DATA: 20/09/2014 (sábado)
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP
Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo - SP
SALA ;Paulo Kobayashi
Horário: 08:00 às 19:00
Objetivo Geral: Discutir a Socioeducação no Estado de São Paulo.
Objetivo Especifico: I° Seminário de Reconhecimento dos Trabalhadores (as) que executam a socioeducação no Estado de São Paulo. Compreensão e desmistificação da socioeducação, aproximação dos trabalhadores das equipes multiprofissionais das medidas socioeducativas de internação/semiliberdade e Liberdade Assistida, e a interface com a sociedade.
08:00 - Recepção e Acolhimento, café de boas vindas, com a DIREÇÃO DO SITRAEMFA;
Coordenação da mesa: Angela Aparecida dos Santos, Psicóloga na Fundação CASA/SP, Especialista em Coordenação de Grupo Pichon Rivieri;
09:00 - Abertura: Aldo Damião Antonio, Presidente do SITRAEMFA e Maria Aparecida Nery, Vice Presidente do SITRAEMFA, com apresentação da Direção
09:20 - “ Trajetoria do GT - Grupo Trabalho de Pedagogia/SITRAEMFA”
Enivaldo Silva de Lima, jornalista, sociólogo, agente educacional da Fundação CASA;
09:50 - “Trabalho na área sociojuridica: entre o desgaste que leva ao adoecimento e a conquista de direitos”
Dra. Elisabete Borgianni, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, Assistente Social - Tribunal de Justiça/SP, Presidenta – CEFSS - Conselho Federal de Serviço Social, (gestão 2005 – 2008), Presidenta da AASPTJ - Associação de Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça/SP, (gestão 2013-2017)
10:20 - “O papel do judiciário na fiscalização e execução das medidas socioeducativas”
Dr. Antonio Carlos Malheiros, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, professor de Direito Humanos da PUC/SP, Conselheiro do IASP, Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Vice-diretor Comunitário da FEA e Direito da PUC/SP, Voluntário na área da saúde, foi advogado por 20 anos, além de ter exercido o cargo de Conselheiro da OAB e da AASP.
10:50 - “Fundação CASA, Psicologia e Socioeducação, retratos da contradição, como superá-los no cotidiano?”
Fernanda Lou Sans Magano, Psicóloga da Secretaria de Administração Penitenciária, Conselheira do Conselho Nacional de Saúde - CNS, Presidenta da FENAPSI – Federação Nacional de Psicologia, Dirigente Sindical do SinPsi – Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo;
11:20 - “Amor e Ódio na Fundação CASA, a partir de seus diferentes atores”
Professor Dr. Roberto da Silva, Pedagogo (UFMT, 1993), Mestre (USP, 1998), Doutor (USP, 2001) em Educação e Livre Docente em Pedagogia Social (USP, 2009). Atualmente é professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Educação e orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Estado, Sociedade e Educação. É o editor da Coleção Pedagogia Social junto à Editora Expressão e Arte e participa do Conselho Editorial da Revista de Ciências da Educação (UNISAL) e de Cadernos de Pedagogia Social (Portugal). Organiza o Mestrado em Educação (MINTER Internacional em Angola) e convênios com Angola, Argentina e Alemanha. Organizou os Congressos Internacionais de Pedagogia Social (2006, 2008, 2010 e 2012) e as Jornadas Brasileiras de Pedagogia Social (16ª edição). Orientou 25 trabalho de Iniciação Científica, 2 Trabalhos de Conclusão de Curso e 10 dissertações de Mestrado na Faculdade de Educação da USP. Recebeu 9 prêmios e 2 homenagens.Atua na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e Educação em espaços não escolares, especialmente, abrigos, unidades de internação de adolescentes e estabelecimentos penitenciários. Coordena o GEPÊ Privação (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação em Regimes de Privação da Liberdade. Em Abril de 2010 foi eleito o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pedagogia Social (ABRAPSocial).
11:50 - Mesa de debates
13:30 - Almoço
Coordenação da Mesa:Regislaine Katia da Silva Formada em Educação Física e Pedagogia, Agente Educacional da Fundação CASA.
14:30 - “A Seguridade na Socioeducação e Reinserção Social”:
Hélcio Aparecido Marcelino, Dirigente Sindical SindSAÚDE - SP Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo, Presidente da FTSS - Federação de Trabalhadores da Seguridade Social do Estado de São Paulo;
15:00 - “Sistema Nacional de Atendiemento Socioeducativo – SINASE”
Claudio Augusto Vieira da Silva, Coordenador Nacional do SINASE - Presidência da República
15:50 - “O agente de apoio socioeducativo da Fundação CASA, frente aos desafios do SINASE”:
Dr. Edson Brito, Advogado, Especialista em Direito Civil, Pôs Graduando em Direito do Trabalho, 19 anos como socioeducador na Fundação CASA/SP, Autor da Tese: “Tatuagem de Cadeia em Criança e Adolescente do Estado de São Paulo: A marca da exclusão social”, Diretor Jurídico do SITRAEMFA.
16:30 - “Conselho Gestor, experiência de atuação no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – CASA Novo Horizonte – Guaianazes/SP”
Geraldo de Sá, Membro titular do Conselho Gestor da Casa Novo Horizonte, Presidente da Associação de Moradores do Jardim São Paulo II e Adjacências, Membro do Conselho Participativo Municipal de Guaianazes, Membro do Diretório Municipal do PartidodosTrabalhadores em Guaianazes, Metalúrtgico aposentado.
17:00 - “Famílias, comunidades e medidas socioeducativas: a construção dos espaços compartilhados”
Dr.Celso Takashi Yokomiso, Doutor em Psicologia Social pelo Iinstituto de Psicologia da USP. Mestre em Psicologia Social pelo IP-USP (2007). Graduado pelo Instituto e Psicologia da USP (2000). Membro do Laboratório de Pesquisas em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso) do IP-USP. Pesquisa medidas socioeducativas desde 2002, psicólogo na Fundação CASA;
17:40 - “Mesa de Debates”
18:40 - “Encerramento pelo Presidente do SITRAEMFA, Aldo Damião e pela Vice-Presidente do SITRAEMFA, Maria Aparecida Nery”
19:00 - “Café de Encerramento”
Nenhum comentário:
Postar um comentário