quarta-feira, 16 de julho de 2014

Reincidência atinge 13% nas unidades da Fundação Casa na RMVale

20140513_fundacao_casa_febem_flavio_pereira_5

Mais de 13,5% dos adolescentes da Fundação Casa estão em sua segunda internação nas unidades da RMVale.
A medida sócio educativa é aplicada à pessoas com menos de 18 anos de idade que cometeram alguma infração penal.
Nas ruas a Policia Militar também sente o impacto do aumento da criminalidade entre crianças e adolescentes. Um levantamento feito pela PM, a pedido do Meon, aponta que quase metade dos crimes na região tem a participação de adolescentes.
Nos últimos dois anos, a RMVale registrou aumento de 45% no número de ocorrências envolvendo menores. Em 2012, a PM apreendeu de janeiro a abril, 75 adolescentes em flagrantes. No mesmo período de 2014, já são 109 apreensões.
"Essa variação é refletida especialmente nos crimes de tráfico, furto e roubo, inclusive os de veículos. Essa elevada participação de adolescentes traz também um número grande de reincidências, embora não tenhamos esses dados tabulados, é o que a vivência tem nos apontado", afirma o chefe do setor de comunicação da Polícia Militar na RMVale, capitão Antero Alves Baraldo.
Opinião
Nas delegacias especializadas em Infância e Juventude, também cresce a sensação de impunidade. Para o delegado Fábio Carvalho, titular da Diju (Delegacia de Policia da Infância e Juventude) em São José dos Campos, o aumento de adolescentes envolvidos com a criminalidade é, em grande parte, causada pelo tráfico. "Existe um mercado imenso precisando de gente para trabalhar e eles acabam levando esses meninos para traficar. Eles estão cada dia mais ousados. São presos e dizem que não vai dar em nada, que vão ser soltos e se sentem acima da lei", conta.
Segundo o promotor da Vara da Infância e da Juventude de São José,  João Marcos Costa de Paiva, os adolescentes são vítimas vulneráveis de um sistema com falta de oportunidades. "Esses meninos encontram no tráfico por exemplo, uma forma de protagonizarem de alguma forma em sua vida. É próprio do adolescente com idade entre 12 e 18 anos querer se destacar. Se não tem oportunidade de fazer isso num esporte ou nos estudos, vão encontrar no tráfico o caminho", detalha o promotor.
InternaçõesNa Fundação Casa estão internados adolescentes que cometeram infrações como roubo, homicídio e tráfico de drogas. Existe dois tipos de internações, a provisória, com permanência máxima de 45 dias, enquanto aguardam o julgamento, e a permanente que pode variar de seis meses a três anos.

http://www.meon.com.br/noticias/regiao/reincidencia-atinge-13-nas-unidades-da-fundacao-casa-na-rmvale

Um comentário:

  1. Sem contar com os jovens que completam 18 anos e vão direto para os presidio. Temos que diminuir urgente este índice que é muito alto e preocupa muito e fazer a prevenção e trabalhar melhor os que cumpre medida socioeducativa.

    ResponderExcluir