terça-feira, 29 de abril de 2014

Rebelião na Fundação Casa termina com três feridos e fuga de 17 menores

Tumulto aconteceu na noite desta segunda-feira (28). Quatro agentes tentaram conter cerca de 60 menores de idade.



Menores da Fundação Casa de Mongaguá, no litoral de São Paulo, fizeram uma rebelião na noite desta segunda-feira (28). Os funcionários do local tentaram conter os menores mas não conseguiram. No primeiro momento, 16 menores tinham fugido. Após uma nova contagem, verificou-se que 17 internos conseguiram fugir e três agentes ficaram feridos.

O tumulto teve início quando os menores terminavam as atividades de lazer e iam para os quartos dormir. "A gente trancou uma sala, bateu o cadeado e então combinamos de começar a subir para o quarto, como é feito. A gente chamou o primeiro quarto, o 14. Dois adolescentes, de início, já pegaram e seguraram a porta, encostaram a porta para que nós não viéssemos a fechar", conta um dos agentes. "Fechamos os adolescentes dentro de uma sala de aula, conseguimos trancá-los. Conseguimos conter uma parte. Vimos que não dava, tivemos que correr para prevenir nossa vida", explica outro funcionário que prefere não se identificar.

Os menores agrediram os funcionários, queimaram colchões e cobertores e destruíram algumas áreas da unidade. "A gente estava em menor número, um déficit muito grande de funcionários, com quatro para conter 60. Como a gente viu que não ia conseguir, a gente saiu e eles ficaram e começaram a destruir tudo", relata um dos agentes. "Os que sairam de primeira começaram a pegar cadeiras e arremessaram principalmente em mim e nos outros que se encontravam no momento. Cabos de vassoura, acabaram deferindo golpes nas nossas costas. No momento, estávamos rodeados de adolescentes", fala outro funcionário.
Funcionários ficaram machucados (Foto: Reprodução/TV Tribuna) 
Funcionários ficaram machucados
(Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Os menores utilizaram objetos de ferro para abrir uma parede que dá acesso ao pátio. Eles pularam o muro e a grade da instituição. Ao todo, 17 internos conseguiram fugir. Um deles ia descer da grade quando os policiais chegaram no local. Ele acabou se machucando na cerca e foi socorrido por uma ambulância.

Os policiais militares cercaram toda a área em volta da Fundação Casa mas não encontraram ninguém. Os funcionários disseram que os próprios agentes conseguiram evitar uma fuga ainda maior. Os profissionais de outras unidades da Fundação Casa foram até Mongaguá para ajudar a controlar a situação.

Três funcionários machucados receberam atendimento na ambulância no Serviço de Atendimento Médico de Urgência. Um deles ficou com um corte na orelha e outros dois ficaram com várias marcas espalhadas pelo corpo. Os três funcionários e o menor machucado foram levados para o Pronto Socorro de Agenor de Campos e depois foram liberados. Durante a noite, os funcionários ainda fizeram a revista e contagem dos menores.

Em nota, a Fundação Casa disse que a Corregedoria Geral instaurou sindicância para apurar a fuga dos adolescentes que cumpriam medida socioeducativa. A PM foi acionada para realizar buscas pelos adolescentes na região. Caso sejam recapturados, uma Comissão de Avaliação Disciplinar (CAD) irá analisar as sanções disciplinares a serem aplicadas. A comissão é formada por servidores de várias áreas do próprio centro socioeducativo. O Judiciário e os familiares dos jovens já foram informados da ocorrência.
A Fundação Casa ainda disse que o centro tem capacidade para 64 adolescentes e no momento da fuga abrigava 63 jovens. O quadro de funcionários no momento da ocorrência estava completo. Fundação Casa disse que não divulga o número total de servidores por motivo de segurança.

http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/04/rebeliao-na-fundacao-casa-termina-com-tres-feridos-e-fuga-de-16-menores.html

5 comentários:

  1. Isto e brasil uma vergonha

    ResponderExcluir
  2. OLA BOM DIA? EU VENHO AQUI DESABAFAR NOS REABILITADO FAMOS TIRADO E BIOCOTADOS DA LISTA DAS EXTRAS NA SEGURANÇA DAS CASAS BELEM, VILA GUILHERME, SAO PAULO E BELA VISTA PELO SENHOR SERGIO DE OLIVEIRA RE: 9.9118-1 E PELA SUPERVISORA ROSANGELA FERREIRA CLARO RE: 23.222-1 E PELOS DIRETORES DAS UNIDADES. NOS REABILITADOS NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA NOS NA FUNDAÇÃO CASA SAMOS UM LIXO LARGADO NO CANTO DA SALA E QUANDO TEM SALA PORQUE MUITOS NEM SALA PARA TRABALHA TEM ELES FICA JOGADO FORA DA UNIDADES ELES DAO QUALQUER SALINHA PRA ELES FICAR COMO UM BICHO, OS CACHOROS QUE TEM NA FUNDAÇÃO CASA ELES SAO MAIS BEM TRATADOS DOQUE OS FUNCIONARIOS REABILITADOS NOS NAO TEM LOCAL DE TRABALHO DIGNO, NOS NAO SOBE MAIS DE LETRAS NAO PODEMOS FAZER TRANSFERENCIA NOS NA VERDADE NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA DENTRO DA FUNDAÇÃO CASA. O SINDICATO TAMBEM NAO FAZ NADA POR NOS REABILITADO NOS ESTAMOS LARGADO COMO UM LIXO SEM RECICLAGEM NA FUNDAÇÃO CASA.

    ResponderExcluir
  3. OLA BOM DIA? EU VENHO AQUI DESABAFAR NOS REABILITADO FAMOS TIRADO E BIOCOTADOS DA LISTA DAS EXTRAS NA SEGURANÇA DAS CASAS BELEM, VILA GUILHERME, SAO PAULO E BELA VISTA PELO SENHOR SERGIO DE OLIVEIRA RE: 9.9118-1 E PELA SUPERVISORA ROSANGELA FERREIRA CLARO RE: 23.222-1 E PELOS DIRETORES DAS UNIDADES. NOS REABILITADOS NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA NOS NA FUNDAÇÃO CASA SAMOS UM LIXO LARGADO NO CANTO DA SALA E QUANDO TEM SALA PORQUE MUITOS NEM SALA PARA TRABALHA TEM ELES FICA JOGADO FORA DA UNIDADES ELES DAO QUALQUER SALINHA PRA ELES FICAR COMO UM BICHO, OS CACHOROS QUE TEM NA FUNDAÇÃO CASA ELES SAO MAIS BEM TRATADOS DOQUE OS FUNCIONARIOS REABILITADOS NOS NAO TEM LOCAL DE TRABALHO DIGNO, NOS NAO SOBE MAIS DE LETRAS NAO PODEMOS FAZER TRANSFERENCIA NOS NA VERDADE NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA DENTRO DA FUNDAÇÃO CASA. O SINDICATO TAMBEM NAO FAZ NADA POR NOS REABILITADO NOS ESTAMOS LARGADO COMO UM LIXO SEM RECICLAGEM NA FUNDAÇÃO CASA.

    ResponderExcluir
  4. OLA BOM DIA? EU VENHO AQUI DESABAFAR NOS REABILITADO FAMOS TIRADO E BIOCOTADOS DA LISTA DAS EXTRAS NA SEGURANÇA DAS CASAS BELEM, VILA GUILHERME, SAO PAULO E BELA VISTA PELO SENHOR SERGIO DE OLIVEIRA RE: 9.9118-1 E PELA SUPERVISORA ROSANGELA FERREIRA CLARO RE: 23.222-1 E PELOS DIRETORES DAS UNIDADES. NOS REABILITADOS NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA NOS NA FUNDAÇÃO CASA SAMOS UM LIXO LARGADO NO CANTO DA SALA E QUANDO TEM SALA PORQUE MUITOS NEM SALA PARA TRABALHA TEM ELES FICA JOGADO FORA DA UNIDADES ELES DAO QUALQUER SALINHA PRA ELES FICAR COMO UM BICHO, OS CACHOROS QUE TEM NA FUNDAÇÃO CASA ELES SAO MAIS BEM TRATADOS DOQUE OS FUNCIONARIOS REABILITADOS NOS NAO TEM LOCAL DE TRABALHO DIGNO, NOS NAO SOBE MAIS DE LETRAS NAO PODEMOS FAZER TRANSFERENCIA NOS NA VERDADE NAO PODEMOS FAZER MAIS NADA DENTRO DA FUNDAÇÃO CASA. O SINDICATO TAMBEM NAO FAZ NADA POR NOS REABILITADO NOS ESTAMOS LARGADO COMO UM LIXO SEM RECICLAGEM NA FUNDAÇÃO CASA.

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA, EU VENHO AQUI DESABAFAR SOBRE AS ATITUDES QUE DO SENHOR SERGIO DE OLIVEIRA RE: 9.918-1 DIRETOR DA DRM-V COM A SENHORA SUPERVISORA ROSANGELA FERREIRA CLARO RE: 23.222-1 E OS DIRETORES DAS UNIDADES, ELES POR CONTA PROPRIA RESOLVEU TIRA OS REABILITADOS DAS HORAS EXTRAS NAS PORTARIAS DAS UNIDADES DAS CASAS BELEM, VILA GUILHERME, SAO PAULO E BELA VISTA, NOS REABILITADOS ESTAVA NA LISTA PARA FAZER SEGURANÇA NAS PORTARIAS PELO FATO DA EMPRESADE SEGURANÇA TER DEIXADO OS POSTOS POR FALTA DE PAGAMENTO E FALENCIA DA EMPRESA ATLANTICO SUL, ONTEM SAIU A NOVA LISTA COM OS NOMES DOS FUNCIONARIOS PARA FAZER AS EXTRAS NAS PORTARIA O NOMES DOS REABILITADOS FORA RETIRADO DA LISTA O SENHOR SERGIO DE OLIVEIRA RE: 9,918-1 COM A SENHORA ROSANGELA FERREIRA CLARO RE: 23,222-1 E OS DIRETORES ENTRARAO EM ACORDO PARA TIRA NOS REABILITADOS DAS HORAS EXTRAS NAS PORTARIAS DAS UNIDADES BELEM, SAO PAULO, VILA GUILHERME E BELA VISTA SEM TER NEM UMA JUSTIFICATIVA ELES FALOU QUE FOI ORDEM DA BERENICE MARIA GIANNELLA, ANA CLAUDIA E MARILI, MAIS NA VERDADE ELAS NEM SABE DISSO ELES FAZ AS COISAS E COLOCA A CULPA NA DIRETORIA DA SEDE MUITAS COISAS SAO FEITAS SEM O CONHECIMENTO DA SENHORA BERENICE MARIA GIANNELLA. EU QUERO QUE VOCES DA OUVIDORIA DA FUNDAÇAÕA CASA, OUVIDORIA DA JUSTIÇA E OUVIDORIA DO MPSP TOMASE UMA PROVIDENCIA O MAIS RAPIDO POSIVEL, NOS REABILITADOS SAMOS TRATADOS COMO LIXO QUE DEIXA NOS CANTOS DA SALA TODOS PASSA E NEM OLHA E NEM NOS ENCHERGA SE NOS ESTAMOS REABILITADOS HOJE FOI POR SEGUELAS DAS REBELIOES DO PASSADO, HOJE NEM FAZER HORAS EXTRAS NAS PORTARIAS DAS UNIDADES BELEM, VILA GUILHERME, SAO PAULO E BELA VISTA QUE NAO TEM MAIS VIGILANTE PARA FAZER O SERVIÇO.

    ResponderExcluir