sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Fundação CASA realiza rodadas do planejamento estratégico em 2015

Instituição utiliza metodologia SWOT para traçar novas metas e plano de ação; apresentações das 11 divisões regionais acontecem em fevereiro

PPP_DRM_1_150313_EL_40_WEBA Fundação CASA elabora o seu planejamento estratégico para 2015, que define anualmente as metas e as diretrizes de atuação. Durante o mês de fevereiro, em todo o Estado de São Paulo, a instituição promove as rodadas de apresentações dos Planos Políticos Pedagógicos (PPP) de suas 11 divisões regionais.

Pelo oitavo ano consecutivo a CASA se utiliza da estratégia, desta vez usufruindo do método de elaboração conhecido como Análise Swot, metodologia de gestão que auxilia na compreensão do cenário enfrentado. O objetivo é verificar se metas propostas em anos anteriores foram alcançadas e qual possível novo cenário a se enfrentar.

De acordo com o método Swot, as equipes das divisões regionais recolherão dados que caracterizem as situações dos ambientes interno e externo dos centros socioeducativos, de forma a verificar, respectivamente, forças (strengths) e fraquezas (weaknesses) e oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). O termo Swot tem origem inglesa.

A partir do diagnóstico da realidade, cada centro socioeducativo indica como será o seu modelo de atenção, a forma de execução do trabalho segundo as diretrizes da Fundação, e o referencial teórico utilizado, ou seja, as teses que viabilizam experiências profissionais que obtiveram êxito.

Com base nesses dados e no método Swot, ao longo do mês de janeiro, os profissionais das divisões fizeram discussões locais dos dados e propuseram soluções para o enfrentamento dos desafios apresentados.

Durante as rodadas do PPP, as divisões apresentarão para a executiva da Fundação CASA suas avaliações regionalizadas, com os resultados obtidos em 2014 e os desafios e seu planejamento estratégico regional para 2015.

As análises e propostas serão debatidas entre executiva e as equipes das divisão regional respectiva e representantes dos centros socioeducativos.

“Depois de nove anos de planejamentos estratégicos e execução das ações, precisamos verificar os objetivos alcançados e quais serão os novos desafios a serem enfrentados”, explica a diretora Técnica da Fundação CASA, Maria Eli Colloca Bruno. “Isso tudo é parte de um processo de desenvolvimento institucional.”

A adequação é necessária também para atender aos seis eixos de atuação e às 72 metas estabelecidas no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Estado de São Paulo, documento que traz as ações intersetoriais e serem realizadas no atendimento socioeducativo paulista até 2024. O Plano foi aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) em novembro de 2014.

http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/noticias-home/3780-fundacao-casa-realiza-rodadas-do-planejamento-estrategico-em-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário