quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dez adolescentes fogem do CEM durante a madrugada

Dez internos fogem do Centro Educacional Masculino em Teresina

Diretor desabafa e diz que vai pedir exoneração do cargo.

Após a fuga de 10 adolescentes do CEM, o coordenador pedagógico Capitão Chagas Bisneto, disse ao PortalODIA.com que vai pedir exoneração do cargo. Ele está entrando de férias e diz que ao retornar vai resolver essa questão. Segundo o coordenador, a situação no CEM é incontrolável. “Eu não vou mais continuar administrando o inadministrável. Estou cansado de lidar com o sistema que não apresenta resultados”, desabafa o diretor. 



Fotos: Marcela Pachêco/ODIA
Dez adolescentes conseguiram fugir do Centro Educacional Masculino – CEM - durante a madrugada desta quarta-feira (8). Os menores infratores serraram as grades dos alojamentos e fugiram através do prédio onde funcionava o Centro Educacional de Internação Provisória - Ceip.

“Eles quebraram três alojamentos e fugiram pulando o muro pelo antigo CEIP, que hoje está desativado. Os adolescente pularam o muro fazendo uma escada humana e usando a "teresa" - uma corda de lençóis..

Os agentes responsáveis pela segurança do local informaram  que as grades dos alojamentos já foram soldadas e isso deve ter facilitado a serragem. Os policiais perceberam a fuga rapidamente e capturaram quatro adolescentes pouco tempo depois da escapada. Eles foram encontrados na mesma região onde fica localizado o CEM, na zona Norte de Teresina.


Essa já é a sétima fuga registrada somente este ano. Ao todo, pelo menos 36 adolescentes conseguiram fugir desde janeiro. Em junho, 12 menores fugiram por três dias seguidos (02, 03 e 04). Em julho foram duas fugas no mês, nos dias 08 e 19, totalizando seis adolescentes. A penúltima foi registrada no dia 24 de setembro, quando oito menores saíram do CEM.

Em nota, o secretário da Assistência Social e Cidadania (Sasc), George Mendes, garante que está buscando junto às secretarias estaduais de Fazenda e Administração uma solução para os problemas existentes no Centro Educacional Masculino (CEM). O objetivo é aumentar a segurança no local e melhorar as condições tanto para os internos como para os servidores que fazem o atendimento socioeducativo.

O secretário reconhece as deficiências da instituição no que se refere à infraestrutura do prédio, manutenção e número de profissionais. Uma das soluções avaliadas é a reforma e aproveitamento do espaço físico onde funcionou o Centro de Internação Provisória (Ceip), que fica ao lado.

A compra da folga de policiais militares foi uma solução emergencial que, segundo a nota enviada ao PortalODIA.com, permitiu o aumento do número de policiais em cada plantão de trabalho e a reativação das guaritas por 24 horas. “Atualmente, 10 policiais fazem a guarda no espaço externo do CEM em cada plantão”, diz.
Um projeto de concurso público para contratação de educadores sociais está em andamento. No momento, seis profissionais fazem o atendimento socioeducativo em cada plantão.

Um relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça revelou que faltam de atividades de ressocialização para os jovens em conflito com a lei, bem como estrutura e espaço físico adequado no Centro Educacional Masculino e Feminino. na ocasião, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Antônio Lopes, avaliou a situação como caótica. “Os jovens são amontoados lá sem nenhum tipo de atividade de recuperação. O CEM virou depósito de adolescentes”, disse o juiz.

Major Iran, comandante de policiamento
da área externa do Centro Educacional
O major Iran Moura, comandante de policiamento da área externa do Centro Educacional, disse que a fuga poderia ter sido maior. “Pelo menos vinte menores poderiam ter conseguido fugir se não fosse a ação rápida da polícia”, afirma. O portalODIA.com apurou que no local há somente quatro policiais para fazer a guarda dos sessenta internos do local.

A maioria dos fugitivos são integrantes de gangues da Capital. O major Iran pede que os familiares ajudem a polícia na recaptura dos internos. “Caso alguém os localizem, por favor procurem o CEM. Esses meninos ficarão mais seguros aqui. Lá fora eles podem ser assassinados a qualquer momento”, avisa.

A polícia segue em diligência para capturar os outros seis menores.

O Centro Educacional Masculino fica localizado no bairro Itaperu, na Zona Norte de Teresina e atualmente tem 62 internos.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Maria Luiza Moreira (estagiária) e Izabella Pimentel (estagiária)


Nenhum comentário:

Postar um comentário