Promotores falam em "falência" dos serviços de atendimento a adolescentes, enquanto governo critica denúncias "irreais"
Enquanto MP diz que constatou "insalubridade"
na Fundação Casa, governo do Estado
se apoia em parecer do CNJ
|
Enquanto isso, a instituição defende ter condições “adequadas” para a aplicação de medidas.
Segundo os promotores de Justiça que estão à frente de apurações sobre o serviço da Fundação Casa, em artigo publicado na sexta-feira 6, a instituição “não apresenta resultados minimamente satisfatórios”. Pelo contrário. Em visitas regulares, os promotores dizem ter encontrado “elevados índices de reincidência, superlotação de unidades, frequentes rebeliões, notícias regulares de torturas, e insalubridade das condições de moradia”, dentre outras “deficiências”.
O problema é que essas “diversas irregularidades” são fruto de um investimento de 10 mil reais, por mês, por cada adolescente internado. A verba investida, segundo os promotores, não é compatível com a qualidade dos serviço, o que coloca em cheque as contas da instituição. “As graves falhas identificadas induzem a duas conclusões: a entidade não cumpre sua função adequadamente e, consequentemente, o produto do significativo valor despendido pelos cofres públicos é um serviço socioeducativo incompetente”, afirma o texto.
Diante dessa situação, o Ministério Público afirma que é necessário reavaliar as políticas públicas relacionadas aos jovens e adolescentes em conflito com a lei, e a consequente gestão da Fundação Casa, sob controle do governo Geraldo Alckmin (PSDB). “Dentre as medidas a serem adotadas será preciso solucionar, vez por todas, o problema da superlotação, e garantir um processo socioeducativo satisfatório pelo tempo necessário à reeducação dos adolescentes, que apresente à sociedade resultados eficientes e proporcionais ao expressivo investimento feito pelos cofres públicos”.
Em resposta também publicada em CartaCapital, na segunda-feira 9, a presidente da Fundação Casa, Berenice Gianella, diz que as informações divulgadas pelo MP são “irreais”. Segundo a gestora, 91,3% das unidades da instituição foram consideradas “adequadas no quesito salubridade” pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2013. Além disso, sobre as denúncias de superlotação, o órgão se apoia em uma liminar da Justiça que garante à instituição o direito de exceder em até 15% a capacidade populacional de cada unidade. Reportagem de CartaCapital já revelou, entretanto, que mesmo assim uma em cada três “Casas” têm número de adolescentes superior ao recomendado.
“Lamentavelmente, as afirmações equivocadas mostram, no mínimo, um certo desconhecimento dos autores sobre a evolução pelo qual o Estado de São Paulo passou em seu sistema socioeducativo desde 2005. Hoje, pode-se se afirmar que o cenário é bem diferente do outrora vivenciado pela antiga Febem”, defende Berenice.
A Fundação Casa também afirma que o índice de reincidência, citado pelos promotores, é referente ao “índice nacional de reincidência dos adolescentes internos” e não especificamente em relação ao sistema paulista. “É fato que a Fundação tem problemas, mas são infinitamente menores do que eram anos atrás e infinitamente menores do que o alarde feito com o discurso que ora se combate”, conclui a presidente.
As denúncias citadas no artigo feito pelos promotores já resultaram em pelo menos duas ações civis públicas na Justiça. Uma por conta da superlotação e outra que visa investigar as contas da instituição. No primeiro caso, a Justiça deu ganho de causa à Fundação Casa, que não teve de se adequar aos pedidos do Ministério Público. No segundo caso, no entanto, a decisão foi favorável ao Ministério Público. Por isso, nos próximos meses, o grupo de trabalho da Promotoria da Infância e Juventude da Capital deve iniciar uma análise da situação financeira da instituição.
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/fundacao-casa-opoe-governo-de-sao-paulo-e-ministerio-publico-9560.html
BERENICE CONCORDO PLENAMENTE COM A SENHORA OUVE SIM UMA GRANDE EVOLUÇÃO NA SUA GESTÃO A ANTIGA FEBEM TINHA SIM MUITOS PROBLEMAS POR CAUSA DO GRANDE ACUMULO DE UNIDADES DENTRO DAQUELE ESPAÇO QUE TINHA NO TATUAPÉ ONDE ESTAVA CONCENTRADO QUASE 14 UNIDADES E MAIS DE 6.000 ADOLESCENTES DE TODO O ESTADO E HJ COM A CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES NO INTERIOR DE SÃO PAULO FICOU MUITO MAIS FÁCIL DE TRABALHAR COM UM NUMERO MENOR DE ADOLESCENTES.NAQUELA ÉPOCA SÓ EXISTIA UNIDADE DE INFRATOR NO INTERIOR(RIBEIRÃO PRETO) E NA CAPITAL. PARABÉNS PELA GRANDE INICIATIVA DE DESCENTRALIZAR O TRABALHO FICOU MUITO MAIS HUMANO O CUMPRIMENTO DA MEDIDA SÓCIO EDUCATIVA.
ResponderExcluirDRA BERENICE TRABALHEI NA GESTÃO "FEBEM" E FUNDAÇÃO CASA E A MUDANÇA FOI DA AGUA PARA O VINHO O SEU TRABALHO NINGUÉM PODE CRITICAR MAIS PARA DE SEMPRE QUE É ATACADA FALAR DA ANTIGA "FEBEM" ERA OUTRA ÉPOCA OS RECURSOS ERAM MENORES,OS INVESTIMENTOS ERAM MENORES,AS UNIDADES ERAM MAU ESTRUTURADAS,OS ADOLESCENTES RECEBIAM CIGARRO DO ESTADO,AS FAMÍLIAS PODIAM TRAZER JUMBO,A EDUCAÇÃO ESCOLAR ERA DE MENOR INVESTIMENTO,OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES ERAM POUCOS,ETC .
SÓ QUE A RECUPERAÇÃO ERA MAIOR PORQUE NÃO EXISTIA MUITAS DROGAS E TRAFICANTES ONDE HJ QUANDO OS ADOLESCENTES SAEM DA FUNDAÇÃO POR TER CUMPRIDO A MEDIDA O TRAFICANTE OU COLEGA JÁ ESTA ESPERANDO NA PORTA DE CASA E TEM MAIS A FUNDAÇÃO CASA TERIA CONDIÇÕES DE FAZER UM TRABALHO NA FAMÍLIA TAMBÉM E LEVAR ESTA FAMÍLIA MAIS TEMPO DENTRO DAS UNIDADES PARA VIVER A REALIDADE DE SEUS FILHOS.HJ OS ADOLESCENTES TEM MUITO DIREITO E POUCOS DEVERES. QUANDO QUEREMOS FAZER UM BOM TRABALHO TEM PESSOAS QUE NÃO ACEITAM E ATÉ FAZEM DENUNCIAS MENTIROSAS AI VEM CORREGEDORIA E ACABA ACREDITANDO NA MENTIRA COMO ACONTECEU NO MEU CASO.
DRA. BERENICE E MARIA ELI ABREM BEM SEUS OLHOS E NÃO DE MUITO OUVIDO PARA PESSOAS DE SUA CONFIANÇA AS VEZES ESTÃO TRAINDO VOCÊS E ATRAPALHANDO O INVESTIMENTO AUTO DE $ 10.000 REAIS POR MÊS PARA CADA ADOLESCENTES EU ACHO OU MELHOR PODERIA RECUPERAR UM NUMERO MAIOR DE JOVENS.
QUANTO AO TRABALHO É NÍTIDO A MELHORA "REBELIÕES,PROJETOS,MATERIAL,ESCOLARIDADE,ATENDIMENTO ,ETC .
FUI INJUSTIÇADO DENTRO DA FUNDAÇÃO CASA E JULGADO SEM DIREITO DE DEFESA, MAIS AINDA VOU PROVAR MINHA INOCÊNCIA E NÃO TENHO NENHUMA VONTADE DE VOLTAR A TRABALHAR NESTA ENTIDADE ENQUANTO NÃO MORALIZAR O TRABALHO DE ALGUNS PROFISSIONAIS QUE PRESTARAM CONCURSOS PARA TRABALHAR COM A RECUPERAÇÃO DE ADOLESCENTES E ESTÃO PREOCUPADOS COM OS COLEGAS DE TRABALHO E SEUS SALÁRIOS.
UM LUGAR CONTAMINADO DE PESSOAS RUINS QUE SÓ QUEREM O MAU DO PRÓXIMO.
FALTA CAPACITAÇÃO MELHOR PARA OS NOVOS SERVIDORES QUE ENTRAM PARA TRABALHAR E NÃO SABEM O QUE IRÃO ENCONTRAR.
EXISTEM GRANDES PROFISSIONAIS PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE SEGURANÇA ONDE É GERIDO PELO MEU AMIGO "CORADI".
DRA.BERNICE SEI QUE PEGARAM PESADO COM A SENHORA MAIS VC É MUITO INTELIGENTE PARA SABER RESPONDER SEM MENTIRAS E QUANTO AO CNJ REALMENTE FOI FEITO AS VISITAS E VIRAM QUE O TRABALHO E AS CONDIÇÕES DAS UNIDADES SÃO ÓTIMAS EM VISTA DE OUTROS ESTADOS COMO: "MINAS GERAIS,PARANÁ,SANTA CATARINA,ESPÍRITO SANTO,ETC PORQUE O INVESTIMENTO DO GOVERNO É MUITO MAIOR E O ESTADO DE SÃO PAULO TEM MAIOR RECURSO PARA SER INVESTIDO.
PARABÉNS DRA. BERENICE UM DIA VOU TER A OPORTUNIDADE DE CONVERSAR NO SEU GABINETE ONDE É MUITO DIFÍCIL DE CHEGAR.
NUNCA PERCA O FOCO E A HUMILDADE DE SABER QUE SEU TRABALHO ESTA SENDO REALIZADO E PARE DE SEMPRE ATACAR A ANTIGA "FEBEM" TIVEMOS ÓTIMOS PROFISSIONAIS COMO GESTORES.
O SEU DIRETOR REGIONAL QUANDO ASSUMIU O CARGO SEMPRE QUE IA NO CENTRO ONDE EU ERA O GESTOR ME FALAVA: QUE EU NÃO ERA DA CONFIANÇA DELE E QUE IRIA TRAZER AS PESSOAS DA SUA CONFIANÇA"AMIGOS".
CUIDADO DRA BERENICE NÃO CONFIE TANTO NAS PESSOAS.......................DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE FAZENDO O MELHOR PARA MUDARMOS A VIDA DESTES ADOLESCENTES E FAMÍLIAS PORQUE UM DIA VAMOS PRESTAR CONTA COM NOSSO PAI ETERNO "DEUS".
BOA SORTE NESTES MAIS ALGUNS ANOS DE GESTÃO.
Olha que melhorou isso sem dúvida é visível. Mas no quisito recuperação piorou pois o adolescente acha os Centros uma fofolandia humanizar não é fazer o que se faz nos Centros que é um grande assistencialismo. Antes com certeza era um pouco mais perigoso trabalhar em SP mas os adolescentes não queriam voltar de novo pois não era essa fofolândia de hoje onde eles nos agridem sem motivo na maioria das vezes saem vitimizados e no mesmo dia ja estão no convívio dando rizada na sua cara. Tem colega meu que até hoje desde 2011 não voltou a trabalhar.
ExcluirO que ela fez de efetivo foi melhorar longe do ideal adolescente por funcionário, mudar nomes ( febem/f.casa, rebelião/motim, rebelião/tumulto, rebelião/indisciplina, rebelião/motim...) melhorou um pouco sim mas dizer que ela foi boa e um equívoco ela foi mediana e não consegue colocar na pratica o que coloca no papel veja o PPP. Ela já está saturada por falta de apoio do governo e falta de criatividade está na hora dela sair de lado antes que se queime mais e dar sangue novo na Fundação.
ExcluirNa unidade que trabalho em Ferraz a reincidência é minina, pois saem mais estruturados e vão peitar a PM. Ai não precisa dizer como acaba. Infelizmemte não entram pras estatísticas pois saem maiores de idade! A Fundação Casa é nota 10!
ResponderExcluirA Fungação Casa melhorou e alguns aspectos e piorou em outros, mas agora dar ênfase a revista Carta Capital, totalmente partidária é brincadeira!!!
ResponderExcluir