terça-feira, 9 de setembro de 2014

Interno é ferido em briga dentro de unidade do Iases em Linhares, ES

Membro dos Direitos Humanos diz que jovem teve olhos perfurados.
Instituto Sócio-Educativo negou que o menor tenha tido lesão.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Um adolescente de 15 anos teve os olhos perfurados durante uma briga dentro da unidade do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Linhares, no Norte do estado, neste sábado (6), segundo um membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) . O menor ferido foi internado no Hospital Geral do município e o estado de saúde dele é estável. O Iases negou que o adolescente tenha sofrido lesão no globo ocular e disse que os internos responsáveis pela agressão já foram autuados.
Um dos membros do CDDH, Jonas Soprani, viu e conversou com o adolescente. Segundo ele, o menor está com o rosto machucado e com gaze nos olhos. “Rosto inchado, vários pontos na face, e os dois olhos furados, escorrendo bastante sangue. Ele falou que teve uma briga lá no Iases e, segundo ele, foi uma briga entre três adolescentes”, contou.

Ainda não há informações se a briga entre os internos aconteceu dentro ou fora de uma cela e nem qual foi o motivo da confusão. De acordo com Jonas, o CDHH tenta investigar como os adolescentes tiveram acesso a um objeto perfurante. “Nós queremos saber que tipo de material cortante ou perfurador entrou lá”, disse.
O pai de um interno, que preferiu não ser identificado, conta que sempre percebe marcas de agressão  no filho quando vai visitá-lo e que a violência dentro do Instituto começa com os próprios agentes socioeducativos. “Eles (agentes) ficam provocando os meninos até os meninos fazerem alguma coisa para eles entrarem e baterem neles. Eles provocam, eles dão choque...”, disse.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Linhares, o estado de saúde do adolescente é estável. O Iases informou que o menor agredido foi prontamente socorrido e não teve nenhuma lesão no globo ocular. Os adolescentes que agrediram o interno foram encaminhados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) e autuados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário