianças armadas em favela com UPP na Zona Norte do Rio

Na mão direita, uma pipa colorida. Na esquerda, uma pistola — grande demais para as mãos do menino que desce uma ladeira do Barro Preto, uma das regiões mais pobres do Complexo do Lins, na Zona Norte. 

VEJA O VIDEO


Pequeno, ele anda em direção aos amigos, outros quatro garotos mirrados, que já têm suas pipas no ar. Nas cinturas, mais armas e carregadores. Nenhum aparenta mais de 15 anos.

A cena foi filmada a distância por policiais da UPP que ocupa a favela há pouco mais de um ano e faz parte de um inquérito da 26ª DP (Todos os Santos) que investiga o tráfico de drogas no Lins. A partir da análise das imagens — a que o EXTRA teve acesso —, a Polícia Civil chegou à conclusão de que, na favela, as fileiras do crime são formadas por um exército de mais de 30 garotos de 11 a 18 anos.

Nos vídeos, produzidos em cerca de seis meses de investigação, menores não têm vergonha de mostrar as armas para as câmeras e provocam policiais via radiotransmissor. Numa das imagens, dois meninos de boné escondidos atrás de uma casa atiram contra agentes na favela. Em outra, no meio da boca de fumo de uma região conhecida como Cachoeira Grande, um menino, que não aparenta ter nem 15 anos, toma “emprestado” a pistola de outro maior e a guarda na cintura. Tudo sob o olhar incrédulo dos policiais que fazem a filmagem.

— Olha só os molequinhos, todos de arma, “tudo” menorzinho — diz um dos PMs atrás da câmera — Eles têm mais arma que a gente.

A primeira fase da investigação culminou, em 18 de dezembro, com a expedição de 17 mandados de busca e apreensão de menores. Na operação Elo de Paz, 13 deles foram cumpridos, contra meninos de 15, 16 e 17 anos. Segundo o relato de um policial que participou da ação, o mais novo, surpreendido ainda na cama pelos agentes, caiu no choro enquanto era levado para a delegacia.

— Não sabíamos o motivo do choro. Quando chegou à viatura, ele falou, ainda aos soluços: “Poxa, vocês puxaram muito a minha camisa. É da Lacoste, foi cara” — afirmou.

Menos de um mês após a operação, a brincadeira de polícia e bandido acabou em tragédia: Patrick Ferreira Queiroz, de 11 anos, foi morto com um tiro de fuzil por PMs da UPP. Segundo a polícia, o garoto estava armado com uma pistola.
Segunda fase da investigação

O irmão de Patrick, um adolescente de 17 anos, foi um dos apreendidos na operação. Ele aparece numa das imagens de boné preto com uma pistola. Segundo os agentes que participaram da investigação, nos meses antes da apreensão o garoto tinha adquirido prestígio e já exercia posição de comando no grupo. Após a operação, agentes já perceberam que meninos mais novos ocupam seu lugar na quadrilha.

Com o objetivo de identificar os rostos novos — como aqueles do grupo que solta pipas com pistolas, ainda desconhecidos pelos agentes — e realizar a segunda fase da operação, um novo inquérito foi aberto. Entretanto, para policiais da UPP, a sensação é de “enxugar gelo”.

— A gente apreende um garoto e, um dia depois, aparece um ainda mais novo no lugar. É desestimulante — afirma um PM.

Paralelamente, o inquérito sobre a morte de Patrick ainda corre na delegacia. Seu pai, Daniel Pinheiro de Queiroz, já foi ouvido e negou que o filho fosse traficante.

‘O Estado precisa concorrer com o tráfico’

http://extra.globo.com/casos-de-policia/videos-flagram-criancas-armadas-em-favela-com-upp-na-zona-norte-do-rio-15181913.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário