RIO DE JANEIRO
Dez adolescentes infratores são acusados de agredir outro menor de idade dentro de uma cela do Centro de Socioeducação Dom Bosco (antigo Instituto Padre Severino), na Ilha do Governador.
De acordo com o Novo Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase), após o jantar do último domingo, os jovens, que estavam no mesmo alojamento, “realizaram um tumulto". A confusão foi controlada pelos servidores e pela direção da unidade.
Segundo o registro de ocorrência feito na 37ª DP (Ilha do Governador), quando foi até a cela, um inspetor encontrou o rapaz já ferido. O menino, que responde por ato infracional análogo ao crime de latrocínio, foi levado para o Hospital municipal Evandro Freire. Depois de liberado, ele foi transferido de unidade. Segundo o delegado José Otílio, o exame de corpo de delito da vítima e o boletim de atendimento médico do rapaz será remetido à Justiça.
De acordo com o Degase, o Dom Bosco tem atualmente 324 internos — 39% a mais da capacidade total do centro (233). Atualmente, há cerca de 1.600 adolescentes cumprindo medidas em unidades do Degase, onde ohá 1.517 vagas.
Leia, na íntegra, a nota da assessoria do Novo Degase:
O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Novo Degase) informa que dez adolescentes em conflito com a lei da unidade de internação provisória Centro de Socioeducação Dom Bosco, na Ilha do Governador, tentaram agredir um jovem, na noite deste domingo (01/02). Após o jantar, os jovens, que estavam no mesmo alojamento, realizaram um tumulto que foi controlado, rapidamente, pelos servidores e pela direção da unidade.
A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal Evandro Freire, onde recebeu atendimento médico. O jovem já foi liberado e levado para outra unidade. Ressaltamos que foi realizado o registro de ocorrência na delegacia local, com o encaminhamento dos envolvidos. Os mesmos vão responder a novo processo judicial, agora com ato infracional praticado durante o cumprimento da medida socioeducativa.
Também foi iniciada uma sindicância, realizada pela Corregedoria do Departamento, para apuração dos fatos. A Coordenação de Segurança e Inteligência do Novo Degase está atuando, junto à equipe da unidade, para verificar novos fatos que podem ter levado a ocorrência, e, junto a isso, foi realizada uma revisão das ações de segurança, conforme Plano de Segurança Socioeducativa. A rotina da unidade estava normalizada já na segunda-feira.
http://oglobo.globo.com/rio/dez-adolescentes-infratores-sao-acusados-de-agressao-dentro-de-unidade-prisional-15236221
Nenhum comentário:
Postar um comentário