sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Governo Roraima inaugura nova sede do Centro Socioeducativo do Estado

O novo complexo atenderá até 72 socioeducandos em uma área de três mil metros quadrados

A nova sede de ressocialização dos menores infratores fica localizada na RR-321
Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Chico Rodrigues inaugurou o novo complexo que vai abrigar o Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE). A nova sede de ressocialização dos menores infratores fica localizada na RR-321 (estrada do Bom Intento) e passa a contar com uma moderna estrutura física que atende aos parâmetros arquitetônicos e pedagógicos propostos pelo Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE).

De responsabilidade da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), a unidade do CSE atende atualmente 42 internos. Porém, com as novas instalações, passará a ter capacidade para atender até 72 socioeducandos. Através do convênio entre Setrabes e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o novo complexo passará a atender ao padrão de humanização recomendado pelo SINASE.

O investimento total da obra foi de R$ 8,4 milhões provenientes do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e contrapartida do Governo de Roraima no valor de R$ 1,5 milhão. O governador Chico Rodrigues explicou que mais do que o valor investido na obra, está o valor do ser humano.

“É preciso existir na prática políticas públicas cada vez maiores para resgatar e principalmente reconduzir esses jovens à sociedade. Entendemos que cabe não só ao governo, mas a cada um de nós, oportunizar a todos eles uma vida digna e um futuro melhor”, enfatizou.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Conceição Escobar, destacou o comprometimento da equipe para a realização deste projeto, desde a captação de recursos até o corpo técnico que conta com diversos profissionais da área da segurança pública, médica e pedagógica. “Não se trata apenas do espaço físico, mas também da missão de implantar todos os serviços que atendam aos jovens internos”, disse Conceição.

A diretora do CSE, Ismênia Andrade, explicou que o novo espaço vai garantir um melhor atendimento aos socioeducandos, pois além de contar com acomodações de internação, acolhimento e alojamentos masculinos e femininos, existe ainda o espaço destinado ao lazer e à educação.

Numa área de três mil metros quadrados foram construídos um campo de futebol society, uma quadra poliesportiva coberta, sala pedagógica, auditório, sala de recreação e TV, e capela para realização de cultos ecumênicos. O espaço conta ainda com bloco administrativo, posto da Policial Militar, com alojamento, quatro guaritas, refeitório, cozinha, com sala de nutricionista, câmara fria e lavanderia. A área interna é toda urbanizada, com passarelas entre os blocos e acessibilidade nos ambientes.

No setor de atendimento médico, os adolescentes vão contar com consultórios odontológicos e de clínica geral, sala de curativo e duas enfermarias, uma masculina e outra feminina, com dois leitos cada uma.

Dentro da área administrativa, funcionarão também os serviços de atendimento jurídico, psicológico e de assistência social.

Um comentário: