sexta-feira, 21 de março de 2014

Fundação casa Franca: ‘Tumulto generalizado pode acontecer logo’

O diretor de negociações coletivas do Sitraemfa, sindicato responsável por representar os agentes de segurança da Fundação Casa, confirmou em entrevista, na noite de ontem, que a unidade local vive um clima de princípio de rebelião. 

A informação surgiu em denúncia publicada ontem pelo Comércio da Franca. “Os relatos dos funcionários apontam para isso mesmo: um tumulto generalizado que pode acontecer logo, logo.” 

‘Tumulto generalizado pode acontecer logo’
Josimar Oliveir, diretor do
Sindicato da categoria,
Ele também confirmou que 15 agentes locais respondem a processos administrativos instaurados pela Corregedoria, mas nega que o motivo seja o vínculo dos mesmos com qualquer facção criminosa. “O grupo de funcionários com quem conversei na reunião de hoje (quinta-feira), acha inviável o comentário que foi feito a respeito do processo de investigação. O que sabemos é que esses 15 funcionários estão com processos administrativos abertos, mas não há nada declarando que isso seja por envolvimento com facções.”

O principal motivo para o “descontrole” dentro da unidade, segundo o diretor, seria a divergência de diretrizes que ocorre devido a gestão compartilhada. O modelo coloca as decisões do centro sob gerenciamento de seus mantenedores, ou seja, a Fundação Casa e Pastoral do Menor. “O fator que mais incomoda os funcionários daqui é o gerenciamento. Eles acham que a ONG faz uma coisa, a gestão faz outra e não há um direcionamento. Esperamos que isso se resolva para que não acabe em um problema pior, porque um tumulto é um problema bem grave”, disse sem mensurar que divergências seriam essas.

Sobre as denúncias de conflitos e agressões, registradas em Boletins de Ocorrência na Polícia Civil, Josimar afirmou ser um assunto relatado pelos funcionários ao Sindicato na oportunidade desta visita.

Em nota, a assessoria de imprensa da Fundação Casa negou as denúncias publicadas pelo Comércio, afirmando que as agressões e conflitos ocorridos na unidade são “casos pontuais” e que “repudia qualquer tipo de violência”.

O promotor da Infância e Juventude, Augusto Arruda Neto, disse não estar ciente das denúncias, mas que abordará a questão durante uma visita programada para hoje na Fundação Casa.

2 COMENTÁRIOS

  1. 1 pessoa gostouGostei
    O modelo adotado para administrar em Franca a Fundação Casa não é bom. O ideal seria se romper o convênio com a Igreja e tudo ser gerenciado por funcionários da Fundação. A ONG é amiga e protetora dos menores, o que faz com que os infratores fiquem encorajados a enfrentar os agentes.
  2. 1 pessoa gostouGostei
    MEUS CAROS SENHORES QUE TEM O DEVER LEGAL DE INTERFERIREM NESTA FUNDAÇAO, E TENTAR DE UMA FORMA SALUTAR INTERMEDIAR E SOLUCIONAR OS POSSIVEIS FOCO DE DISCORDIAS OU DE MAL ENTENDIMENTOS ENTRE FUNCIONARIOS DA FUNDAÇAO, DA ONG E DOS INTERNOS, AO MEU VER, TUDO ISSO ESTA RELACIONADO DE DESAVENCIAS ENTRE FUNCIONARIOS PUBLICOS DA FUNDAÇAO VERSOS OS DA ONG, UMA VEZ OS DA ONG SE ACHAM NO DIREITO DE MANDAREM, E OS DA FUNDAÇAO NAO CONCORDAM EM SER MANDADOS POR PESSOAS QUE NEM PERTENCE AO SEUS QUADROS, E COM ISSO VIVEM SE PEGANDO, E OS DA ONG VIVEM FAZENDO PICUINHAS DE LEVA E TRAZ , CAGUETANDO QUALQUER COISA, ALGO QUE PODIA SER RESOLVIDOS ENTRES OS FUNCIONARIOS, E ISSO PARA A ADIMINISTRAÇAO E BOM, POIS O LOCAL ESTA CHEIO DE FALSOS CHEFES (CAGUETAS), TIRA ESTA ONG, E PASSA O SISTEMA DESTA FUNDAÇAO DE FRANCA PARA PLENA, OU SEJA, NOS MESMOS MOLDES DAS DEAMAIS EXISTENTES NO ESTADO QUE NAO TEM ESTE TIPO DE POBLEMAS, PELO AO MENOS ESTES QUE ESTAO ACONTECENDO EM FRANCA, E PRONTO.

http://www.gcn.net.br/noticia/245047/franca/2014/03/tumulto-generalizado-pode-acontecer-logo

3 comentários:

  1. O que acontece em gestão compartilhada?
    É que os "convênios,"passam a mão na cabeça dos adolescentes, ou seja não fiscalizam se os adolescentes cumprem normas e regras e nem cobram posturas dos internos só querem ver os adolescentes depois que tomaram banho, dormiram, alimentaram-se,fizeram as devidas limpezas, já arrumaram a cama, etc. e tal, ai eles entram com a parte pedagógica e as etapas assistencialistas que da até nojo. O restante da rotina ficam para os agentes do pátio que são os quebra galhos da Fundação e quando se acha erro toma P,A, . O jeito é fazer greve e rever essas atribuições afinal a medida é responsabilidade de todos não é?

    ResponderExcluir
  2. TENHO MUITO RESPEITO POR ONGs. MAIS PARA COMPARTILHAR COM A FUNDAÇÃO CASA TEM QUE TER PESSOAS COM EXPERIÊNCIA E COMPROMETIMENTO ,NO INICIO TUDO É MARAVILHA DEPOIS COMEÇAM A ENTRAR EM SETORES QUE NÃO DIZ RESPEITO A ONG QUE É PARTE DA SEGURANÇA.FOI O QUE ACONTECEU EM BATATAIS ONDE A ONG(GERENTE) COMEÇOU A ENTRAR NA PARTE DA SEGURANÇA E ARTICULAR CONTRA O GESTOR(DIRETOR) DA FUNDAÇÃO E COMO O DIRETOR ERA UM PESSOA RESPEITADA NA CIDADE E EXPERIENTE PEDIU A SAIDA DO GERENTE E O PRESIDENTE DA ONG NÃO ACEITOU DIZENDO QUE SE ELE SAIR TIRO A ONG E FOI O QUE ACONTECEU VIROU PLENA, MAIS LOGO EM SEGUIDA O DIRETOR REGIONAL DEMITIU O SEU GESTOR(DIRETOR) PERDENDO UM GRANDE PROFISSIONAL QUE FEZ UM OTÍMO TRABALHO EM BATATAIS. HJ É UMA UNIDADE PLENA MAIS TENHO CERTEZA DE UMA COISA QUEM PERDEU FORAM OS ADOLESCENTES PORQUE O RECURSO QUE A ONG RECEBE DA PARA FAZER UM GRANDE TRABALHO COM QUALIDADE COMO EX(ROUPAS,ALIMENTAÇÃO,CURSOS,TRANSPORTES,SAÚDE E DENTISTA.)ETC.A FUNDAÇÃO TEM QUE REVER MUITAS COISA PARA MELHORAR AINDA MAIS O OBJETIVO DE VOLTAR ESTES ADOLESCENTES PARA SOCIEDADE.POR FAVOR OLHE POR NÓS AQUI DE FRANCA E QUEREMOS UMA UNIDADE PLENA COMO BATATAIS,RIBEIRÃO,SERTÃOZINHO,ETC.

    ResponderExcluir
  3. AJUDA ESSAS PESSOAS VOCÊS DRa. BERENICE E MARIA ELI QUE TEM O PODER NAS MÃOS E PARA QUE NÃO JULGUEM AS PESSOAS ERRADAS COMO ACONTECEU EM BATATAIS.DEPOIS QUE O DIRETOR PEDIU PARA TROCAR O GERENTE DA ONG.ONDE ELE ESTA ARTICULANDO CONTRA A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO VIROU UM INFERNO PARA TRABALHAR E A LUTA O DIRETOR CUSTOU O CARGO DELE NÃO TENDO APOIO NEM DO DIRETOR REGIONAL QUE ESTAVA CIENTE DO PROBLEMA QUE ESTAVA ACONTECENDO.NÃO VAMOS DEIXAR ACONTECER ISTO EM FRANCA DE TIRAR A DIREÇÃO E MANTER A ONG. SOCORRO NOS AJUDE A TIRAR A ONG.FUNCIONÁRIOS COM COMPROMETIMENTO NO TRABALHO.

    ResponderExcluir