sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jovens infratores fazem motim em centro socioeducativo de Fortaleza

Internos queimaram colchões e quebraram objetos.
Segundo a administração do centro, ninguém ficou ferido.

A ação, que teve início por volta das 00 horas, foi controlado por policiais do Batalhão de Polícia de Choque. Não há registro de feridos



O início de uma rebelião de internos do Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri, foi registrada na noite da última quinta-feira, 27. Os adolescentes, que cumprem medida socioeducativas, saíram da área de convivência e se mobilizaram no pátio, em uma tentativa de fuga. A ação foi controlado por policiais do Batalhão de Polícia de Choque.

Segundo informações do comandante do BPChoque, major Alexandre Ávila, o princípio de motim foi controlado por volta das 00horas, quando os infratores foram reconduzidos para suas celas. “A ação foi rápida para evitar qualquer tentativa de fuga ou agressões. Não há registro de feridos”, completa o major.

No início do mês, um motim no Cepa terminou com pelo menos dois socioeducadores, que foram feitos de refém pelos adolescentes, feridos, além de um interno que foi atingido no olho com uma bala de borracha. Cerca de 30 adolescentes conseguiram escapar na “mega rebelião”, conforme o juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, Manuel Clístenes.

Em outubro, adolescentes do Centro Educacional Dom Bosco, localizado no bairro Passaré, queimaram colchões e destruíram a vivência III do local. A ação foi contida uma hora depois e 20 adolescentes foram transferidos do local.
Atualmente, o Centro Educacional Patativa do Assaré abriga 117 internos, mas conforme a assessoria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), 15 deles vão para audiência de conciliação nesta sexta-feira, 28, podendo receber liberdade. A capacidade do centro é de 60 internos.

A STDS explica ainda, por meio de sua assessoria, que já foram aprovados R$ 3,7 milhões para a reforma dos centros educacionais Dom Bosco (em andamento), Patativa do Assaré  e Cardeal Aloísio Lorscheider. Além disso, 52 adolescentes foram liberados dos centros na semana passada, após cumprirem suas penas.


Redação O POVO Online

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2014/11/28/noticiafortaleza,3354783/internos-fazem-principio-de-motim-no-centro-educacional-do-ancuri.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário