Agentes socioeducadores participaram nesta segunda-feira da aula inaugural do 1º Curso de Intervenção e Controle em Ambiente Socioeducativo (Cicase) no auditório da Promotoria da Infância e Juventude. O curso tem duração de 25 dias e contará com a participação de 27 agentes.
O objetivo do curso é capacitar os servidores para, quando necessário, intervir em situações que fogem ao cotidiano da unidade, antecipando as causas e minimizando os efeitos de um possível evento que possa colocar em risco a vida dos adolescentes e dos servidores.
O Curso foi elaborado para atender as especificações da legislação vigente do Estatuto da Criança e do Adolescentes e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, e foi ministrado por agentes do Setor de Operações Especiais (SOE).
O coordenador do curso, o agente penitenciário Anderson Santana do SOE, destacou a importância de preparar os agentes “Temos que capacitar o agente socioeducador, para evitar piorar a situação em momentos de crise, controlando-a até a chegada do apoio. Eles irão aprender técnicas de negociação, técnicas de intervenção, uso de equipamentos não letais, o que a legislação permite hoje”.
Para André Damasceno, um dos agentes que participa da capacitação, o curso veio para atender as necessidades da sociedade. “Para que nós possamos ser capacitados para melhor atender os adolescentes que estão em conflito com a lei, sempre na legalidade e para que eles possam reingressar a sociedade de uma forma mais humanitária” disse.
http://www.cenariomt.com.br/noticia/378539/curso-capacita-agentes-socioeducadores-para-agir-em-momentos-de-crise.html
Em Alagoas Agentes são capacitados para atuar em unidades de internação de jovens
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou na terça-feira (5), a formatura da primeira turma do Curso de Operações para Agentes Socioeducativos (Coase).
A capacitação foi ministrada por instrutores da Escola Penitenciária. O curso teve como objetivo capacitar os agentes socioeducativos para atuarem em situações de emergência nas unidades de internação de jovens em conflito com a lei.
Timóteo da Silva, formando da primeira turma, falou sobre a importância do curso. “Aprendemos muitas coisas com nossos instrutores. Eu iniciei o curso com uma mentalidade e estou saindo com outra, com ideias sobre respeito, dignidade e determinação”, disse.
“Todas as técnicas necessárias para atuação nas unidades, como proporcionalidade, moderação e conveniência foram utilizadas e os alunos conseguiram absorver com êxito”, afirmou Damásio Abreu, instrutor da Escola Penitenciária.
Novas turmas deverão ser formadas.
http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/08/07/agentes-sao-capacitados-para-atuar-em-unidades-de-internacao-de-jovens
Nenhum comentário:
Postar um comentário