Os agentes socioeducativos do Instituto de Atendimento Socieducativo do Estado (Iases) estão aguardando uma resposta do governo sobre demandas referentes à segurança dos profissionais. Nos últimos meses têm sido frequentes os episódios de rebeliões e motins no sistema socioeducativo, o que levou os agentes a buscar diálogo com o executivo para o incremento da segurança nas unidades e no transporte de adolescentes.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Socioeducativo do Estado (Sinases), Bruno Menelli Dalpiero, somente no mês de agosto foram três rebeliões seguidas, além do resgate de um adolescente que estava sendo levado ao fórum. Neste caso, um grupo armado cercou o veículo que trasladava o adolescente e rendeu os agentes, resgatando o interno.
Bruno salienta que a pauta dos agentes socioeducativos tem três pontos, todos a respeito da segurança. Os profissionais pleiteiam escolta especializada dos internos; caracterização de veículo de transporte com segurança; e um plano de segurança mínima nas unidades. Ele ressalta que os adolescentes são transportados em veículos do tipo perua, sem giroflex, o que deixa adolescentes e agentes vulneráveis.
Uma assembleia da categoria está marcada para o dia 18 de setembro, quando os agentes esperam já ter uma resposta do governo sobre as demandas apresentadas. Dependendo da resposta, os servidores podem votar pela paralisação dos serviços.
http://seculodiario.com.br/18652/11/agentes-socieducativos-aguardam-resposta-do-governo-sobre-demandas-de-seguranca-1
Nenhum comentário:
Postar um comentário