Adolescentes
estudam com a Khan Academy, inclusive para se preparar para a Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Mais
de 140 adolescentes, que cumprem medida socioeducativa de internação em
seis centros, aprendem com a maior plataforma online e gratuita de
matemática do mundo, a Khan Academy. A iniciativa, fruto de uma parceria
entre a Fundação CASA do Estado de São Paulo e a Fundação Lemann,
permite aos jovens terem acesso ao site educativo que foi usado por mais
de 50 milhões de pessoas no mundo, em 2013.
A ferramenta foi criada por Salman Khan nos EUA e se popularizou depois
de uma declaração de Bill Gates de que seus filhos a utilizavam para
estudar. Desde janeiro, está disponível em português.
Em uma ou duas oficinas semanais, com uma hora e meia de duração cada,
os jovens dos Ensinos Fundamental e Médio, que nunca antes tiveram essa
experiência, acessam os conteúdos nos laboratórios de informática dos
centros socioeducativos. O acesso à internet fica restrito apenas ao
site da Khan Academy, que traz mais de 300 mil exercícios e 1000
videoaulas.
Nessa primeira fase da parceria, algumas CASAs utilizam a Khan Academy:
CASAs Rio Tâmisa, na zona leste da capital paulista; Morro Azul, em
Limeira; Novo Tempo, em Franco da Rocha; Madre Teresa de Calcutá I e II,
em Iaras; e Taubaté.
Cerca de 30 coordenadores pedagógicos, pedagogos e agentes educacionais
formados em matemática, foram capacitados para utilizar a plataforma nas
aulas da disciplina. Cada equipe teve autonomia de implantar o projeto
no centro socioeducativo onde atua, segundo a realidade escolar dos
jovens. De acordo com os coordenadores, os adolescentes estão muito
interessados e encantados pela ferramenta.
Os professores relatam que os alunos se engajam porque o site oferece
desafios e um funcionamento semelhante a um jogo, no qual os alunos
ganham pontos e medalhas à medida que progridem.
Segundo a superintendente Pedagógica da Fundação CASA, Marisa Fortunato,
o objetivo da parceria é, principalmente, auxiliar os jovens que
possuem dificuldade na matemática, que pode ser aprendida de maneira
mais interativa e divertida. “A vantagem da Khan Academy é que se
utiliza da linguagem da internet, que é mais atraente aos jovens”,
afirma Marisa.
A fase experimental da iniciativa vai até dezembro de 2014. Após
avaliação conjunta do trabalho realizado, se considerado positivo, a
Khan Academy será implementada paulatinamente nos centros
socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.
A plataforma tem sido utilizada, inclusive, como estudo para os jovens
da Fundação CASA que participam da Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas (OBMEP), cuja segunda fase ocorre neste sábado (13
de setembro).
Além dos jovens da Fundação CASA, há mais de 70 mil alunos de escolas
públicas usando a ferramenta no Brasil, do Ceará ao Paraná, por meio de
parcerias com a Khan Academy no Brasil.
Sobre a Khan Academy
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos criada nos Estados
Unidos em 2006 por Salman Khan. Tudo começou quando ele, que era
analista do mercado financeiro, começou a dar aulas de matemática para
sua prima por meio da internet.
Com talento para ensinar, Khan criou a primeira versão da plataforma de
exercícios online e passou a publicar videoaulas no Youtube. O conteúdo
se tornou popular que Salman Khan passou a se dedicar exclusivamente a
Khan Academy, utilizada hoje em mais de 200 países.
Desde janeiro, ela está disponível em português, graças a uma parceria
entre a Khan Academy e a Fundação Lemann. Também são parceiros do
programa que a leva para as escolas no Brasil, o Instituto Natura, o
Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica.
http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,701922,Jovens_da_Fundacao_Casa_aprendem_matematica_com_site_mais_usado_no_mundo,701922,8.htm
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