terça-feira, 5 de agosto de 2014

Criminosos rendem agentes Socioeducativos da Unis e libertam adolescente infrator



O veículo da unidade foi abordado por quatro homens armados em São Torquato, Vila Velha. Os agentes nada puderam fazer para evitar o resgate

Há meses os agentes socioeducativos na Unis se queixam da falta de segurança para o transporte de adolescentes infratores das unidades para hospitais e fóruns. Um incidente voltou a acontecer na tarde desta segunda-feira (4). 

Quatro homens armados interceptaram a Kombi do Instituto de Atendimento Socieducativo do Estado (Iases) e libertaram um adolescente infrator que retornava de uma audiência na Vara da Infância e Juventude no Centro de Vitória.

A emboscada ao veículo oficial ocorreu por volta das 16h30. Os criminosos, que estavam num Prisma prata, fecharam a Kombi do Iases em São Torquato, Vila Velha, na altura da Polícia Federal. Armados com pistolas, o grupo rendeu facilmente os três agentes que escoltavam o adolescente, e fugiram rumo a Cariacica.

Máscara usada por um dos homens que participaram da ação (Foto: Marcos Fernandes/ A Gazeta) Um dos criminosos usava uma máscara, que acabou caindo e foi levada para a Polícia Civil.

A informação é que o adolescente, que passou por audiência momentos antes do resgate, é acusado de tentativa de homicídio.

Os agentes afirmam que ações como essa são recorrentes.
Eles se queixam das condições vulneráveis a que são expostas no momento de transportar adolescentes. A categoria reivindica que o transporte de adolescentes infratores garanta mais segurança ao agente, à sociedade e ao próprio adolescente. “Como eles foram resgatar o menor, poderiam ter feito a emboscada para assassiná-lo. Se eles chegassem atirando, poderia acontecer uma tragédia”, adverte um agente que preferiu não se identificar.





Após o ocorrido, os agentes se dirigiram até o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica para registrar o boletim de ocorrência (BO). De acordo com o Iases, eles vão prestar depoimento durante o inquérito administrativo que será aberto e receber acompanhamento psicólogico. O Iases também informou que os agentes não serão afastados dos cargos e que eles não podem usar armamentos por determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Polícia Militar está fazendo buscas na região e pede que a população também ajude na captura do menor foragido, fazendo denúncias por meio do 181 (Disque Denúncia).


http://seculodiario.com.br/18115/11/criminosos-rendem-agentes-da-unis-e-libertam-adolescente-infrator


Nenhum comentário:

Postar um comentário